Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
África do Sul
Camille Panzera Capixaba e formada em Língua e Cultura Italiana, escreve sobre viagens há mais de 15 anos no Melhores Destinos. Visitou mais de 50 países, sempre curiosa por novas culturas e histórias. Apaixonada por idiomas, fotografias e séries, é versátil na escolha das férias: vai de grandes cidades a praias desertas e faz questão de conhecer a gastronomia local por onde passa.

O que fazer em Joanesburgo

Joanesburgo ou Johannesburg, em inglês, é a maior cidade da África do Sul e o centro econômico do país. É uma cidade miscigenada, rica culturalmente, com muitos episódios marcantes em sua história e que ganhou popularidade e forasteiros de diversas partes do mundo quando foram descobertas grandes jazidas de ouro na região, que desempenhou um papel forte no seu desenvolvimento.

A cidade é a porta de entrada de muitas pessoas na África e também para quem deseja conhecer o Kruger, um dos melhores lugares no mundo para ver animais selvagens. Joanesburgo tem bairros modernos e luxuosos, mas tem também desigualdade e áreas carentes. É uma cidade intimamente ligada à história do país, à busca por direitos iguais e ao fim do apartheid, que foi o regime de segregação racial vigente no país por várias décadas. 

Na cidade, você encontrará bons restaurantes, centros comerciais com marcas de todo o mundo, espaços arborizados e um povo muito querido e acolhedor. Você ouvirá pessoas falando diversos idiomas — já que são 12 idiomas oficiais por lá. 

O que fazer em Joanesburgo

Onde ficar em Joanesburgo - nossas dicas hotéis

Os melhores hotéis de Joanesburgo estão concentrados em áreas como Sandton e Rosebank. Esses são dois dos bairros mais modernos da cidade, com edifícios de arquitetura inovadora e centros comerciais grandes, com o Sandton City e o Rosebank Mall — e são os dois bairros que recomendo para você ficar hospedado. 

Tanto Sandton como Rosebank são bons para quem quer ficar em uma área nova, segura, com bons centros comerciais e restaurantes. Joanesburgo é conhecida por sua insegurança, mas as áreas onde estão os shoppings, são alguns dos poucos lugares onde você percebe pessoas caminhando na rua. 

Minha hospedagem em Joanesburgo

Durante meus dias em Joanesburgo fiquei hospedada no The Maslow Hotel Sandton. Esse hotel fica no bairro de Sandton, próximo do Sandton City e ocupa uma área bem grande do bairro. Ele tinha um quarto espaçoso, café da manhã variado e de excelente qualidade, piscina gostosa ao ar livre, além de uma boa academia. O hotel tem uma boa localização e oferecia bastante silêncio para dormir! Gostei da experiência e ficaria lá novamente!

O que fazer em Joanesburgo

O que ver e fazer em Joanesburgo - nossas dicas de atrações mais legais

1. Visitar o Museu do Apartheid

O Museu do Apartheid é um dos principais pontos turísticos da África do Sul e uma atração essencial para entender a história do país. Ele é um museu com um amplo acervo sobre o que foi o regime do apartheid, como ele era aplicado, quais as suas consequências na sociedade e histórias reais da vida de quem viveu esse período da história. O museu tem imagens, textos, objetos e artigos relacionados ao tema, além de um grande espaço dedicado aos líderes que lutaram contra esse regime, dentre eles Nelson Mandela.

O que fazer em Joanesburgo

Uma visita ao Museu do Apartheid não é uma visita simples, o tema é sensível e impactante. O regime de segregação que perdurou por 46 anos teve um grande reflexo na vida das pessoas, sobretudo pessoas negras, que tinham seus direitos restritos e sofreram com episódios de violência. Entretanto, a existência do museu hoje, além de educar e relembrar o passado, tem como ideal que os episódios passados não se repitam e que a sociedade sul-africana siga cada vez mais igualitária e justa. O que fazer em Joanesburgo

2. Visitar Constitution Hill

Essa é uma outra atração de Joanesburgo para quem quer conhecer a história recente da África do Sul. Constitution Hill é um complexo de edifícios — durante o apartheid o espaço funcionou como prisão e abrigou inclusive Nelson Mandela e Mahatma Gandhi. Hoje o local é a sede da Corte Constitucional do país, símbolo da democracia sul-africana. 

Uma visita ao local permite observar o contraste entre os edifícios antigos e modernos, as mazelas do passado, mas também tem uma ideia de reconstrução e superação, que está muito ligada às mudanças na África do Sul nas décadas mais recentes.

O que fazer em Joanesburgo

3. Conhecer Soweto e a Casa de Mandela

Soweto não é só o nome da banda brasileira, é também uma sigla para SOuth WEstern TOwnships, ou seja, bairros do Sudoeste. É uma região ampla da cidade, com diferentes "bairros" e muito importante na história sul-africana. Foi uma região criada para abrigar a população negra nas proximidades de Joanesburgo e que acabou sendo palco de diferentes eventos de luta contra o Apartheid. Soweto é um local com cultura muito rica, que abriga pessoas de diferentes classes sociais e que muita gente compara às favelas brasileiras. 

