Praia de Santos
A Praia de Santos é um lugar cheio de vida em qualquer época do ano, com muita gente praticando exercícios, tomando um coco nos quiosques — quem sabe uma cervejinha — ou simplesmente curtindo o belíssimo jardim de orla, que é o cartão-postal da cidade. Você está ligado que ele entrou para o Guinness World Records, como o maior jardim frontal de praia do mundo?
Santos tem uma orla contínua de 5,5km, que começa na região próxima à entrada do Porto de Santos e vai até o Quebra-Mar, um complexo de lazer revitalizado no limite com São Vicente. O paisagismo que rendeu o recorde à cidade se estende ao longo de toda ela. A faixa de areia é larga, com muitas barracas de comida e canchas de beach tennis ou futevôlei, alguns coqueiros também. A praia é voltada ao mar aberto e tem ondas tem ondas — normalmente, moderadas.
A praia de Santos recebe sete diferentes denominações ao longo dessa larga baía, normalmente entre os canais que desaguam no mar. Pouca coisa muda na orla, é provável que você nem repare que atravessou de uma a outra. Mesmo assim, os santistas têm sua praia favorita, seja por um quiosque específico, por ser um pouco mais tranquila, por ficar mais perto do comércio, ou o motivo que for.
Mas atente à questão da poluição: dificilmente algum dos pontos se safa nos relatórios da Cetesb, a Companhia Ambiental de São Paulo. O recomendado é conferir antes o relatório de balneabilidade atualizado, neste link. Também vale ficar atento à possibilidade de furtos e roubos, isso em toda a Baixada Santista.
As praias de Santos: quais são e no que se diferenciam
- Praia do José Menino/Pompéia: Extremo oeste da orla, na divisa com São Vicente, frequentada por surfistas experientes. É onde fica o Quebra-Mar.
- Praia do Gonzaga: a praia mais central e movimentada de Santos, bairro com muitos hotéis, restaurantes e shoppings.
- Praia do Boqueirão: ampla orla, bem movimentada, com feirinha de artesanato e atrações como a Pinacoteca.
- Praia do Embaré: Próxima ao centro e bastante frequentada, com várias opções de quiosques. O bairro é um dos mais populares à noite, porque tem vários bares.
- Praia de Aparecida: Um trecho mais tranquilo e familiar, onde se localiza o hotel Sheraton.
- Ponta da Praia: trecho pequeno de praia antes da barreira sobre o mar, com um convidativo calçadão elevado, popular no pôr do sol. É onde fica o Aquário de Santos.
Praia de José Menino/Pompéia
A Praia de José Menino é a última praia de Santos antes de São Vicente. Fica em torno do Canal 1, junto ao Quebra-Mar, que é uma área de lazer completamente revitalizada à beira-mar. Não deixe de visitar esse lugar quando for para José Menino, tem uma das vistas mais incríveis da região.
Atente que ali o mar tende a ser mais revolto, especialmente junto às pedras do Quebra-Mar. O mar estava visivelmente mexido quando eu visitei, tinha até uns pontos com água marrom. Surfistas adoram as ondas fortes do José Menino — mas apenas os mais experientes, viu? Além das barracas de comida na faixa de areia, você encontra quiosques bem convidativos junto ao Canal 1, inclusive um da cervejaria Burgman, que é um clássico da Baixada Santista.

