Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Árvore da Preguiça

A Árvore da Preguiça é um vegetal de mangue que teve suas raízes moldadas pelos fortes ventos do Ceará. Localizada entre a Vila de Jeri e a Praia do Preá, a impressão que dá é que ela está se espreguiçando largamente para um lado. Claro que eu fiz a foto imitando — e quase pude ouvir a voz da minha mãe dizendo: "duas preguiçosas" hehehe.

Conocarpus erectus é o nome científico da árvore. Tem um quê de mistério a existência dessa árvore ali, sem nenhum manguezal em volta. Segundo informações do ICMBio, instituto que é responsável pelo Parque Nacional de Jericoacoara, é provável que a árvore esteja ali para testemunhar a história do lugar, que mudou muito nos últimos anos.

Árvore da Preguiça

Um morador de 95 anos relatou aos servidores que, em um tempo beeem longínquo, o tímido Riacho Doce que corre ali do lado era tão largo que barcos vinham do mar e iam até o Guriú subindo o rio. "Tão grande quanto o rio das memórias de Seu Zé Diogo pode ter sido o manguezal que ali existiu e abrigou, em suas bordas, a nossa Árvore da Preguiça", postaram nas redes sociais. Bonito, né?

Os turistas se embrenhavam entre as raízes da árvore para tirar fotos até pouco tempo atrás, o que prejudicava o vegetal. Hoje, tem postezinhos e uma corda delimitando até onde as pessoas podem ir. Se os fiscais do Parque Nacional virem alguém entre os galhos, podem aplicar multa, tanto ao turista quanto ao seu guia.

É bom mesmo que ninguém atrapalhe a árvore em seu merecido descanso.

Essa atração normalmente faz parte do itinerário do Passeio Leste

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Jericoacoara

Árvore da Preguiça

Jericoacoara