IOF na compra de passagens no Brasil

  • Ngz9p Rafael Lima    há 10 meses Balloon-quotation

    Olá amigos, tenho uma dúvida que muito provavelmente alguem aqui poderá me ajudar.

    Comprei uma passagem com a Etihad GRU-BKK de acordo com a dica da promoção divulgada aqui mesmo. A passagem foi adiquirida através do site da Etihad paga em meu cartão de crédito e até então foi a primeira vez que comprara uma passagem internacional.

    No cartão ficou registrado "ETIHAD AI6072121600658 BRAZILIA / R$ valor"

    Acontece que alguns dias depois foi registrado no meu cartão a cobrança de IOF referente a 6% do valor da passagem com a descrição "Compra no exterior"; PORÉM A PASSAGEM FOI PAGA EM REAIS

    achei estranho, mas como era minha primeira vez e era uma compania internacional fiquei quieto pensando ser normal.

    Daí alguns dias depois emprestei meu cartão para um amigo comprar uma passagem no mesmo trecho e na mesma cia. dessa vez ficou registrado no cartão

    "ETIHAD AIRWAY PARC 01/05 SAO PAULO / R$valor "

    e não houve cobrança de IOF...

    enfim, tirando o fato que uma compra foi a vista e outra foi parcelada o processo foi o mesmo... alguem sabe dizer qual dos dois está errado?

  • Missing Marcelo    há 10 meses Balloon-quotation

    Rafael, o valor que vc fechou em reais na compra foi o mesmo que veio na fatura?

  • Missing Cinthia Akiyama    há 10 meses Balloon-quotation

    Estou com o mesmo problema. O valor que fechei no site foi o mesmo que veio na fatura. Inclusive, na fatura aparece como país de origem da cobrança: Brasil. A gerente do banco insiste que a cobrança foi feita em dólares e que houve conversão para reais, mas não houve. Alguém conseguiu resolver?

  • Missing Marcelo    há 10 meses Balloon-quotation

    Cinthia, se vc fechou a compra em reais e a sua fatura é em reais, não aceite o argumento do banco.

    Vc tem documentos em mãos com um valor fechado numa determinada moeda.

  • Missing Cinthia Akiyama    há 10 meses Balloon-quotation

    Marcelo,
    Então, a gerente insiste que a cobrança é devida. Abri uma reclamação no sac do Banco (precisa abrir nele antes de reclamar na ouvidoria) e também no banco central. O que me deixa em dúvida é que vi várias reclamações no reclameaqui de pessoas em situações parecidas com a minha, mas que compraram a passagem pela Qatar ou por algum site como decolar e, nesses casos, as próprias empresas acabam reembolsando o valor (e não o banco).

  • Missing Marcelo    há 10 meses Balloon-quotation

    A cobrança não é devida -- vc tem documentos em mãos demonstrando que fechou a compra num determinado valor e numa determinada moeda.

    Imagine vc comprar um produto X por 100 reais, ter o comprovante em mãos, e o banco argumentar que aquilo na verdade custa 1000 dólares e que vc tem de pagar o equivalente. Não faz sentido.

  • Missing Fabio Rudolfo    há 10 meses Balloon-quotation

    Por acaso esse IOF não está relacionado ao parcelamento da passagem, também não sei se a cobrança é devida nesse caso, mas as operações de crédito no Brasil estão sujeitas à essa tributação, vale verificar com o gerente do banco.

Enviar Comentário