Praias de Punta Cana
Em Punta Cana, todos os olhos estão voltados para o mar. O trecho da costa da cidade é longo, tem 95 km de extensão, por isso os resorts ficam em frente a diferentes praias ao longo do litoral. Os nomes das praias variam ao longo da orla sem alterar suas característica principal: um mar azul-turquesa incrível, água cristalina e de temperatura agradável com muitos peixinhos. Aliás, mergulhar com snorkel, mesmo perto do hotel, é a certeza de ver diferentes espécies.
É importante atentar-se ao fato de que, em um litoral tão grande, as praias não são todas iguais; algumas têm ondas mais fortes do que outras. Muita gente pensa que o mar é sempre calminho e quase sem ondas em Punta Cana, mas a realidade não é bem assim. Quanto mais a leste da cidade e próximo ao aeroporto, mais calmo é o mar e mais próximo daquela imagem de praia caribenha você encontrará. Quanto mais distante do aeroporto, mais ondulações. A praia de Bávaro, por exemplo, tem o mar bem calmo, enquanto a região de Macau e do hotel Hard Rock, bem agitado.
Principais praias de Punta Cana
Antes de entender quais são as praias de Punta Cana, pode ser útil entender que Punta Cana está dividida em diferentes regiões: dentre elas as regiões de Cap Cana, Punta Cana, Cabeza de Toro, Bávaro, Uvero Alto e Macao. Por isso, ao longo dessas regiões, você encontrará praias de nomes homônimos aos das regiões e praias com nomes distintos. A região de Bávaro, por exemplo, tem praias como Bávaro, Bibijagua, Los Corales e El Cortecito.
Entre as praias de Punta Cana mais apreciadas pelos turistas estão as praias de Bávaro e sua vizinha Cabeza de Toro, que são praias de águas calmas. Cap Cana e a própria região de Punta Cana, claro, também são praias lindas e com águas tranquilas. Arena Gorda, Uvero Alto e principalmente Macao são regiões com um mar mais agitado e ondas mais fortes. A agitação do mar não implica na sua coloração. Independentemente do hotel que você escolher, a praia à frente sempre terá um azul-claro lindíssimo, que vai ficando mais escuro conforme a quantidade de algas e a profundidade do mar.
Os nativos já estão acostumados, mas para nós é difícil não se impressionar com um mar tão bonito. Você pode aproveitar sua viagem para ir caminhando ao longo do litoral e ir conhecendo diferentes pedacinhos do mar. Tire uma manhã ou um fim de tarde para caminhar pelo litoral próximo de onde está se hospedando e ver também os resorts vizinhos. O cenário das centenas de coqueiros fincados na areia branca em harmonia com o mar azul deixam qualquer pessoa admirada. E a areia é realmente muito macia, ótima para um passeio sem calçado.
As praias de Punta Cana fora dos resorts
Outra informação que vale você saber é que, como os empreendimentos hoteleiros ocupam um enorme extensão do litoral, o acesso às praias muitas vezes só pode ser feito através dos resorts e de outros empreendimentos privados, como condomínios. As praias são públicas e você pode ir caminhando ao longo do mar, passando por diversas praias (só não poderá usar as cadeiras de um hotel que não é o seu), mas os acessos públicos às praias de Punta Cana são poucos e, quando existem, por muitas vezes carecem de cuidado.
Para quem está hospedado em um hotel sem acesso ao mar ou deseja conhecer algumas praias com acessos públicos, algumas sugestões são as praias El Cortecito, Los Corales e Bibijagua, que fica colada na Praia de Bávaro. Outra dica, mas com acesso privado e com ótima estrutura, são as Praia de Juanillo, que fica dentro do complexo Cap Cana e Playa Blanca, cujo acesso é feito através do Punta Cana Resort — para acessar Playa Blanca é necessário ter carro e apresentar seu passaporte, porque o acesso ao local é privado.
Dicas sobre as praias de Punta Cana
Nas praias da cidade você também encontrará vendedores ambulantes e pessoas oferecendo artesanato e outros, a quantidade de vendedores depende um pouco do nível de popularidade dos hotéis, em hotéis mais populares e com muitos turistas, é natural observar mais vendedores.
Os resorts à beira-mar têm muitas cadeiras e sombreiros, além de bares. Quanto melhor for o hotel, mais conforto você poderá sentir em sua hospedagem, mesmo se a ideia for aproveitar o mar. Enquanto em alguns hotéis o bar fica apenas dentro do complexo, em outros, além dos bares na areia, passam garçons anotando os pedidos dos hóspedes. Tudo depende do valor que você desembolsará.
Sargaço em Punta Cana
Em alguns pontos da orla de Punta Cana, pode ser que você encontre os sargaços, que são algas que vivem no mar. São condições naturais do mar de Punta Cana e de outras áreas do Caribe, que podem se apresentar em maior ou menor quantidade dependendo da região e da época do ano. É difícil dizer se o resort ou praia escolhida para visitar terá sargaço ou não, porque, dentro de um mesmo resort, você pode encontrar áreas com e áreas sem sargaço, já que esses seres vivos estão agrupados em colônias e são levados até a praia através das correntes marítimas.
O que podemos dizer é que, em nossas viagens a Punta Cana, não vimos uma quantidade de sargaço exagerada e que comprometesse o mergulho no mar. Muitas vezes, bastava andar um pouquinho na praia para encontrar um ponto em que quase não houvesse algas.