Tem algumas pessoas que consideram a área entre o Canal 1 e 2 uma outra praia, Praia do Pompéia, mas não é consenso então juntei ambas aqui hehe. A praia tem cancha de futevôlei, equipamentos de exercícios e até chuveiro à beira-mar. No Quebra-Mar, há pista de skate, de pump track (circuito de lombadas para ciclistas), quadra de basquete e banheiros públicos. Para a criançada, tem playground e uma fonte interativa com jatos que brotam do chão — os baixinhos adoram passar correndo.
O bairro é bem residencial, e é onde fica o Orquidário de Santos, com cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores. Inaugurado em 1945, era, à época, o maior parque do gênero do mundo. Mantém-se como o segundo equipamento público em visitação na cidade, atrás apenas do Aquário. Custava R$ 10 o ingresso em 2025.
Praia do Gonzaga
A Praia do Gonzaga é a mais central de Santos, tem shoppings, cinemas, restaurantes e a maior concentração de hotéis da cidade. Localizada entre os canais 2 e 3, tem aproximadamente 1km de extensão, com larga faixa de areia — como é o padrão em Santos — e é onde fica a icônica Praça das Bandeiras.
É uma praça pequena, mas muito bonita, com bandeiras de todos os Estados brasileiros. Trata-se de uma homenagem à participação da cidade na Revolução Constitucionalista de 1932: as bandeiras ficam hasteadas permanentemente, simbolizando a unidade nacional. No centro da praça está a fonte luminosa 9 de Julho, ornamentada com esculturas de anjos e peixes. Os 32 bicos de jatos podem esguichar água até 12 metros de altura, intercaladamente, nas cores azul, vermelho, verde e amarelo, compondo a tradicional coreografia da fonte.
Na beira da praia, você não deve ter dificuldade de encontrar barracas de comida, para fazer um lanche na areia mesmo. E junto ao Canal 2, há um Quiosque Burgman, um bom lugar para comer um hambúrguer, uma friturinha ou apenas tomar cerveja à beira-mar. Fica no limite com a Praia José Menino. Outra opção é subir a Avenida Ana Costa, tem alguns restaurantes entrando na R. Dr. Galeão Carvalhal também. Ainda dá para comer nos shoppings do bairro Gonzaga: tem o Parque Balneário, a meia quadra do mar, e o Miramar Shopping, a uma quadra.
É o local escolhido pela prefeitura para a realização de grandes eventos — quando eu visitei, ainda estava lá o palco onde ocorrera o show do Thiaguinho um dia antes, na faixa de areia mesmo. Também há uma concha acústica para pequenos shows no calçadão.
Praia do Boqueirão
A Praia do Boqueirão fica bem no meio da orla de Santos, é uma das mais tradicionais e movimentadas da cidade. Ela tem apenas 500 metros de extensão, entre a foz dos canais 3 e 4, mas conta com várias barracas de comida, quiosques e canchas de futevôlei — uma febre na cidade. E é onde fica a Pinacoteca Benedicto Calixto.
O que diferencia o trecho do Boqueirão no jardim de orla é a Praça do Boqueirão, que tem um espelho d'água, marquises curvas e calçamento com mosaicos inspirados no mar. O bairro que a cerca (também chamado de Boqueirão) tem edifícios altos e modernos. Tem padaria, Mc Donalds e alguns restaurantes. Não há hotéis importantes em Boqueirão, mas tem opção de apartamentos para locar.
Não é uma praia para quem quer fugir do agito. Durante a alta temporada, é comum que a faixa de areia fique cheia, com tantas barracas de comida e guarda-sóis. E durante o ano inteiro, você vai ver uma galera fazendo caminhada e praticando esportes nessa área. Tem equipamentos para exercícios na areia e chuveiros no calçadão.
Praia do Embaré
A Praia do Embaré é o trecho da orla entre o canal 4 e o canal 5, uma área bem movimentada. Tem vários quiosques por ali, vi até um com playground infantil próximo. O bairro é um dos mais populares à noite, porque tem vários bares. O Bar do Toninho, na Avenida Doutor Epitácio Pessoa, é uma tradição do happy hour.
Um dos grandes marcos do bairro é a Basílica de Santo Antônio do Embaré, que fica de frente para a praia. Você deve notá-la de longe em razão do estilo neogótico. A igreja foi inaugurada em 1945, sendo elevada pelo papa Pio XII, em 1952, à categoria de basílica. Sua origem remonta a uma pequena capela erguida em 1875 por Antônio Ferreira da Silva Jr., o Visconde do Embaré, e esposa, tendo sido entregue em 1913 aos frades franciscanos, que iniciaram a nova edificação em 1930.
Curiosidade para quem gosta de futebol: por um período, a família do Rei Pelé viveu na Avenida Almirante Cochrane.
Praia de Aparecida
A Praia de Aparecida fica entre o canal 5 e o canal 6, vizinha da Praia do Embaré e da Ponta da Praia. É considerada uma das áreas mais tranquilas da orla santista, e pode apresentar um mar mais calmo — nada garantido também. E lembre-se que, como as demais praias de Santos, pode não estar própria para banho.
O ambiente é descontraído e familiar, com espaço para caminhadas, bicicletas e patins no calçadão. Um ponto muito conhecido é a Fonte do Sapo, que atrai moradores e turistas, especialmente famílias com crianças.

Na região também estão o Praiamar Shopping, o maior centro comercial de Santos, e bem ao lado, o hotel Sheraton, que é o melhor da cidade. Eu fiquei lá um dia só e a experiência foi impecável, com destaque para a cama com colchão "Sheraton Signature Sleep Experience". A minha primeira reação foi achar o nome brega, mas admito que estou com dificuldade de lembrar de cama mais confortável. O banheiro era enorme e o chuveiro foi outro destaque, com vidro separando o box do quarto. Meu quarto tinha uma vista para a cidade e o porto, fiquei no 12° andar.
A piscina é coberta e climatizada. A academia é uma das melhores que já vi em hotel, com equipamentos variados, esteiras novas e até toalhinhas dentro do freezer pra ficarem geladinhas. Muito clean, ampla e refrigerada. O hotel também tem uma sala kids, não muito grande, mas colorida e convidativa, e uma sala com ping-pong e pebolim. O café da manhã é variado e muito gostoso. Veja os preços da hospedagem aqui.
Ponta da Praia
A praia é pequena, o cantinho da orla antes do porto, mas a região se destaca pelo passeio sobre barreiras de contenção do mar, com mosaicos de pedra no chão, parapeitos branquinhos e postes românticos. Não deixe de ir até esse calçadão elevado para assistir ao pôr do sol enquanto come um açaí nos quiosques locais. Foi um dos meus momentos favoritos da viagem à Baixada Santista, aquela hora que eu pensei: "olha, eu moraria em Santos".
Totalmente renovado, esse passeio conta com espaços de contemplação, letreiro de Santos e até uma fonte interativa, onde a criançada se refresca correndo entre jatos de água. Ela jorra água em seis períodos ao longo do dia, sempre de quarta a segunda. Também é da Ponta da Praia que saem passeios de barco que percorrem a orla de Santos, passam perto de praias de Guarujá e chegam a ingressar no porto. A gente fez e te conta como foi mais abaixo.

É uma região ótima para se hospedar em Santos, perto das praias, de pontos turísticos, e com várias opções de restaurantes. A gente ficou no Comfort Hotel Santos, um hotel 3 estrelas localizado a apenas um quarteirão do calçadão da Ponta da Praia. Tem opções de quartos bem espaçosos, piscina e bar na cobertura.
Além de um bom lugar para assistir à entrada de navios gigantescos no Porto do Santos, é um ponto de pesca mais popular do Santos. E se você for no Deck do Pescador, experimente a casquinha de siri que eles servem na pequena lanchonete da entrada. Também é nesse bairro que fica o Museu de Pesca, do Mar e Marítimo e o Mercado de Peixe de Santos. E quase ia esquecendo do Aquário de Santos: é um passeio baratinho e encantador para crianças.
Volte para a página inicial do guia de Santos
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.