O que fazer na Cidade do Cabo!
A Cidade do Cabo, em inglês Cape Town, é a segunda maior cidade da África do Sul e um destino imperdível no país. Ouso dizer que é uma das cidades mais bonitas do mundo e um roteiro pelo sul da África que não contemple a cidade certamente não estará completo.
Com uma beleza natural impressionante, a Cidade do Cabo está cercada por um mar de cor clarinha e por uma cadeia de montanhas próxima do litoral que torna a paisagem estonteante. É um destino que nos ganha com facilidade: que tem paisagens naturais maravilhosas, vinícolas, parques, praias lindas, um povo acolhedor, comida fresca e história.
Além da própria Cidade do Cabo ser bonita, interessante e cheia de pontos turísticos, ela está próxima de outros destinos igualmente atraentes, como a Península do Cabo e cidades produtoras de vinho, como Stellenbosch e Franschoek. Portanto, ao planejar quanto tempo ficar na região, lembre-se que agregará muito ao seu roteiro incluir também os passeios que você poderá fazer pelas redondezas na cidade. Sugiro ficar 5 dias na Cidade do Cabo, mas se você tiver mais tempo, ainda melhor, porque poderá fazer tudo com calma.

Confira abaixo todas as nossas dicas sobre a Cidade do Cabo!
Onde ficar na Cidade do Cabo
A Cidade do Cabo é um destino bem espalhado e com grande diversidade de hotéis, mas a área mais conhecida para hospedagem e com mais diversidade de hotéis é a região do Waterfront, que reúne muitos restaurante e boa parte do comércio. Ficar por ali é ótimo! Caso prefira ficar mais próximo às praias, Camps Bay ou Sea Point podem ser também uma excelente ideia!
Confira abaixo as nossas dicas de hotéis na Cidade do Cabo para a sua próxima viagem!
O que ver e fazer na Cidade do Cabo
1. Subir a Table Mountain a pé ou pelas trilhas
A Table Mountain ou Montanha da Mesa é uma das grandes atrações de toda a África do Sul. Ela faz parte do Parque Nacional Table Mountain, que se destaca por um planalto com 3 mil metros de extensão. O parque é bem amplo e em Cape Town, o grande destaque dele é a montanha que dá nome ao parque nacional: Table Mountain. Essa montanha é o pano de fundo de muitas fotografias da cidade e com razão, ela é lindíssima!
Para acessar a montanha, você pode subir por diferentes trilhas ou também pelo teleférico, que tem um bondinho que gira a 360 graus. A vista de cima da Table Mountain é simplesmente maravilhosa e com certeza vale a pena incluir no roteiro. Nos dias de céu aberto, você consegue admirar bem distante e observar as praias da Cidade do Cabo por um ângulo incrível! Atenção apenas ao fato de que em dias de tempo instável, o bondinho pode não funcionar, acarretando em filas nos dias subsequentes em que o bondinho abrir. Minha sugestão é que você visite a atração na primeira oportunidade que tiver, vale muito a pena!

2. Conhecer V&A Waterfront
O V&A Waterfront é a parte mais turística e com mais entretenimento da Cidade do Cabo. O espaço é bem amplo e reúne vários atrativos, como um shopping, hotéis, muitos restaurantes e lojas, o Zeitz MOCAA (Museu de Arte Africana Contemporânea), o aquário Two Oceans, Time Out Market e ser o ponto de saída dos barcos para Robben Island. É realmente um espaço cheio de vida, em que você sempre vai achar um local para comer!
Seja pela manhã, no fim da tarde ou à noite, o Waterfront está sempre animado. Ficar hospedado próximo dele também é uma ótima ideia porque é um local que reúne muitos restaurantes e atrativos turísticos.

