Hanói

Sapa

Uma das vantagens de Hanói é estar próxima de Sapa, cidadezinha charmosa que fica em uma encosta íngreme - na fronteira com a China -, cercada de cenários paradisíacos. Na região o visitante poderá caminhar pelos famosos terraços de arroz, admirar e fotografar belas montanhas - em geral, cobertas por névoa - e também terá a oportunidade de conhecer vários grupos étnicos vietnamitas, como os H'mong e os Dao.

Sapa Sapa Mercado-lung-khau-nhin-sapa Sapa

Aqueles que não perdem a chance de fazer um trekking não podem deixar de conhecer as vilas da região, a exemplo de Lao Chai, Tavan e Giàng Ta Cha - com o auxílio de um guia local, claro (logo abaixo traremos algumas sugestões de empresas). Muitas dessas vilas oferecem hospedaria, sendo possível pernoitar entre os locais e, dessa forma, absorver ainda mais a cultura e os costumes. Mercados também são comuns pela região, a exemplo do Lung Khau Nhin, que abre às quintas-feiras e reúne variadas etnias.

Sapa Sapa Mercado-lung-khau-nhin-sapa Mercado-lung-khau-nhin-sapa

Vários hotéis e agências de turismo de Hanói oferecem pacotes para Sapa. Em geral, incluem transporte de ida e volta (de trem), guia turístico, trekking pelas montanhas e vilas da região e refeições, como café da manhã e jantar. Tudo organizado do início ao fim da viagem, ideal para quem não quer se preocupar com nada.

Sapa Sapa Sapa Sapa

A nossa dica, no entanto, é pesquisar bastante antes de fechar o passeio e buscar, principalmente, a opinião de pessoas que já utilizaram o serviço. Além do mais, para não cair em armadilhas, desconfie sempre de preços muito baixos. No período em que estivemos na cidade, um pacote completo de quatro noites e três dias na cidade - com hospedagem na cidade e nas montanhas - custava em torno de 200 USD (valor sem as passagens de trem).

Mercado-lung-khau-nhin-sapa Mercado-lung-khau-nhin-sapa Sapa Sapa

Estadia / O que levar na mala

No mínimo três dias inteiros são necessários para os que desejam descansar da, em geral, cansativa viagem de trem e explorar a região. A temporada seca vai de janeiro a junho, mas, independentemente da época, é bom sempre levar proteção contra a chuva - além de roupas de frio, pois a temperatura, especialmente no período noturno, costuma cair bastante (abaixo de zero).

Como chegar

O transporte mais utilizado por turistas de Hanói até Lao Cai - o ponto de partida para Sapa - é o trem. A viagem dura de 8 a 11 horas e o mais indicado é pegar uma cabine com cama e ar-condicionado, especialmente se a viagem for noturna. Os preços variam e podem ser conferidos nestes dois sites (onde também é possível fazer a compra): o Et-Pumpkin e o Livitrans Express Train

Miniônibus fazem o trajeto de Lao Cai a Sapa - distantes 37km uma da outra - em vários horários do dia. Ao desembarcar na estação de trem, você logo verá uma grande quantidade de motoristas aguardando pelos passageiros. A passagem deve custar entre VND 50.000 e VND 60.000, ou seja, 2,30 USD a 2,80 USD.

Onde ficar

A pequena e aconchegante cidade de Sapa oferece uma excelente estrutura de hotéis, desde os mais sofisticados aos mais simples. A boa notícia é que as diárias não costumam ser caras. Para encontrar um hotel por lá, clique aqui.

O que fazer em Sapa

Como já foi dito, a grande atração de Sapa são os terraços de arroz e as vilas situadas entre as montanhas, acessíveis a partir de Sapa town em caminhadas com guias turísticos. Para saber mais sobre pacotes e guias, acesse os sites das empresas Sapa SistersTrekking Sapa e Sapa O'Chau, bastante conceituadas no ramo.

Além do mais, Sapa town é uma cidade pequena, porém bem estruturada, com restaurantes, bares, ruas de compras e mercado. Um verdadeiro charme! 

Tudo que você precisa saber sobre Hanói!

Esse texto sobre Sapa faz parte do guia de Hanói no Melhores Destinos

Comentários para Sapa

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.