Machu Picchu

Transportes em Machu Picchu

Quem pretende conhecer a região de Machu Picchu pode esquecer os carros - só dá para chegar lá por trem e conhecer o parque por meio de caminhadas.
Para quem fica em Cusco ou Ollantaytambo, um carro pode fazer diferença. Se você se hospedar em Cusco e quiser a cada dia conhecer uma região diferente do Vale Sagrado, vale alugar um carro.

Desde Cusco, a maior cidade e com mais estrutura na região, há diversos passeios para os sítios arqueológicos do Vale Sagrado. Você pode fazê-los com agências turísticas, em excursões que saem todos os dias, contratar táxi ou ir de ônibus.

Deve-se levar em conta que uma viagem como essa é uma expedição. E que nem sempre vai ser possível desfrutar de todo o conforto que se gostaria. 

Para ir de Cusco a:
- Pisac: Seguir de ônibus até o centrinho da cidade e depois tomar um táxi até a entrada das ruínas de Pisac, que ficam no alto de um morro.
- Ollantaytambo: Por meio de trem, ônibus, van ou táxi.
- Águas Calientes: Por trem.

Para ir de Águas Calientes (o último povoado antes de MP) até Machu Picchu, só é possível ir caminhando ou em ônibus credenciados.

  • Estação de Águas Calientes

    Nota: 4.8 de 10 (2)

    A estação de trem de Águas Calientes é a última antes do sítio arqueológico de Machu Picchu. Entre Ollantaytambo e essa estação são cerca de 2 horas.
    Para quem não quer economizar, ir no trem com janelas nas laterais e no teto é uma ótima maneira de poder observar a beleza do caminho....

  • Estação de Ollantaytambo

    Nota:  de 10 (0)

    A estação de Ollantaytambo tem diversas partidias diárias para Águas Calientes. Os preços saindo dessa estação são mais baixos que aqueles saídos de Poroy, mas a estação fica a uma hora e meia de carro de Cusco. Utilizando essa estação, você pode viajar com a Inca Rail ou Peru...

  • Estação de Poroy

    Nota:  de 10 (0)

    A estação de Poroy, muito utilizada para fazer o trajeto Cusco-Águas Calientes sem precisar parar em Ollantaytambo, não está no centro de Cusco. Será preciso contratar um transfer ou táxi para ir até a estação - o trajeto em táxi demora cerca de 30 minutos. Há diferentes níveis de...

Tudo que você precisa saber sobre Machu Picchu !

Esse texto sobre Transportes em Machu Picchu faz parte do guia de Machu Picchu no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Machu Picchu

  • Missing FABIO CUCATTO há quase 4 anos

    BOA TARDE CAMILLE
    GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO TRANSPORTE ATÉ ESTAÇÃO DE POROY IDA E VOLTA COM TAXI OU AGENCIA?
    SE CONSIGO CONTRATAR UM GUIA JUNTO A ALGUM GRUPO JÁ FORMADO OU AGENCIA PARA MACHU PICCHU?
    SE CONSIGO FAZER O CITY TOUR PELA MANHÃ JÁ QUE MEU VOO SAI DEPOIS DAS 18H.
    O TICKET DO TREM E DA ENTRADA A MACHU PICCHU PRETENDO COMPRAR AQUI MESMO PELA INTERNET?

    AGRADEÇO

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Fabio.
    1 - Você consegue táxi para ir a estação
    2 - Você tem que conversar com as empresas locais para ver se consegue ir com um grupo, geralmente as pessoas vão por conta própria. Você pode ir sozinho e lá contratar um guia.
    3 - City Tour aonde? Em Cusco? Acredito que consegue sim.
    4 - O ticket para Machu Picchu você consegue comprar pela internet, sim. Veja aqui: http://www.machupicchu.gob.pe/

  • 9pp6n Andreia Prete há mais de 3 anos

    Oi Camille tudo bem?
    Estou indo pra MP em setembro e estou com uma duvida, queria fazer a vista ao vale sagrado e de lá ja partir pra Aguas Calientes, vc acha que tenho que comprar as passagens de trem com antecedencia? Tipo agora ...ou posso comprar com 2 dias de antecedencia ?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Andreia. Eu acho que você pode esperar pra comprar mais para frente, mas acho que só 2 dias de antecedência é pouco tempo, diria pra você comprar com pelo menos uma semana de antecedência... minha sugestão é que você vá ao site da Inca Rail e Peru Rail e faça simulações, veja como estão os trens amanhã, daqui 2 dias, 3 dias... uma semana antes, duas semanas antes. Assim você já tem uma ideia dos preços e pode ver se os trens estão com passagens esgotadas ou não. Abs!