3. Visitar Robben Island
Robben Island é uma ilha próxima da Cidade do Cabo que funcionou como prisão durante os anos do Apartheid. O local é considerado patrimônio da UNESCO e está aberto à visitação! É um dos atrativos mais importantes da África do Sul por sua história e por ter sido uma prisão de segurança máxima àqueles que se opuseram ao sistema político, como Nelson Mandela. O passeio à ilha-prisão é composto por um período visitando a área externa, seguido de um período com uma visita guiada por um ex-prisioneiro pela parte interna da prisão. A visita é um passeio bem pesado e triste, mas que permite entender a situação a que os prisioneiros foram submetidos e como isso culminou em mudanças políticas e institucionais da África do Sul.
Os barcos para visitar Robben Island partem do Waterfront e é recomendado que você compre o seu ingresso com antecedência - os barcos do primeiro horário da manhã costumam ser os mais concorridos.
4. Conhecer Camps Bay e outras praias do Cabo
A Cidade do Cabo é cheia de praias lindas: Clifton Beaches, quatro pequenas praias de areia clara uma ao lado da outra, Saunders’ Rock, que tem bastante pedra mas piscinas naturais, Muizenberg Beach, muito procurada para surf, e a mais famosa delas, que é Camps Bay. Camps Bay, além da praia em si que é linda, tem uma piscina natural muito gostosa, é também um bairro com uma vibe muito descontraída, bares e restaurantes gostosos para se sentar curtindo a vista do mar.

O que nem todo mundo sabe antes de visitar as praias da Cidade do Cabo é que suas águas são bastante geladas e mesmo em dias de temperaturas altas, o mergulho no mar pode ser difícil. Ainda assim, frequentar praias como as quatro Clifton e Camps Bay, é uma atividade muito popular, principalmente no verão, porque muita gente fica apenas curtindo o sol e a areia mesmo.
No litoral da Cidade do Cabo não é incomum que você encontre também piscinas naturais ou até piscinas públicas próximas ao mar. As praias do Cabo costumam ter guarda-vidas e bandeiras que sinalizam as condições climáticas naquele momento através de bandeiras coloridas. É importante ter ciência de que há riscos de tubarões aparecerem, por isso algumas praias costumam ter pessoas dedicadas a observar o mar e quando algum sinal de perigo, alertas são emitidos.
5. Assistir ao pôr-do-sol em Signal Hill ou Lion's Head
Admirar o pôr-do-sol é uma atividade bem popular na Cidade do Cabo porque sol se põe no mar, tornando o fim de tarde um espetáculo lindo de se acompanhar. Ao longo do litoral, especialmente em Camps Bay e Clifton Beaches, você pode ver um lindo pôr-do-sol, mas existem lugares ainda mais famosos para isso, entre eles Signal Hill, um ponto clássico da cidade para curtir o fim de tarde com uma vista panorâmica linda. O acesso ao local é fácil, pode ser feito de carro, e a vista é realmente linda.
Outro ponto popular para ver o fim de tarde é Lion's Head, uma das trilhas mais conhecidas para se fazer na Cidade do Cabo. São cerca de 5,5 km de trilha no total, mas é necessário algum preparo para fazê-la — se quiser algo mais simples e rápido, melhor optar por Signal Hill.

6. Conhecer o Kirstenbosch National Botanical Garden
O Jardim Botânico da Cidade do Cabo, chamado de Kirstenbosch, é um dos passeios mais interessantes da cidade para quem gosta de conhecer a flora local. A África tem muitas espécies de plantas que não temos no Brasil e um passeio pelo parque oferecerá a oportunidade de se aprofundar também nesse lado da cultura local. O local é lindo, bem cuidado, ótimo também para descansar ou fazer um pique-nique.

O Kirstenbosch National Botanical Garden tem jardins focados na flora nativa sul-africana e por lá você encontrará provavelmente a protea-real, a flor nacional do país. O parque é um respiro no meio da cidade e fica "atrás" da Table Mountain, que recebe mais chuvas e tem mais verde, enquanto o lado da Table Mountain voltado para o mar é mais seco.
7. Fazer um passeio na península do Cabo até o Cabo da Boa Esperança (imperdível)
A Península do Cabo é uma área que se estende da Cidade do Cabo até Cabo da Boa Esperança, antigamente conhecido como Cabo das Tormentas. A península é cheia de praias e cenários belíssimos que não devem ficar fora do seu roteiro pela África do Sul. Em um único dia passeando por essa região, você vai poder conhecer lindas praias, mirantes, penhascos e paisagens icônicas. Boa parte da Península do Cabo faz parte do Table Mountain National Park, inclusive Cabe Point, um ponto panorâmico em um penhasco, que tem um farol bem antigo. Você pode fazer esse passeio com agências de passeio ou alugar um carro e fazê-lo por conta própria. São muitas imagens lindas pelo caminho e você provavelmente vai querer parar várias vezes para admirar. O visual é realmente de tirar o fôlego.

