Melhores Destinos
Hanói
Redação

Dicas de Hanói

Visto

Brasileiros necessitam de visto de entrada no Vietnã e o mais indicado é obter esse documento na Embaixada, em Brasília - principalmente se a sua entrada for por terra. Se a sua entrada no país for feita por algum dos aeroportos, há uma segunda opção: o Visa on Arrival

Agências costumam providenciar o documento, mas, se a sua viagem está sendo feita por conta própria, você pode obter o seu pré-visto aqui. Depois de acessar o link, preencha o formulário disponível, efetue o pagamento e aguarde pelo envio da Carta de Aprovação (Approval letter) para o seu e-mail. Essa carta deverá ser apresentada na chegada ao Vietnã - num balcão identificado como Landing Visa Counter -, acompanhada de duas fotos de passaporte. Em seguida, os custos do visto deverão ser pagos. O valor a ser desembolsado na hora, por pessoa, varia de 45 USD a 65 USD, dependendo da entrada - se é única ou se são múltiplas.

Informações turísticas

Você pode obter informações no endereço Dinh Tien Hoang, das 8h às 21h; no local é possível adquirir informações diversas e obter um bom mapa, entretanto, os hotéis da cidade costumam ser excelentes balcões de informação para o turista. Por isso, consulte sempre o seu!

Segurança

Em geral, Hanói costuma ser uma cidade segura para turistas, porém é bom não relaxar demais ao andar nas ruas muito tarde da noite e também ao exibir bens materiais como máquinas fotográficas e celulares a qualquer hora do dia. Todo cuidado é pouco, também, com mochilas e bolsas.

Pacotes turísticos

A oferta de pacotes turísticos pela região e de passeios pela cidade é enorme, mas é preciso ter muito cuidado ao escolher a agência (que muitas vezes pode ser o próprio hotel em que se está hospedado), evitando, dessa maneira, surpresas desagradáveis. Antes de fechar qualquer pacote, pesquise bastante na internet e tente encontrar o relato de pessoas que já utilizaram o serviço; além disso, desconfie de preços extremamente baixos.

Comida de rua

Comer na rua, junto aos locais, é uma excelente maneira de conhecer melhor e explorar um destino turístico, além de ser barato. Porém, é preciso ter cuidado ao optar por esse tipo de alimentação se a intenção for evitar problemas de saúde que estraguem a sua viagem. Algumas medidas importantes:

- só tome água mineral engarrafada; 

- evite o consumo de gelo;

- desconfie sempre de alimentos crus, como frutas, legumes/verduras, peixes - especialmente se estiverem expostos;

- antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo (confie no seu instinto!);

- observe também se a barraca/restaurante é frequentado por outros turistas e locais;

- se você sentir qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento - como diarreia, febre etc. -, procure um médico imediatamente.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Hanói