  • Missing Beatriz há mais de 3 anos

    Oi Camille,
    Considerando que a passagem de trem para Machu Picchu é em dolares, sai mais em conta pegar uma van ou taxi de Cusco até Ollantaytambo p/ pegar o trem e, na volta, uma van de Ollantaytambo a Cusco?
    Tem algum horário que é mais difícil conseguir van ou taxi para os trajetos acima? Você tem uma ideia de custo?
    Muito obrigada. Beijos

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Beatriz! Você vai viajar sozinha ou em grupo? Eu penso que a economia depende da quantidade de pessoas que farão o trajeto. Se você pegar um táxi, de Cusco até Ollantaytambo sozinha, por exemplo, acredito se o custo seja maior do que o do trem; mas se estiver em 4 pessoas, o valor do trajeto de taxi dividido entre os 4 talvez seja melhor. Infelizmente não tenho ideia de valores, mas estou certa de que se você quer economizar, uma boa alternativa seria ir para Ollantaytambo comas vans/coletivos, que fazem transporte compartilhado. Eu não utilizei o serviço, mas vi indicação desse lugar na internet: http://www.realinkacar.com/realinka-cusco-ollanta-cusco_in.html. Não sei dizer sobre o serviço, mas dê uma olhada no site.
    Outra sugestão é que você mande um e-mail para o seu hotel de Cusco ou de Águas Calientes perguntando sobre esses valores. Abs!

  • Missing Rodrigo há quase 3 anos

    Oi Camille, sabe me dizer se é possível fazer o vale sagrado em 1 dia?
    Estou na dúvida entre:
    - DIA 1 fazer vale sagrado+ollantaytambo em 1 dia
    - DIA 2 ir direto cusco pra aguas calientes.
    OU
    - DIA 1 em vale sagrado SEM ollantaytambo
    - DIA 2 sair de cusco pra passar o dia em ollantaytambo, e em seguida rumar pra aguas calientes?

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Rodrigo. Em um dia você talvez não consiga ver tudo, afinal o Vale Sagrado é uma região e não uma coisa única, mas mesmo que seja apenas um dia conseguirá ver atrações legais.
    Se seu tempo não está muito apertado, faça como na segunda opção, visitando Ollanta depois de Aguas Calientes. Se o tempo estiver corrido, faça no mesmo dia do Vale Sagrado. De qualquer forma, Ollanta, para mim, não é o tipo de lugar que você fica o dia inteiro... o principal da cidade você vê em poucas horas. Eu apenas tentaria pegar o trem para AC enquanto houver luz do sol, porque a paisagem ao longo do caminho é bonita. Abs

  • 6z7wq Jonathan Soares Do Amaral há mais de 2 anos

    Oi Camille, boa noite.

    Comprei o ticket Machupicchu + Montaña 7:00 a.m. - 8:00 a.m. e gostaria de saber se eu comprar o bilhete de trem de Ollantaytambo para Ollantaytambo ás 5:05 com previsão de chegada ás 6:35 eu consigo fazer a subida na montanha ou é necessário dormir em Águas Calientes na noite amterior?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Jonathan!
    Esse ingresso que você comprou permite a você entrar entre 7 e 8 da manhã para subir a montanha, é isso? É a Montanha Huayna Picchu? Se for, eu acredito que você conseguiria subir dentro do horário, mas seria preciso se programar bem quanto ao ônibus que leva até MP. Pelo que me recordo, primeiro você teria que entrar em Machu Picchu e depois, em um outro local dentro do sítio arqueológico, fazer o acesso para a Montanha... Eu acho que o horário fica beem apertado e ao chegar você teria que ir direto para a entrada dessa Montanha e meio que ignorar a caminhada por dentro de Machu Picchu para conhecê-la só na volta. Só que fazendo dessa forma e indo direto para a Montanha, que é uma subida (então cansa) talvez você esteja bastante cansado para conhecer MP na volta. Eu ACHO que é assim, porque não fiz o passeio então não posso afirmar...
    Pessoalmente, eu prefiro a ideia de ir para Aguas Calientes na noite anterior e fazer a subida com mais calma. Ir de manhã bem cedo pra Machu Picchu e depois subir a Montanha... Acho que é um passeio que merece isso. Abs

  • Missing leticia maciel há mais de 2 anos

    Olá,
    estou com viagem marcada para dia 16/10 e ficarei até dia 22/10, porem só consegui ingresso para machu picchu pro dia 18, ou seja, vou chegar por volta das 5h da manha do dia 17 e na parte da tarde ja terei q ir para aguas calientes. Vocês me indicam algum transporte de Cusco para Ollantaytambo? pegarei o trem la por volta das 17h. Obrigada

  • Missing Rodrigo há mais de 2 anos

    Jonathan, eu fiz exatamente isso e foi cansativo paca. Nao recomendo. Esse teu ingresso é pra entrar em huanna pichu (HP) entre 7 e 8. Macchu pichu(MP) nao tem hora, só o dia. Ou seja, vc tera de ir pra fila do onibus as 4hs da manhã (sim ja tera fila e a essa hora vc estara longe de ser o primeiro) pra conseguur chegar em MP as 7 e ai andar direto atraves da cidadela até HP. Se vc for seguir com esse plano, a trilha de HP leva umas 2:30. Ou seja, vc voltará a MP 10:30 mas nao podera voltar por onde veio. Em MP é meio q mao unica e vc tera de seguir o fluxo pelo caminho de volta a entrada, o q leva mais uns 40 min. A maior desvantagem ai é q ja serao quase 11hs da manha, sol la em cima e quente pra caramba, msm no inverno. Assim, vc decide o q lhe atrai mais, ver as ruinas no frescor da manha cedo OU subir a trilha de HP. Os dois foi muito puxado.

