Restaurantes em Punta Cana
Quando pensamos em restaurantes em Punta Cana, pensamos geralmente nos restaurantes que ficam localizados dentro dos resorts e complexos hoteleiros. Como o grande barato de uma viagem para essa região é ir para um hotel all inclusive e aproveitar todas as facilidades desse sistema, não há a menor necessidade de sair de seu complexo para comer. Na verdade, é exatamente esse o objetivo de muita gente, poder desfrutar da gastronomia do hotel! A comida dos resorts em Punta Cana é farta e à vontade, por isso fazer dieta durante a viagem é uma missão difícil!
Como funcionam os restaurantes dos resorts em Punta Cana
Os resorts de Punta Cana geralmente têm ao menos um restaurante principal, onde são consumidos o café da manhã, o almoço e o jantar, sem necessitar de reserva. Muitas vezes, esses restaurantes principais funcionam na forma de buffet e costumam ser muito fartos. Alguns resorts também contam com bares e restaurantes na praia e na área da piscina, que oferecem petiscos para quem deseja comer algo mais leve durante o dia. Alguns hotéis oferecem lanchonetes com snacks, algumas abertas 24 horas, food trucks com hambúrguer e cachorro quente, cafeteria e sorveteria, por exemplo.
Para o jantar, o leque de opções se abre mais. Nesse momento do dia, os resorts costumam ter os seus restaurantes à la carte, com culinárias especializadas de diferentes partes do mundo. No geral, os restaurantes à la carte funcionam através de reserva e por isso sugerimos que logo ao realizar seu check-in, você já deixe organizadas todas as reservas de seus jantares ao longo da viagem, porque, dependendo do hotel e do restaurante, pode ser difícil conseguir reserva. Os trajes são mais formais para o jantar (às vezes sendo necessário usar calças) e os complexos oferecem várias opções de restaurante, como japonês, americano, brasileiro, italiano, francês, mexicano, espanhol, steakhouse — o leque de opções varia de acordo com o hotel.
Café da manhã
O café da manhã tem variedade de frutas, sucos, pães, bolos e doces, ovos e muito mais. No café será fácil perceber a presença de alguns itens não muito comuns no nosso café da manhã, com ingredientes mais pesados, tradicionais do café da manhã norte-americano. Geralmente, o café da manhã é servido em forma de buffet, com café e leite servidos na mesa e alguns pratos preparados na hora. Nos resorts mais caros, alguns pratos podem ser pedidos em um menu à la carte, com opções de pratos preparados ao gosto do hóspede.
Almoço
No almoço, a variedade dos buffets continua. Para os amantes do nosso feijão com arroz, não será impossível comer o dueto — frequentemente encontramos nossos pratos preferidos por lá, mas com um tempero um pouco diferente. O almoço também costuma funcionar na forma de buffet, com área de saladas e pratos frios, área de carne, pratos quentes, pratos da gastronomia local, internacional, sopas e sobremesas. Ao longo da semana, os pratos oferecidos no buffets variam, mas sempre há aqueles que você encontra todos os dias. Dependendo do resort, você encontrará também um buffet infantil, com opções como batata frita, nuggets e macarrão.
Nos hotéis mais elegantes, assim como ocorre no café da manhã, você também notará que alguns pratos podem ser preparados de acordo com o gosto do hóspede — uma carne mais passada ou mais crua, por exemplo. Os ingredientes utilizados entre os hotéis também variar muito. Em hotéis mais elegantes, será mais comum o uso de alimentos mais nobres.
Jantar em Punta Cana
O jantar é sempre um momento com mais opções, porque, além de contar com restaurante por buffet, você poderá escolher um restaurante à la carte do complexo. Atente-se à necessidade de fazer reserva antecipada para jantar, do contrário, você não terá acesso ao restaurante principal. Ao fazer seu check-in, pergunte sobre esse detalhe.
Assim como nas demais refeições, o buffet do jantar é farto, com saladas, sopas, carnes, pratos quentes e frios. Alguns pratos servidos são comuns a todas as noites e outros variam diariamente. As opções servidas podem mudar e determinados complexos hoteleiros costumam fazer jantares temáticos, servindo pratos de diferentes nacionalidades a cada jantar.
Da mesma maneira que ocorre no café da manhã e no almoço, a qualidade da comida e dos ingredientes varia de acordo com o hotel e complexo hoteleiro. Em resorts mais caros, espere encontrar ingredientes mais nobres e refinados.
Dica: Qualquer que seja o hotel que você escolha, os buffets costumam parecer mais apetitosos logo que os restaurantes abrem, porque nesse momento você vai se deparar com uma comida arrumadinha, que acabou de ser preparada e servida. Com o passar das horas, assim como acontece em um self-service do Brasil, você vai notar que alguns pratos já não estarão tão bonitos e um pouco desfalcados.
Qualidade da comida nos resorts e restaurantes Punta Cana
Apesar de os hotéis prepararem suas refeições para uma grande quantidade de pessoas, a qualidade da comida pode surpreender aos mais céticos. Mas como os serviços de cada hotel variam muito, assim como as condições dos pratos, a qualidade dos ingredientes e da cozinha, reforçamos que, ao escolher seu resort em Punta Cana, você dê uma atenção especial às opções gastronômicas.
Leia sempre comentários de quem já esteve hospedado no mesmo hotel que você pretende ficar, principalmente comentários de brasileiros, para ter uma noção do que o hotel oferece. E entenda também que, em geral, o valor que se paga na diária será convertido em serviços dentro do resort — se você pagar muito pouco em relação aos demais hotéis, pode ser que a comida deixe a desejar.
Bebidas dentro dos resorts de Punta Cana
As bebidas, inclusive alcoólicas, fazem parte do sistema all inclusive. Ao longo de todo dia dentro do resort, você tem acesso a refrigerantes, sucos, cafés e bebidas, como cervejas, vinhos, espumante e drinks preparados na hora. A cerveja que vimos ser servida nos resorts de Punta Cana é a Presidente, que é a principal cerveja local.
Da mesma maneira que acontece em relação à comida, as bebidas também pode variar dentro dos complexos, com mais ou menos variedade e melhor ou pior qualidade. A regra segue a mesma: quanto mais se paga, mais qualidade e mais variedade nas bebidas. Se você pretende tomar muitos drinks, por exemplo, pode valer a pena ficar em um resort de melhor qualidade para que também encontre drinks de melhor qualidade.
O horário de funcionamento dos restaurantes e bares varia em cada resort. Em alguns complexos hoteleiros, você terá opções que funcionam 24 horas. Geralmente, os hotéis possuem um bar no lobby, que tem um horário de funcionamento amplo. Em alguns hotéis, também existem máquinas em que o próprio hóspede se serve de refrigerantes, sucos e cafés.