Praia do Boqueirão
A Praia do Boqueirão fica bem no centro da orla de Santos, é uma das mais tradicionais e movimentadas da cidade. Ela tem apenas 500 metros de extensão, entre a foz dos canais 3 e 4, mas conta com várias barracas de comida, quiosques e canchas de futebol de areia — uma febre na cidade. E é onde fica a Pinacoteca Benedicto Calixto, na avenida beira-mar.

O calçadão e o paisagismo à beira-mar são um capricho e acompanham toda a orla de Santos — a cidade entrou no Guinness World Records pelo maior jardim de praia do mundo. O que diferencia o trecho do Boqueirão é a Praça do Boqueirão, que tem um espelho d'água, marquises curvas e calçamento com mosaicos inspirados no mar.

Boqueirão fica entre as praias de Embaré e Gonzaga. Você nem deve reparar quando termina uma e começa outra: Santos tem uma longa enseada sem morros ou qualquer acidente de relevo. A faixa de areia é bem larga, o mar é azul escuro e tem ondas — normalmente, moderadas. Mas não recomendo o mergulho por causa da poluição: costuma figurar entre as praias impróprias nos relatórios da Cetesb, a Companhia Ambiental de São Paulo. Mesmo assim, tem gente que entra.
Praia do Boqueirão: estrutura e curiosidades
O Boqueirão não é uma praia para quem quer fugir do agito. Durante a alta temporada, é comum que a faixa de areia fique cheia, com tantas barracas de comida e guarda-sóis. E durante o ano inteiro, você vai ver uma galera fazendo caminhada e praticando esportes nessa área. Tem equipamentos para exercícios na areia e chuveiros no calçadão.
O bairro que a cerca (também chamado de Boqueirão) é nobre, com edifícios altos e modernos. Tem padaria, Mc Donalds e alguns restaurantes — inclusive, um japonês que fiquei com vontade de conhecer, o Katsuya Sushi. Se quiser ir ao shopping, tem opções na Praia do Gonzaga e em Aparecida, não ficam longe. Não há hotéis importantes em Boqueirão, mas tem bastante opção de apartamentos para locar por dia.
Veja algumas sugestões de hotéis na praia vizinha, de Gonzaga:
Aos sábado, a praia recebe a Feira de Produtos Artísticos e Artesanais (Feirarte), com barracas com artesanato, bijuterias, roupas, sapatos, bolsas, artigos esotéricos e presentes em geral, além de praça de alimentação. Ocorre no Jardim da Praia do Boqueirão, em frente à Avenida Conselheiro Nébias, a partir das 16h.
Tem quiosques junto à ponte do canal 4, incluindo um Quiosque Burgman, de uma cervejaria bem famosa na Baixada Santista. Ali dá para sentar, comer um hambúrguer, um petisco, vendo as ondas quebrarem ou cuidando as crianças enquanto brincam no playground de madeira. Caminhando alguns metros em direção à praia de Embaré, tem outras operações gastronômicas à beira-mar.
Pena que o riacho que corre no canal é visivelmente poluído. A prefeitura construiu uma ponte no meio da faixa de areia para que as pessoas possam atravessar de uma praia para outra.
Uma curiosidade da orla do Boqueirão são os “prédios tortos”, na avenida à beira-mar mesmo. Muitos edifícios construídos no século XX acabaram com fundações instáveis e passaram a se inclinar com o tempo. Edifícios nessas condições não oferecem risco de segurança, segundo a prefeitura, e acabaram virando uma atração turística.
Fotos da Praia do Boqueirão - Santos
Volte para a página inicial do guia de Santos
Jéssica Weber
Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.