Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes é um dos espaços públicos mais importantes de Brasília e uma das visitas imperdíveis para quem está na cidade. Idealizada pelo urbanista Lúcio Costa, a praça foi projetada para que os poderes da república não sobressaíssem um sobre o outro, garantindo que sejam sempre harmônicos e independentes. Com isso, todos têm o mesmo peso, tendo sido planejados com igual grandiosidade pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, com a capital Brasília, a Praça dos Três Poderes já foi palco de incontáveis eventos históricos, incluindo posses presidenciais e grandes manifestações populares. É um lugar que celebra a democracia brasileira e o equilíbrio entre os poderes, sem deixar de ser o espaço do povo.
Visitar a Praça dos Três Poderes ajuda a ter a dimensão da importância de Brasília como capital do Brasil e também como ícone da arquitetura e Patrimônio Mundial da Humanidade. A amplitude espacial, a ausência de árvores e a predominância de concreto tornam a Praça dos Três Poderes um espaço único. Aproveite o passeio para conhecer cada um dos detalhes da obra e reserve algumas horas para a visita aos diversos monumentos.
É importante dizer que a Praça dos Três Poderes é um ambiente vivo e pulsante, onde cada dia reserva uma nova surpresa. Conhecer o local ajuda a entender a história de Brasília e também do Brasil.
O que ver na Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes abriga diversos monumentos, atrativos e pontos turísticos de Brasília, a começar pela sede dos poderes da República. Na Praça dos Três Poderes estão situados o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo; o Congresso Nacional, casa do Legislativo e formado pela Câmara e Senado; além do Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário. A tarefa de projetar os edifícios dos três poderes ficou a cargo do arquiteto Oscar Niemeyer, que garantiu a cada um deles obras de beleza impressionante.
Vale destacar que os edifícios principais da Praça dos Três Poderes são abertos à visitação, seguindo regras específicas. Caso queira conhecê-los internamente, organize-se com antecedência para garantir a vaga. O Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal têm acesso mais tranquilo e não exigem agendamento com muitos dias de antecedência. Já o Palácio do Planalto tem visitação bastante restrita, sendo necessário o agendamento meses de antes da visita.
Além do Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes será possível visitar outras obras de Oscar Niemeyer, a começar pelo Museu Histórico de Brasília (ou Museu da Cidade), um pequeno espaço que conta a luta para transferir a capital do Brasil para a nova sede. Do lado oposto, o Panteão da Pátria homenageia os heróis nacionais: no interior, um enorme vitral se contrapõe às pinturas que relatam atos heróicos. Ao lado, a Pira da Pátria está permanentemente acesa, lembrando que a democracia nunca deve se apagar.
No subsolo do centro da Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa faz homenagem ao urbanista que projetou a nova capital. No local, uma enorme maquete reproduz o Plano Piloto e painéis mostram parte do projeto original da construção. É uma visita bem interessante e que possibilita conhecer um pouco mais sobre os planos para a construção de Brasília.
Já ao fundo da Praça dos Três Poderes, atrás do Panteão, as homenagens ficam por conta do Espaço Israel Pinheiro, homenagem ao primeiro presidente da Novacap - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil; e do Espaço Oscar Niemeyer, que homenageia o grande arquiteto responsável pelos monumentos mais icônicos da cidade. Os edifícios, projetos por Niemeyer, são bem pequenos e não oferecem muitos atrativos.
Um dos disputados espaços da Praça dos Três Poderes á a Casa de Chá. O pequeno edifício, localizado estrategicamente em meio à praça e com vista para os três poderes, foi recentemente reinaugurado e conta com delicioso cardápio para quem deseja tomar um café com a melhor vista da cidade. O horário do pôr do sol é espetacular, mas vale o lanchinho a qualquer hora do dia.
Esculturas e outros mobiliários localizados na Praça dos Três Poderes ajudam a contar a história de Brasília. A obra Os Dois Candangos, de autoria de Bruno Giorgi, é um dos maiores símbolos da cidade e representa os trabalhadores que a construíram. Outro ícone da praça é estátua nomeada A Justiça, de autoria de Alfredo Ceschiatti, localizada de frente para o Supremo Tribunal Federal.
Mais imponente do que qualquer outra obra, o Pavilhão Nacional - ou Badeirão - guarda toda a área da Praça dos Três Poderes. Com 280m² de tamanho, do alto de um mastro 100 metros de altura, ela é a grande estrela do local. No primeiro domingo de cada mês uma cerimônia oficial é organizada para a troca da bandeira. O evento atrai centenas de pessoas e sempre é executado por uma das Forças Armadas.
Um pouco menos elegante que todo o resto da Praça dos Três Poderes, você certamente não deixará de reparar em uma obra que lembra um pregador gigante. O fato é que, atendendo a um pedido da primeira-dama Eloá Quadros, Niemeyer projetou (a contragosto) um pombal para o local. A obra cumpre a função e, de fato, atrai um grande número de pombos para a região.
Passeios para a Praça dos Três Poderes
Você poderá conhecer a Praça dos Três Poderes por conta própria, mas um tour guiado pode ser ótima pedida para entender a história do local. Confira algumas opções de tours que passam pela Praça dos Três Poderes.
Veja mais opções de tours em Brasília.
Quando ir à Praça dos Três Poderes
Se está nos seus planos visitar a Praça dos Três Poderes, nossa dica é ir ao final da tarde, quando o pôr do sol rende espetáculos incríveis. Aproveite a Casa de Chá e curta o momento com calma. O entardecer é mesmo deslumbrante. Outro horário que rende belas fotos é o início da noite, quando o céu ainda não está 100% escuro, mas os prédios e monumentos já estão iluminados.
Como chegar à Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes marca o centro de Brasília e a ponta sul da Esplanada dos Ministérios, sendo fácil o acesso de carro, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé (caso você já esteja passeando pela região). Para quem vai de carro, o melhor local para estacionar é no Supremo Tribunal Federal, que conta com muitas vagas permitidas ao público geral; ou ainda nos fundos da praça, aos pés do Panteão.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Brasília
- Cullinan Hplus Premium
- Royal Tulip Brasília Alvorada
- Lets Idea Brasília Hotel
- Athos Bulcão Hplus Executive
- St Paul Plaza Hotel
Praça dos Três Poderes
BrasíliaBrasília