Jericoacoara

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Novembro de 2011

Quem pagou?

Melhores Destinos

Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca, a 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares e bastante popular entre os naturalistas que procuram sossego. Com sol o ano todo e ambiente aconchegante, o lugar está preparado para receber turistas que buscam um diferencial em suas viagens.

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades. Por lá não há iluminação pública, necessidade de carro ou ruas calçadas. No ar é perceptível um clima rústico, de simplicidade e a certeza de encontrar um povo hospitaleiro, que entende que quem faz a roda d'água girar é o turismo.

A dificuldade do acesso ajuda a manter esse clima singelo, mas ainda assim o  lugar atrai turistas do mundo inteiro.  Jeri (assim chamada pelos íntimos) é também destino certo daqueles que amam velejar – os ventos de lá são os melhores do mundo para a prática de kite e windsurf . Não há tempo ruim nem idade que impeçam quem se aventura em algumas aulas.

Não faltam lugares interessantes para conhecer, bons restaurantes, festas e loijinhas de artesanato. Conheça a atração mais falada: a Pedra Furada; ande até cansar nas areias fofas e, no final da tarde, suba a Duna do Pôr do Sol para apreciar, imponente, o sol se despedindo junto ao mar. E quando um nativo esticar o beiço para dizer “é logo ali”, fica o aviso: prepare-se para andar.