Ao longo de um dia pela península do Cabo você pode passar por vários pontos de interesse lindos. Sugiro começar o dia por Muizenberg, que é uma praia bem extensa e muito utilizada para surf. Depois siga por Simon's Town, uma cidadezinha onde você pode tomar café da manhã, antes de seguir para Boulder's Beach, um dos pontos turísticos mais famosos da África do Sul. Nessa praia você caminha por algumas passarelas até chegar próximo ao mar, onde ficam pinguins africanos!

Depois siga para o Table Mountain National Park (mas cuidado com os babuínos), onde você pode visitar o Cabo da Boa Esperança e tirar foto com a icônica placa que ali fica, e subir a pé ou de funicular até o farol que sinaliza Cape Point. A vista dessa região é linda e com certeza renderá belas fotos. Toda essa área do parque costuma ter muito vento — vale de repente um casaco leve para se proteger do vento.
No retorno para a Cidade do Cabo, você pode parar para tirar fotos de Long Beach antes de entrar na Chapman's Peak Drive, que é uma rota cênica maravilhosa! Nessa estrada você pode ir parando nos seus mirantes, cada um deles com uma visão diferente e arrebatadora! Siga por Hout Bay e admire o visual até Camps Bay, onde você pode terminar o dia admirando o fim de tarde!

8. Conhecer a região de Constantia
Constantia é uma região da Cidade do Cabo considerada o berço da viticultura na África do Sul. Como a região está inserida na própria cidade é muito fácil ir do centro da Cidade do Cabo até Constantia para visitar suas vinícolas ou premiados restaurantes. A rota do vinho de Constantia é uma região muito gostosa para passear, tem clima ameno, áreas arborizadas e muitos vinhedos. Constantia mistura vinícolas históricas e boutique a excelentes restaurantes, então para quem quer comer e beber bem, esse certamente é um dos melhores lugares do país.

Você pode fazer um roteirinho pela região que contemple diferentes vinícolas, entre elas a Groot Constantia, fundada em 1685, Klein Constantia, Beau Constantia e outras várias. A Groot Constantia, que já estive, tem um espaço ótimo para almoçar, degustar vinhos e ter um agradável dia ao ar livre! Ela tem dois restaurantes diferentes, um centro de degustação e muitos espaçosos ao ar livre, que tornam o local perfeito para um almoço e degustação em um dia de tempo aberto.
9. Fazer um passeio no ônibus de dois andares
Os ônibus vermelhos de dois andares são uma atração popular em muitos destinos mundo afora e na África do Sul eles são uma mão na roda para explorar a cidade, porque a Cidade do Cabo é bem espalhada. Além disso, eles oferecem diferentes rotas e até uma rota por Constantia, facilitando a vida de quem quer beber alguns vinhos. Acho uma excelente estratégia começar sua viagem fazer um dia de passeios nos ônibus de dois andares, porque assim você poderá fazer um reconhecimento geral da região e depois definir quais são os lugares que deseja voltar para explorar melhor.
10. Visitar Boo-kap
Boo-Kap é um bairro residencial da Cidade do Cabo, famoso por suas casas de pinturas coloridas e pela forte presença da cultura muçulmana na região. Não há tantos atrativos para visitar no bairro, mas vale a pena conhecê-lo para tirar foto das fachadas coloridas das casas, que cada vez se tornam mais populares.

11. Fazer trilhas e caminhadas
A Cidade do Cabo é um destino incrível para quem deseja fazer trilhas e caminhadas. A paisagem, sempre bonita como pano de fundo, é um incentivo àqueles que gostam de praticar atividades ao ar livre, trekkings e caminhadas.
Para quem procura por uma atividade leve e sem grande dificuldade, eu sugiro fazer uma caminhada entre Camps Bay até Sea Point, percorrendo as praias que ficam ao longo desse trecho. Se você procura algo com uma intensidade maior, você pode fazer a tradicional trilha de Lion's Head ou as trilhas para subir a Table Mountain — existem várias opções de trilha para subir a montanha, começando por diferentes áreas da cidade e com diferentes níveis de dificuldade. Se você gosta desse tipo de atividade, vale certamente a pena! E para descer a Table Mountain, você pode utilizar o teleférico!

