Sapa
Uma das vantagens de Hanói é estar próxima de Sapa, cidadezinha charmosa que fica em uma encosta íngreme - na fronteira com a China -, cercada de cenários paradisíacos. Na região o visitante poderá caminhar pelos famosos terraços de arroz, admirar e fotografar belas montanhas - em geral, cobertas por névoa - e também terá a oportunidade de conhecer vários grupos étnicos vietnamitas, como os H'mong e os Dao.
Aqueles que não perdem a chance de fazer um trekking não podem deixar de conhecer as vilas da região, a exemplo de Lao Chai, Tavan e Giàng Ta Cha - com o auxílio de um guia local, claro (logo abaixo traremos algumas sugestões de empresas). Muitas dessas vilas oferecem hospedaria, sendo possível pernoitar entre os locais e, dessa forma, absorver ainda mais a cultura e os costumes. Mercados também são comuns pela região, a exemplo do Lung Khau Nhin, que abre às quintas-feiras e reúne variadas etnias.
Vários hotéis e agências de turismo de Hanói oferecem pacotes para Sapa. Em geral, incluem transporte de ida e volta (de trem), guia turístico, trekking pelas montanhas e vilas da região e refeições, como café da manhã e jantar. Tudo organizado do início ao fim da viagem, ideal para quem não quer se preocupar com nada.
A nossa dica, no entanto, é pesquisar bastante antes de fechar o passeio e buscar, principalmente, a opinião de pessoas que já utilizaram o serviço. Além do mais, para não cair em armadilhas, desconfie sempre de preços muito baixos. No período em que estivemos na cidade, um pacote completo de quatro noites e três dias na cidade - com hospedagem na cidade e nas montanhas - custava em torno de 200 USD (valor sem as passagens de trem).
Estadia / O que levar na mala
No mínimo três dias inteiros são necessários para os que desejam descansar da, em geral, cansativa viagem de trem e explorar a região. A temporada seca vai de janeiro a junho, mas, independentemente da época, é bom sempre levar proteção contra a chuva - além de roupas de frio, pois a temperatura, especialmente no período noturno, costuma cair bastante (abaixo de zero).
Como chegar
O transporte mais utilizado por turistas de Hanói até Lao Cai - o ponto de partida para Sapa - é o trem. A viagem dura de 8 a 11 horas e o mais indicado é pegar uma cabine com cama e ar-condicionado, especialmente se a viagem for noturna. Os preços variam e podem ser conferidos nestes dois sites (onde também é possível fazer a compra): o Et-Pumpkin e o Livitrans Express Train.
Miniônibus fazem o trajeto de Lao Cai a Sapa - distantes 37km uma da outra - em vários horários do dia. Ao desembarcar na estação de trem, você logo verá uma grande quantidade de motoristas aguardando pelos passageiros. A passagem deve custar entre VND 50.000 e VND 60.000, ou seja, 2,30 USD a 2,80 USD.
Onde ficar
A pequena e aconchegante cidade de Sapa oferece uma excelente estrutura de hotéis, desde os mais sofisticados aos mais simples. A boa notícia é que as diárias não costumam ser caras. Para encontrar um hotel por lá, clique aqui.
O que fazer em Sapa
Como já foi dito, a grande atração de Sapa são os terraços de arroz e as vilas situadas entre as montanhas, acessíveis a partir de Sapa town em caminhadas com guias turísticos. Para saber mais sobre pacotes e guias, acesse os sites das empresas Sapa Sisters, Trekking Sapa e Sapa O'Chau, bastante conceituadas no ramo.
Além do mais, Sapa town é uma cidade pequena, porém bem estruturada, com restaurantes, bares, ruas de compras e mercado. Um verdadeiro charme!