  • Missing Rodrigo há mais de 2 anos

    Letícia, nesse teu caso sugiro pegar um 'privado' de cusco para ollanta q nao é tao caro. Acho q uns 20 dolares. Ou se for gueŕreira, tem onibus de linha. No proprio aeroporto de cusco vc ja consegue fechar isso.

  • Cfq9w André Liberato há mais de 2 anos

    Oi Letícia,
    Tem indicação de onibus ou algo barato que leve de cusco para Ollantaytambo?
    Fui comprar as passagens de trem de Poroy para MP e estão absurdamente caras, sendo assim vou comprar de Ollantaytambo para MP, mas estou preocupado em como me deslocar de Cusco até Ollantaytambo. Desde já, obrigado pela ajuda!

  • Atxhh Rene Santos há mais de 2 anos

    como faço para ir de cusco para águas calientes mais em conta?? minha viagem é para março

  • Missing Ronaldo há quase 2 anos

    OI Pessaol, vou fazer o passeio pelo Vale Sagrado e parar em Ollantaytambo para pegar o trem para Aguas Calientes (vou dormir lá). Minha dúvida é que horário comprar a passagem de trem... por volta das 16hs ou 19hrs.... o passeio em Ollantaytambo fica prejudicado se for as 16hrs ? Se for as 19hrs já estará escuro, vou perder a paisagem da viagem ou ela não é tão importante assim na opinião de vcs? Desde já agradeço as dicas!

  • Missing Sergio Lima há mais de 1 ano

    Oi pessoal, estarei no Valle Sagrado dia 12/11 e quero ir à Machu Picchu dia 13/11. O melhor é comprar os ingressos e passagens diretamente, ou devo consultar uma agencia de lá?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Pode comprar antecipadamente pelo site oficial.

  • 73v6x Yara Lourenço há mais de 1 ano

    Oi Camille, tudo bem? Queria tirar algumas dúvidas:
    1 - quem opta por ir de van até a hidroelétrica, tem que caminhar 13 km antes de chegar onde pega o trem para chegar em águas calientes?
    2 - O trem da Peru Rail não saí diretamente de Cusco, certo? Qual a melhor estação para se pegar esse trem?
    3 - Estou pensando em ir um dia antes, me hospedar em águas calientes, fazer o checkout e ir para Machu Picchu. Minha pergunta é: eu consigo pegar o ônibus para voltar até Águas Calientes e o trem para Cusco no mesmo dia? Ou preciso pegar mais um dia de estadia em Águas Calientes?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Yara.
    - Não conheço o trajeto até a hidroelétrica pois não o fiz.
    - Sim, há a opção de sair de trem de Cusco.
    - Consegue sim, foi o que fiz. Você tem apenas que se organizar para sair de Machu Picchu a tempo de pegar seu trem de volta. Muita gente faz assim. Abs!

  • Fceca Gilberto Correia há 1 ano

    Oi Camile..Se eu sair direto de custo para machu pichu, qual melhor opção, custo beneficio???? Obrigada

  • Fceca Gilberto Correia há 1 ano

    E outra coisa, pra me programar pra pegar o trem de volta, quanto tempo demora sair de machu pichu até a estacao do trem?

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Gilberto. Estive na cidade há bastante tempo, não sei dizer como estão os valores atualmente. Você tem a opção de pegar o trem diretamente em Cusco ou então em Ollantaytambo (e aproveitar para conhecer um pouco dessa cidade antes de seguir para Aguas Calientes). É preciso observar quais são suas intenções e prioridades... se você quer conhecer Ollantaytambo ou não. A estação Poroy fica a cerca de 12km do centro de Cusco.

  • Fceca Gilberto Correia há 1 ano

    Oi Camille.. Tenho opção de ir de van, onibus ou coisa assim, de ollantaytambo até aguas calientes e depois voltar? obrigada

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    De Ollantaytambo até Águas Calientes apenas em trem.

  • Dt6et Carol Pastri há 1 ano

    Camiille, é possível fazer com carro pessoal (sem agência) o trajeto Cusco - Pisac - Chinchero - Ollantaytambo? Depois, o trajeto Ollantaytambo - Aguas Calientes de trem?

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Carol. É possível, mas na situação em que fiz esses trajetos, estava com um motorista e guia. Por não conhecer a região e as estradas você pode ter mais dificuldade nos deslocamentos.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.