Em Cape Point, uma trilha bacana é a que liga o Cabo da Boa Esperança ao Cape Point! Ou, se preferir algo mais avançado, planeje-se para a fazer a Cape of Good Hope Trail, que inclui até um pernoite!
12. Conhecer as vinícolas de Stellenbosch, Paarl e Franschoek
Franschoek, Paarl e Stellenbosch são três cidades vizinhas da Cidade do Cabo, conhecidas por seu potencial na produção de vinhos e pelos bons restaurantes. Elas fazem parte de uma região chamada Cape Winelands, uma das regiões produtoras de vinhos da África do Sul, com vinícolas excelentes! Para quem quer comer bem, essas três cidades também reúnem muitos restaurantes de qualidade, vários deles considerados os melhores do país.

Seja para visitar essa região por algumas horas, fazendo um passeio de um dia a partir da Cidade do Cabo, ou para ficar por lá alguns dias, conhecer as vinícolas do Cabo é uma escolha maravilhosa! A África do Sul tem muitos vinhos premiados e é conhecida por vinhos como Chenin Blanc e Pinotage. Suas vinícolas, muitas vezes cercadas por montanhas, são um excelente passeio para os dias de céu bonito e para fazer uma refeição ao ar livre.
Já fiquei por alguns dias em Franshoek, mas foi Stellenbosch que mais gostei de conhecer. A pequena cidade é animada, tem bares nas ruas e um clima amistoso extremamente animado. Vale a pena demais incluir no roteiro!
Passeios para fazer na Cidade do Cabo
Existe uma grande diversidade de passeios para fazer em Cape Town e vários deles podem te ajudar a conhecer melhor a cidade. Um passeio que acho muito válido fazer é com o ônibus turístico da Cidade do Cabo, aqueles ônibus de dois andares que percorrem os principais pontos turísticos de um destino.
Caso prefira algo mais intimista, pode ser uma boa ideia fazer um tour privado pela Cidade do Cabo e pela Table Mountain, que será uma experiência apenas para o seu grupo de pessoas. Sem dúvidas, recomendo um passeio para o Cabo da Boa Esperança ou um tour privado pela península do Cabo, que tem algumas das paisagens mais lindas da África! Um tour pelos vinhedos por Stellenbosch certamente deixará sua viagem ainda mais rica e saborosa.
Onde Comer na Cidade do Cabo
Escolher onde comer na Cidade do Cabo não é uma escolha fácil, simplesmente porque existem muitas opções boas e restaurantes maravilhosos! Na gastronomia sul-africana você encontrará pratos com peixes e frutos do mar frescos, já que a cidade está à beira-mar e também o tradicional braai, que é uma espécie de churrasco, não apenas porque o que se come é carne grelhada, mas também pelo aspecto social, de reunir as pessoas.
Você encontrará também muitos restaurantes de gastronomia variada: não será difícil ver nos cardápios massas, pizzas, hambúrgueres, saladas etc. Come-se muito bem na África do Sul e sem pagar tanto por isso.
Confira aqui alguns restaurantes de Cape Town que visitamos e indicamos:
- Willoughby & Co. (V&A Waterfront) - restaurante de comida japonesa bem com opções mais tradicionais ou mais contemporâneas.
- Time Out Market (V&A Waterfront) - esse é um mercado presente em outras cidades pelo mundo e reúne vários restaurantes com diferentes tipos de comida, inclusive de chefs renomados, mas com versões mais populares. É uma alternativa quando se está em grupo, mas cada um quer comer uma coisa diferente.
- Mojo Market (Sea Point) - Ele tem uma proposta parecida com o Time Out Market e uma vibe bem descontraída. Por ali você pode comer desde ostras a hambúrguers e há dezenas de outras possibilidades.
- Tiger's Milk (V&A Waterfront) - é uma rede conhecida na África do Sul, com opções variadas no cardápio, como carnes, massas, saladas, hambúrgueres e pizzas. É um restaurante casual, com bastante gente que vai para beber uma cerveja.
