Jericoacoara
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Lagoas e praias de Jericoacoara

Você prefere água salgada ou água doce? Em Jericoacoara, pode escolher. 

Mas a minha dica é intercalar os dias de lagoa com os dias de praia, aproveitando o há de melhor em cada um. 

Praias de Jericoacoara

A faixa de litoral em Jericoacoara é bem extensa. O mar não é translúcido como Maragogi, em Alagoas, e outros destinos do Nordeste, mas tem uma temperatura amena e proporciona banhos muito gostosos.

 São três as praias mais conhecidas:

  • Praia de Jericoacoara: é a orla junto à vila e tem a melhor infraestrutura para os visitantes, com restaurantes à sombra de árvores, hotéis pé na areia e ambulantes vendendo de tudo. O entardecer é lindo por ali, o sol se põe no mar. Também vale caminhar até a Duna do Pôr do Sol
  • Praia da Malhada: fica no canto leste da vila, vizinha da Praia de Jeri, mas bem menos frequentada e sem nada de infraestrutura. O cenário muda totalmente também, tendo como moldura os paredões do Morro do Serrote. A Malhada é caminho para a Pedra Furada.
  • Praia do Preá: fica na Vila do Preá, um vilarejo a 12 km de Jeri. É uma praia com ventos fortes, muito frequentada por kitesurfistas. Em razão de preço, tem pessoas que optam por ficar hospedadas por lá e ocasionalmente vão a Jeri — mas não tem o mesmo charme da vizinha.

Se você tem mais tempo em Jeri, eu aconselho passar uma tarde na Barrinha, a 22 km da Vila de Jeri. Tem todo um jeito de praia de pescadores, boa comida... E rola um pôr do sol lindo nas dunas, dos mais incríveis da região. 

Lagoas de Jericoacoara

Jericoacoara não é um destino conhecido apenas pela vila charmosa e pelo mar. As lagoas são parte importante do roteiro de quem visita Jeri e não podem ficar fora do roteiro. 

Os restaurantes colocam cadeiras e guarda-sóis na areia, redes dentro da água, e oferecem toda estrutura para passar um dia inteiro, literalmente, de boa na lagoa — não pude evitar hehehe.

No passeio leste de Jeri, fica a grande Lagoa de Jijoca, com 57 quilômetros de perímetro. Ela se divide em duas partes mais conhecidas:

  • Lagoa do Paraíso (foto): nem vou fingir imparcialidade, essa é imperdível. Ela tem a coloração mais bonita entre as lagoas da região, com tons de verde, azul-claro e azul-escuro se misturando. A lagoa tem água morna e é bem calminha. Além dos restaurantes mais simples, ali fica o beach club mais badalado da região, o Alchymist
  • Lagoa Azul: Você já começa a entrar no clima na chegada, quando deixa o carro ou o buggy em um estacionamento na areia e atravessa a lagoa com uma jangada a vela para acessar a área balneável. A água é muito gostosa, sem ondas; por mim, estava boiando lá até hoje.

Lagoas e praias de Jericoacoara

Nesse roteiro, ainda ficam as lagos interdunares do Amâncio, que enchem no período de chuvas, e os beach clubs Lagun Beach e do Buraco Azul, que são lagoas artificiais com restaurante e uma série de atrativos, como tirolesa e voo de helicóptero.

Depois de atravessar um rio salgado de balsa, passar por mangues retorcidos e dunas majestosas, o passeio oeste também tem seu grand finale em lagoa. Na verdade, há duas opções:

  • Lagoa da Tatajuba: é, disparado, a lagoa mais conhecida do litoral oeste. Tem 12 restaurantes no seu entorno, que colocam mesas dentro e fora da água. Quem quiser pode aproveitar para alugar um caiaque ou uma prancha de stand up ou escorregar em toboágua que vai parar dentro da lagoa.
  • Lagoa da Torta (foto): fora dos roteiros tradicionais de Jericoacoara, é um lugar para quem quer fugir do agito e não tem medo de pegar chão. Fica ainda depois da Lagoa de Tatajuba, dá cerca de uma hora e meia da Vila de Jeri. É bem tranquila e dá para alugar equipamento de windsurf.

Lagoas e praias de Jericoacoara

Tours que passam pelas lagoas de Jericoacoara

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Jericoacoara