O que fazer em Joanesburgo

Os passeios guiados em Soweto são muito comuns e incluem diferentes atrações:

  • Rua Vilakazi - é a rua mais famosa de Soweto, conhecida por já ter abrigado dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz - um feito único no mundo. Ali viveram Nelson Mandela e Desmond Tutu.
  • Casa de Nelson Mandela - A pequena casa onde vivia Mandela antes de ser preso é hoje um museu, com objetos e informações sobre a vida do líder sul-africano
  • Orlando Towers - As duas torres que hoje possuem enormes murais pintados, faziam parte de uma usina termoelétrica e atualmente, além das pinturas, possui algumas atividades, como bungee jump.
  • Museu Hector Pieterson - o museu e memorial que levam o nome de Hector Pieterson, estão localizados nas proximidades de onde foi morto o jovem Hector, um estudante de 12 anos, que faleceu durante um protesto contra a imposição do africâner como língua obrigatória nas escolas para negros. O museu e memorial são dedicados a preservar a memória do jovem, que se tornou um símbolo da violência durante o apartheid. 

O que fazer em Joanesburgo

4. Johannesburg Botanical Garden

O Jardim Botânico de Joanesburgo é um espaço verde da cidade muito legal para quem deseja fazer um passeio ao ar livre e conhecer um lado mais descontraído da metrópole. Não é uma atração tão difundida entre os turistas, mas os moradores locais adoram visitá-lo para espairecer, fazer um piquenique e relaxar. É um bom local para conhecer a flora local, para caminhadas e para conhecer esse lado verde da cidade. 

O que fazer em Joanesburgo

5. Conhecer os shoppings e fazer compras em Joanesburgo 

Em Joanesburgo, os shoppings não são simples centros comerciais, muitas vezes eles funcionam como centro urbano completo ou um pequeno bairro, não apenas com lojas, cafés e restaurantes, mas também com edifícios comerciais, hotéis e residências. Fala-se muito em segurança em Joanesburgo e como esses centros comerciais são privados, são locais que costumam oferecer também uma melhor segurança, e diferente de outras partes da cidade, você verá mais pessoas caminhando. 

O que fazer em Joanesburgo

Sandton City é um dos principais shoppings da África do Sul; por isso, é um ótimo local para fazer algumas comprinhas e também conhecer um de seus vários restaurantes. O shopping está em uma das áreas mais modernas da cidade, tem lojas de luxo, marcas internacionais e também do próprio país. Um dos pontos de destaque do centro comercial é a Nelson Mandela Square, uma praça com uma estátua de Nelson Mandela, uma das grandes personalidades do país. 

Outros dois centros comerciais interessantes para conhecer na cidade são o Rosebank Mall, que tem vários restaurantes bem legais, e Melrose Arch, que realmente é como um bairro completo, com uma área comercial fechada e outras várias ruas com lojas e restaurantes. 

O que fazer em Joanesburgo
As redondezas de Sandton City e Rosebank Mall, por exemplo, são dois dos melhores lugares para se hospedar em Joanesburgo, justamente por causa da diversidade de comércio, restaurantes e alternativas de lazer na cidade!

7. Fazer um passeio em Pretória

Pretória é o centro administrativo da África do Sul e ao visitar Joanesburgo, vale a pena fazer um passeio para conhecer também a cidade. Existem vários tours de um dia para conhecer os principais pontos turísticos de Pretoria e como a cidade tem um ritmo menos acelerado, pode ser um bom passeio para adicionar ao seu roteiro. 

Entre os destaques da cidade, conhecida por suas milhares de árvores de jacarandá, estão os Union Buildings, a sede do governo sul-africano, a Church Square, principal praça da cidade, o Voortrekker Monument, um monumento realmente impressionante que homenageia os pioneiros holandeses que chegaram à África do Sul, além da casa onde viveu Paul Kruger, líder africâner e importante figura da história do país. 

8. Visitar o Lion Park

O Lion Park é um parque a cerca de 1h de carro de Joanesburgo e pode ser a sua porta de entrada no mundo dos animais selvagens africanos. O parque tem fama internacional porque faz um trabalho de conservação, sobretudo voltado aos leões, mas possui também outros animais. Os animais que vivem no local estão em áreas delimitadas e possuem diferentes faixas de idade, incluindo filhotes. Ao visitar o local, você pode rodar com seu próprio carro ou com os veículos que o parque possui, além de leões, girafas e elefantes, por exemplo. Ele não oferece a experiência completa da vida selvagem, como um safari, mas pode ser uma opção interessante para ver animais de perto. 

