O que fazer em Jericoacoara
Ao mesmo tempo em que Jericoacoara é um lugar para relaxar com uma caipirinha na mão, não decepciona quem quer aventura em meio às dunas. Isso em um dos cenários mais lindos e preservados do nosso Nordeste.
Eu tenho três dicas preliminares, e depois vamos enumerar tudo o que tem para fazer em Jericoacoara.
Dica número 1: guarde seus calçados fechados. O bom e velho chinelo de dedos vai ser seu fiel escudeiro pelas ruas de areia de Jeri.
Dica número 2: Aproveite cada hora de sol. Tanto para pegar uma prainha quanto para fazer passeios pela região, Jeri é daqueles lugares em que valem a pena acordar cedo. Normalmente os buggies saem da vila às 9h, quando o sol já está pegando.
Dica número 3: escolha um bom hotel. Jeri tem uma rede hoteleira incrível, você precisa tirar bom proveito disso, né?
Jericoacoara - as melhores opções de hospedagem!
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Jericoacoara. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.O que fazer em Jericoacoara: 7 dicas imperdíveis
1. Aproveite as praias de Jericoacoara
Se sua intenção é mergulhar no mar, a Praia de Jericoacoara é a orla junto à vila e tem a melhor infraestrutura para os visitantes, com restaurantes à sombra de árvores, hotéis pé na areia e ambulantes vendendo de tudo. Alguns estabelecimentos têm cadeiras e sombreiros que facilitam a vida de quem não quer se preocupar com muita coisa, e há também um beach club na Praia de Jeri, o ClubVentos, com lounge bar, espreguiçadeiras e bangalôs.
Ao lado, fica a Praia da Malhada, bem menos frequentada que a vizinha ilustre e sem nada de infraestrutura. O cenário muda totalmente também, tendo como moldura os paredões do Morro do Serrote.
2. Tire boas fotos na Pedra Furada
A Malhada é caminho para a Pedra Furada quando há maré baixa, em uma caminhada de aproximadamente uma hora passando por cavernas (foto abaixo), piscinas naturais e pedras de formatos curiosos.
A Pedra Furada é um símbolo de Jeri, é uma grande rocha em forma de arco moldada pela ação das ondas. Se a maré está alta, é necessário ir por cima do Morro Serrote — você vê a trilha logo que entra na Vila de Jeri, é uma caminhada bonita também.
3. Curta o clima da Vila de Jericoacoara
Na Vila de Jericoacoara, o mais gostoso é se embrenhar pelas charmosas ruazinhas de areia, descobrindo lojinhas e restaurantes maravilhosos. E é à noite que ela acorda: barzinhos e restaurante têm música ao vivo, especialmente forró, há festas de pagode sem lugar fixo, e o Café Jeri é o point de quem gosta de música eletrônica. Leia mais sobre a noite em Jericoacoara.
4. Relaxe nas lagoas de Jericoacoara
As lagoas da região são tão ou até mais famosas do que o mar de Jericoacoara, perfeitas para um bom banho. São elas:
- Lagoa do Paraíso: tem a coloração mais bonita entre as lagoas da região, com tons de verde, azul-claro e azul-escuro misturando-se. A lagoa tem água morna e é bem calminha. Além dos restaurantes mais simples, ali fica o beach club mais badalado da região, o Alchymist. Integra o roteiro do passeio leste.
- Lagoa Azul: você já começa a entrar no clima na chegada, quando deixa o carro ou o buggy em um estacionamento na areia e atravessa a lagoa com uma jangada a vela para acessar a área balneável. A água é muito gostosa, sem ondas, por mim eu estava boiando lá até hoje. Integra o roteiro do passeio leste.
- Lagun Beach e Buraco Azul: são lagoas artificiais no município de Caiçara, que impressionam pelo tom azul turquesa da água. Ambas têm restaurante e atrativos como voo de helicóptero e cobram ingresso.
- Lagoa da Tatajuba:É a lagoa mais conhecida do passeio oeste. Tem um escorregador que termina dentro da água e vários restaurantes no entorno, que colocam mesas dentro e fora da água. Quem quiser pode aproveitar para alugar um caiaque ou uma prancha de stand up.
- Lagoa da torta: fora dos roteiros tradicionais de Jericoacoara, é um lugar para quem quer fugir do agito e não tem medo de pegar chão. Fica ainda depois da Lagoa de Tatajuba, no passeio oeste, dá cerca de uma hora e meia da Vila de Jeri. É bem tranquila, e dá para alugar caiaque, stand up paddle e até equipamento de windsurf.
O passeio oeste, ainda tem como atrações o Mangue Seco, um cenário supercurioso cheio de raízes e troncos torcidos, e o passeio para ver cavalos marinhos em seu habitat natural.
5. Veja o pôr do sol em Jericoacoara
O pôr do sol em Jericoacoara é muito especial, e a gente tem algumas dicas de onde você pode assisti-lo:
- Duna do Pôr do Sol: o nome já explica tudo. É uma duna à esquerda de quem chega à Praia de Jericoacoara, com uma vista linda do mar, da praia e, é claro, do pôr do sol.
- Barrinha de Baixo: é uma praia vizinha, cercada por grandes dunas e matas de coqueiros. Muita gente as sobe de buggy para assistir ao entardecer.
- Café Jeri: esse é o point da música eletrônica, na Rua do Forró, e seu rooftop é o lugar certo para assistir ao pôr do sol enquanto curte uma balada.
- Lagoas do Amâncio: São lagoas que se formam entre dunas do Parque Nacional de Jericoacoara. No final do período de chuvas, com as lagoas cheias, o pôr do sol é lindo.
- Praia de Jericoacoara: a opção mais cômoda de todas, não perde em beleza para as outras. O sol se põe no mar de Jeri e colore toda a praia de laranja. Não sei explicar, é melhor mostrar:
6. Pratique um esporte novo
Jeri é um destino ótimo para a prática de esportes no mar, como o kitesurf (uma pipa e uma prancha com suporte para os pés), windsurf (uma prancha a vela) e o wingfoil (prancha de quilha comprida e fina, que permite ao praticante ficar completamente fora da água, e uma asa direcionada com as mãos). Essa última é mais nova, e parece que o povo está levitando, que nem toca a água.
Além de praticantes, a Praia de Jericoacoara tem gente disponibilizando equipamento para aluguel e também oferecendo aulas para iniciantes. Outro pico, possivelmente, ainda mais disputado, é a Praia do Preá (foto), a 11km de Jeri — eram centenas colorindo o céu com suas pipas. Outro lugar que reúne kitesurfistas é a Praia do Mangue Seco. Quem faz o passeio oeste vê uma multidão deslizando e até mesmo voando sobre a água, na foz do Rio Guriú.
7. Não resista a umas comprinhas
Jeri não é referência em compras, mas duvido que você passe pelas lojinhas da vila sem se encantar com alguma peça. Tem lojas de decoração que vendem desde estatuetas simpáticas de santos a redes e as lojas de roupas são voltadas, principalmente, para moda praia. Vendem vestidos, biquínis, sungas além de camisas com proteção solar — a compra mais responsável que já fiz na vida, bem interessante para os passeios de buggy e quadriciclo.
As crocheteiras do Ceará ficaram com boa parte do meu salário: tem várias lojas, com tops, saias, vestidos, chapéus, bolsas e até casaquinhos coloridos, lindos demais. E aposto que as obras de arte e os artesanatos expostos em panos na Rua Principal vão ganhar sua atenção.