Ponte JK
Um dos monumentos mais fotografados de Brasília, a Ponte JK – ou Ponte Juscelino Kubitschek – é parada obrigatória para o turista que visita a capital. E não é para menos! Os três arcos que atravessam o Lago Paranoá atraem olhares pelo design, arquitetura e grandiosidade da construção. Inaugurada em 2002, a Ponte JK tem projeto do arquiteto Alexandre Chan e custou mais de R$ 200 milhões, fazendo agora parte da paisagem da Capital Federal.
Está programando uma viagem? Confira nossas dicas de hotéis em Brasília e as melhores regiões para a sua hospedagem na cidade.
A Ponte JK, também conhecida como Terceira Ponte, conecta o centro de Brasília às regiões do Lago Sul, Paranoá e São Sebastião. Atravessar a Ponte JK a pé é um belo passeio para apreciar a arquitetura da obra e também a vista do Lago Paranoá. O trajeto, com total de 1.200 metros de extensão, é bem fácil de ser percorrido e vale a caminhada.
Outra ótima maneira de curtir a Ponte JK é fazer um passeio de barco ou lancha pelo Lago Paranoá. As embarcações costumam partir do Pontão do Lago Sul e fazem passeios de 1h. Boa pedida também é alugar uma prancha de SUP ou um caiaque para remar até o local. Aos pés da ponte, há diversas lojas que oferecem o serviço. Você poderá alugar o equipamento por hora e assim curtir o tempo que desejar.
Se quiser apreciar o visual da Ponte Juscelino Kubitschek sem muito esforço, a pedida é sentar-se em um dos bares e restaurantes da orla do Lago Paranoá. O entardecer é belíssimo e rende um dos melhores momentos para quem está visitando Brasília. Vale dizer que o CCBB Brasília e o Clube de Golfe, vizinhos à Ponte JK, também rendem um lindo visual para a ponte, assim como o Pontão do Lago Sul.
Confira mais detalhes sobre o passeio de barco e o tour panorâmico que passam pela Ponte JK.
Restaurantes com vista para a Ponte JK
Há diversas opções em Brasília de restaurante com vista para a Ponte JK e vale aproveitar alguns deles durante a sua viagem. Os restaurantes mais próximos e com lindo visual para a ponte são o Mangai, com um enorme buffet de comidas nordestinas; o Nau, com excelentes pratos e os mais diversos preparos de frutos do mar; o Mormaii Surf Bar, com clima descontraído e boa variedade de comidinhas leves; a Avenida JK Forneria, com pizzas e massas; e o Santé Lago Restaurante, com opções de pratos mais refinados. Você encontrará ainda alguns bares e quiosques para um petisco ou drink ao pôr do sol.
Vale dizer que a partir do Pontão do Lago Sul também é possível apreciar a Ponte JK. Mesmo que um pouquinho mais distante, ela segue com visual maravilhoso.
Hotéis próximos à Ponte JK
Para quem busca hotéis próximos à Ponte JK, a indicação é hospedar-se à beira do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte (SHTN). A região é muito tranquila e próxima ao Palácio da Alvorada, porém o acesso ao Plano Piloto é mais complicado, o que torna o carro fundamental para a locomoção. A vantagem é a oferta de ótimos hotéis à beira-lago, entre eles o Royal Tulip Brasília Alvorada, que tem uma piscina maravilhosa e uma boa dose de luxo; e ainda o Brasília Palace Hotel, uma hospedagem histórica em um edifício projetado por Oscar Niemeyer.
Confira mais dicas de onde ficar em Brasília.
Royal Tulip. Foto: Booking.com
Como chegar à Ponte JK
O transporte público para a Ponte JK é bastante limitando, sendo a melhor opção o trajeto de Uber ou carro até lá. Há ampla oferta de vagas de estacionamento e não será difícil fazer uma paradinha para registrar a ponte ou curtir o lugar com calma.
Quando visitar a Ponte Juscelino Kubitschek
A Ponte JK é aberta 24h para a passagem de carros e pedestres. Para curtir o ambiente que cerca a ponte, boas pedidas são o início da manhã, quando é perfeito para um passeio de SUP e caiaque; o horário do almoço e o pôr do sol, para aproveitar o visual; e ainda ao anoitecer, para um bom drink com vista para a Ponte JK iluminada.
Confira aqui os 5 hotéis em Brasília mais reservados por nossos leitores:
Ponte JK
Ponte JKBrasília
Brasília