Vila de Jericoacoara
A Vila de Jericoacoara é o motivo para a região ter se tornado um dos principais destinos turísticos do Brasil. Parece que não existe segunda-feira por lá: todo dia tem forró, tem praia, tem comida boa, tem uma atmosfera gostosa que, por mais que Jeri cresça, segue tendo esse jeitinho simples e intimista.
Cercadas por árvores, folhagens e pequenos prédios com teto de palha, as ruas são de areia na Vila de Jeri, e é fácil demais se adaptar ao chinelo de dedo life style. Vai parecer um sacrifício ter que vestir calçados depois.
Existem três ruas principais por lá, perpendiculares: a São Francisco, a Principal e a Rua do Forró. Ligando-as, tem uma série de ruelas com nomes lindos e apropriados, como Beco das Flores e Beco Doce. Turistas não podem entrar de carro na Vila de Jeri e mesmo os moradores não podem estacionar seu carro nas ruas, que são muito estreitas.
Na Vila de Jericoacoara, ficam algumas atrações importantes da região, como a Praia de Jericoacoara e a Praia da Malhada, a Igreja de Jericoacoara, as trilhas para a Pedra Furada e Duna do Pôr do Sol.
Ela também concentra a maior parte dos restaurantes — veja onde comer em Jeri —, dos hotéis e pousadas e das lojinhas da região. Artistas estendem panos para expor suas telas vibrantes na areia ou usam carrinhos de mão para vender conchas de diferentes formatos. O comércio é bem democrático, tem lojas só com peças a R$ 10 e outras de grife onde um chapéu pode passar de R$ 500.
O que ganhou meu coração foram as lojas de decoração, que vendem de santinhos a redes, e as lojas de crochê. Minha vontade era gastar o salário nas blusinhas feitas artesanalmente com essa técnica.
A vila é o point da noite de Jericoacoara, em pontos como o Café Jeri ou nos bares, que tocam samba, MPB e, principalmente, forró. Aqui cabe uma crítica — é tanto bar colocando música ao vivo, com microfone e caixa de som, que gera poluição sonora à noite.
A Praça Central também é um charme, com o letreiro da cidade e uma jangada cenográfica. Lá é montado palco para apresentações musicais e, no entorno, tem uma série de restaurantes e bares. Além das sorveterias deliciosas — um dos meus programas favoritos da noite era pegar sorvete de queijo com goiabada na Gelato e Grano, comer na pracinha e observar os jumentos circulando livremente pela vila, comendo as folhagens das lojas hehehe. Eles não têm dono, circulam livremente entre o Parque Nacional de Jericoacoara e a vila.
Por ali, também ficam as agências que vendem passeios de buggy, quadriciclo ou 4x4 para visitar as lagoas e demais atrações da região.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Jericoacoara
- Villa Medina Jeri
- Villa Chic Hostel Pousada
- Residence Bons Ventos Jeri
- Pousada Por do Sol
- My Blue Hotel