Praia de José Menino
A Praia de José Menino é a última praia de Santos antes de São Vicente. Fica em torno do Canal 1, junto ao Quebra-Mar, que é uma área de lazer completamente revitalizada à beira-mar. Não deixe de visitar esse lugar quando for para José Menino, tem uma das vistas mais incríveis da região.
A praia em si não se diferencia tanto do restante da orla de Santos, que é uma enseada longa voltada ao mar aberto, com larga faixa de areia e calçadão com jardim e equipamentos públicos por toda extensão. Mas atente que ali o mar tende a ser mais revolto, especialmente junto às pedras do Quebra-Mar.
O mar estava visivelmente mexido quando eu visitei, tinha até uns pontos com água marrom, e foi o único ponto em que vi salva-vidas durante a semana (fui fora de temporada). Surfistas adoram as ondas fortes do José Menino — mas apenas os mais experientes, viu? A região junto às pedras pode ser muito perigosa.

De qualquer forma, eu não entraria no mar por causa da poluição: costuma figurar entre as praias impróprias nos relatórios da Cetesb, a Companhia Ambiental de São Paulo. Dificilmente alguma praia santista se safa nessas avaliações.
Praia de José Menino: estrutura
Além das barracas de comida na faixa de areia, você encontra quiosques bem convidativos junto ao Canal 1, inclusive um da cervejaria Burgman, que é um clássico da Baixada Santista. O belo jardim de orla de Santos termina ali na José Menino, são mais de 5km de paisagismo junto ao calçadão.
E é esse bairro que fica o Orquidário de Santos, com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, era, à época, o maior parque do gênero, ao ar livre, do mundo e mantém-se como o segundo equipamento público em visitação na cidade, atrás apenas do Aquário. O ingresso custava R$ 10 em 2025.
A praia tem cancha de futevôlei e muita gente praticando atividades físicas. Possui equipamentos de exercícios e até chuveiro à beira-mar. No Quebra-Mar, há pista de skate, de pump track (circuito de lombadas para ciclistas), quadra de basquete e banheiros públicos. Para a criançada, tem playground e uma fonte interativa com jatos que brotam do chão — os baixinhos adoram passar correndo.
O monumento vermelho que fica na ponta do Quebra-Mar é uma escultura de Tomie Ohtake, uma homenagem ao centenário de imigração japonesa no Brasil.
Como em toda orla de Santos, a praia é cercada por uma fileira de edifícios residenciais altos. O bairro tem alguns restaurantes e bares, mas não tantos quanto a vizinha Praia do Gonzaga, que tem dois shoppings. Não há hotéis importantes na Praia de José Menino, mas dá para encontrar apartamentos para locação por dia ou temporada. Ou então ficar na vizinha Gonzaga, que fica do ladinho.
Ah, tem algumas pessoas que consideram a área entre o Canal 1 e 2 uma outra praia, Praia do Pompéia. Mas não é consenso.
Seguem algumas sugestões de hotéis na Praia do Gonzaga:
Fotos da Praia de José Menino e Quebra-Mar
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.