9. Fazer um day safari

Caso não tenha inserido no roteiro alguns dias dedicados a um safári na África do Sul, você pode aproveitar um dos seus dias em Joanesburgo para fazer um day safari no parque de Pilanesberg. A reserva de Pilanesberg oferece uma experiência de game drive e está a cerca de 2h30/3h de carro de Joanesburgo e nela você poderá ver os big five, que são os animais mais buscados nas savanas africanas. 

Os passeios em Pilanesberg oferecidos pelas agências são geralmente feitos em veículos abertos, que permitem observar melhor os animais da reserva. Assim como em um safári, você verá os animais em seu ritmo natural de vida, descansando, caçando e interagindo com o ambiente de maneira natural. Pode ser uma ótima primeira experiência para quem gostaria de ver os animais africanos, com a vantagem de estar bem mais próximo de Joanesburgo do que o parque nacional do Kruger. 

O que fazer em Joanesburgo

Onde Comer em Joanesburgo

A gastronomia de Joanesburgo reflete a miscigenação cultural na qual o país está inserido.. Na cidade você verá restaurantes que servem pratos tradicionais da cozinha sul-africana, como o braai (uma espécie de churrasco), mas também restaurantes de várias partes do mundo. Não será difícil comer bem em sua viagem pelo país e será bem fácil encontrar restaurantes com carnes feitas em fogo aberto, ensopados, legumes, peixes e frutos do mar, pratos com milho e outros ingredientes familiares para quem vive no Brasil. 

O que fazer em Joanesburgo

Abaixo você confere algumas sugestões de restaurantes em Joanesburgo para comer durante a sua viagem!

  • Tasha's - boa opção para qualquer hora do dia, o Tasha's está em diferentes endereços da cidade, serve café, almoço e jantar, com várias opções diferentes no cardápio!
  • Zioux - o bar e restaurante Zioux tem um ambiente muito bonito e um cardápio com pratos da gastronomia asiática, que inclui sushi, sashimi, além de outros vários pratos quentes.
  • Trumps - o restaurante é um clássico em Joanesburgo e é famoso por servir diferentes cortes de carnes, preparados no grill. Por lá você poderá experimentar diferentes tipos de carne, como wagyu e tomahawk, além de diversos acompanhamentos. 
  • The Grillhouse - assim como o Trumps, o Grillhouse é uma steakhouse da África do Sul e está presente em alguns endereços da cidade. Suas carnes são bem preparadas, feitas no ponto escolhido pelo cliente. 
  • Marble - outro restaurante focado em carnes na brasa, mas que também serve peixes e pratos variados, o Marble é conhecido como um dos melhores restaurantes de Joanesburgo atualmente. Seu ambiente é moderno, tem uma vista bacana e o cardápio inclui vários drinks diferentes, além de uma extensa carta de vinhos. 

O que fazer em Joanesburgo

Transportes em Joanesburgo

Joanesburgo é uma cidade bem espalhada e, sendo bem honesta, é uma cidade para conhecer de carro. É difícil ver as pessoas caminhando pelas ruas da cidade, mesmo quando a distância é curta. Alugar um carro pode ser uma boa ideia para te trazer conforto durante seus dias por lá, mas caso não queira alugá-lo você pode recorrer a aplicativos de transporte, como Uber ou Bolt, que são amplamente difundidos no país. Usei a Uber durante os dias que estive em Joanesburgo e funcionou muito bem! Fui para diferentes destinos da cidade com o app e achei seguro também. 

Uma outra alternativa que usei e também gostei foi o ônibus turístico de Joanesburgo, o famoso ônibus vermelho de dois andares, que percorre um roteiro voltado para as atrações turísticas da cidade. Com ele você poderá conhecer com facilidade os principais pontos turísticos de Joanesburgo. 

Segurança em Joanesburgo

Esse é um tema quase inevitável de comentarmos, afinal, é um assunto importante de entender ao visitar a África do Sul. O país tem fama de ser inseguro e é pouco comum ver pessoas caminhando em vários dos bairros da cidade. De fato, o país tem problemas de segurança, mas isso não quer dizer que ao viajar para lá você estará correndo perigo iminente. No Brasil os episódios de violência, roubo e furto são bastante comuns nas grandes cidades brasileira e a impressão que tive é que nas grandes cidades da Africa do Sul é similar. 

Durante meus dias no país não vi e nem vivi nenhum tipo de situação em que me senti insegura, mas vale tomar algumas precauções. Evite caminhar durante a noite por bairros com os quais você não tem familiaridade ou andar com pertences de alto valor aparente e/ou com o celular à mostra. Prefira fazer seus percursos de carro/Uber, sobretudo à noite. Evite caminhar sem um destino específico e use Uber ao invés de caminhar sozinho. A fama é de que bairros como Sandton, Rosebank e Melrose são mais seguros porque possuem segurança privada em muitos pontos.  Os sul-africanos são muito solícitos e preocupados com turistas, então, caso tenha dúvidas, não hesite em consultar alguém da região.