Transportes em Cancún
Cancún é uma cidade relativamente pequena, por isso não há muito mistério na hora de se locomover. Escolha um hotel bem localizado, próximo das principais atividades que prefere fazer, para poder ir a esses lugares caminhando.
O transporte de ônibus em Cancún é muito eficiente, mas alugar um carro é bem-vindo na hora de fazer passeios distantes. Tente organizar sua programação na cidade e dividi-la de modo a alugar carro somente para os dias que sair de Cancún, e nos demais dias utilize os ônibus.
A pé
Andar a pé só é possível caso você esteja próximo de algum ponto de interesse na Zona Hoteleira. Isso varia de acordo com o hotel escolhido, por isso certifique-se de reservar um que tenha comércio próximo, caso faça questão de ter acesso a serviços sem precisar tomar ônibus.
Ônibus
Os ônibus são um meio barato e eficiente para andar pela Zona Hoteleira e ir até o Centro de Cancún. Eles funcionam 24h e todo mundo que está na Zona Hoteleira costuma usá-los, independentemente da faixa etária. Eles passam com muita frequência durante o dia, e as melhores empresas possuem ar-condicionado e alguns têm até wi-fi. Dê preferência às empresas com ônibus azuis e vermelhos, pois esses são mais confortáveis, têm motoristas muito prestativos, oferecem recibo e são os mesmos que possuem ar.
Para ir de ônibus até os pontos turísticos mais distantes de Cancún ou Playa del Carmen, será necessário ir até o centro de Cancún, no terminal ADO, e comprar sua passagem para o destino.
Os motoristas aceitam dólares, mas é indicado ter pesos mexicanos para que a conversão não seja desfavorável (MXP 8,5).
Táxi
Os táxis em Cancún não são baratos, mas podem ser uma boa idea para você utilizar ocasionalmente. Os valores costumam ser dados em pesos, mas os taxistas convertem para dólares e dão o troco em pesos. De toda forma, o câmbio nunca é favorável; pague em dólares apenas quando não tiver pesos.
Carro
Alugar um carro é dispensável para rodar pela Zona Hoteleira. Já para quem está em família e quer mais conforto ou pretende explorar os arredores da cidade, alugar um carro vale a pena. Caso queira, é possível alugar um automóvel logo na saída do aeroporto. As pistas em Cancún e pelo estado de Quintana Roo são muito boas; para alguns destinos, pode haver pedágio no caminho.
Você pode dividir a estadia entre dias que precisará usar o carro e dias que ficará apenas na Zona Hoteleira, evitando o gasto de alugar o carro todos os dias.