- Jonkershuis Constantia (na vinícola Groot Constantia) - Esse é um restaurante descontraído e informal da Groot Constantia. Eles têm várias mesas ao lado de fora do restaurante, perfeitas para comer enquanto se toma um vinho do próprio local. Seu cardápio é variado, com a opção de escolher os pratos da semana. Os preços foram menos honestos e o ambiente muito gostoso!
- La Colombe (Constantia) - O La Colombe é um ícone da gastronomia sul-africana e um dos restaurantes mais premiados no país. Não é simples conseguir uma reserva nele (e nem barato para comer), mas anos atrás tivemos uma experiência incrível por lá, em um menu degustação. Hoje o grupo La Colombe tem vários outros restaurantes na região e caso você não consiga comer nele, há alternativas do mesmo grupo não só na Cidade do Cabo, como em cidades vizinhas. Geralmente, os restaurantes do grupo são voltados para a gastronomia contemporânea e sazonal, usando e abusando da mistura de ingredientes fora do convencional.
- Harbour House (V&A Waterfront) - Para quem quer comer peixes e frutos do mar, essa é uma boa escolha no Waterfront. O restaurante faz um estilo mais elegante, com um cardápio grande e com pratos mais clássico, com foco em mariscos e peixes.
- The Waterside (V&A Waterfront) - Esse restaurante é sofisticado e conhecido como um dos melhores da Cidade do Cabo, ao lado do irmão que fica no segundo andar, o Pier (ambos parte do grupo La Colombe). Nele são servidos pratos criativos da cozinha contemporânea em um menu degustação. É altamente recomendado fazer reserva antes! Os pratos servidos no local são belíssimos e o serviço é extremamente atencioso!
- Marble (V&A Waterfront) - o Marble é uma boa escolha para quem quer um restaurante sofisticado focado em carnes. Não conheci a unidade da Cidade do Cabo, mas comi no restaurante de Joanesburgo e tive uma ótima experiência! Achei o preço bem compatível com a qualidade do lugar!
Transportes na Cidade do Cabo
A melhor forma de se locomover e conhecer as atrações da Cidade do Cabo dependerá um pouco do seu gosto pessoal ou do que oferece mais conforto para seu tipo de viagem.
Os ônibus serão certamente a forma mais econômica de transitar pela cidade, mas não tão confortáveis porque fazem várias paradas e podem demorar bastante até atingir o ponto que você deseja chegar. Aconselho a usar a Uber, presente na cidade e altamente difundida. Usei o serviço por diversas vezes, inclusive para distâncias longas, e correu tudo bem. Usei a Uber por diversas vezes, mas na África do Sul a Bolt (similar ao Uber) também é bem popular e muitas vezes tem tarifas melhores.
Para os turistas, uma ótima opção é pegar os ônibus de dois andares, que fazem rotas pela cidade pensando nas atrações turísticas que os visitantes desejam conhecer. É bem prático conhecer a Cape Town dessa maneira e gostoso também, já que você pode ficar ao ar livre, no segundo andar do automóvel.
Alugar um carro pode ser outra maneira bem interessante para conhecer a região, sobretudo se você tem planos de conhecer destinos vizinhos, como Stellenbosch, Cape Winelands ou ir até o Cabo da Boa Esperança ou Boulder's Beach. O que você deve considerar é que na África Sul dirige-se na mão inglesa, portanto a princípio pode não ser tão simples e causar alguma confusão mental. De toda maneira, caso vá alugar um carro, aconselho sempre a pegar um carro automático, porque isso já facilitará bastante a experiência. Leve também a sua PID (permissão internacional para dirigir), porque ela poderá ser requerida.
Camille Panzera
Capixaba e formada em Língua e Cultura Italiana, escreve sobre viagens há mais de 15 anos no Melhores Destinos. Visitou mais de 50 países, sempre curiosa por novas culturas e histórias. Apaixonada por idiomas, fotografias e séries, é versátil na escolha das férias: vai de grandes cidades a praias desertas e faz questão de conhecer a gastronomia local por onde passa.