A África do Sul é um país localizado no extremo sul do continente africano e se destaca pela beleza natural, diversidade de atrativos, por sua história e por seu povo acolhedor. É um país que desmistifica a imagem que muita gente tem da África, que quebra paradigmas e que impressiona por sua cultura, rica e própria.
Com mais de 63 milhões de habitantes e 12 idiomas oficiais, a África do Sul está dividida em 9 províncias e suas maiores cidades são Joanesburgo (Johannesburg), a Cidade do Cabo (Cape Town) e Durban. O país é um caldeirão de miscigenação, que abriga uma população dos povos originários africanos e descendentes da colonização europeia, sobretudo holandesa e inglesa.
Conhecida como “nação arco-íris” por sua mistura cultural, a África do Sul é um país com uma economia forte e uma ótima infraestrutura, mas que já enfrentou grandes desafios, como o apartheid, um sistema de segregação racial que perdurou por décadas. Um dos grandes símbolos do país foi e segue sendo Nelson Mandela, eleito presidente em 1994, nas primeiras eleições interraciais do país. Muito embora o passado do país nem sempre ofereça belas histórias, é entendendo o que ocorreu nas décadas passadas que o país deposita esperança em um futuro mais justo e igualitário.

As paisagens naturais sul-africanas impressionam os visitantes mais experientes, com suas montanhas monumentais, praias de águas claras, cachoeiras e parques nacionais onde é possível ver animais selvagens. A gastronomia não fica para trás e você encontrará excelentes restaurantes no país e ótimas vinícolas, sem precisar desembolsar tanto.
É difícil não se apaixonar por um lugar com paisagens tão incríveis, estradas à beira-mar que parecem de filme, que junta o Oceano Atlântico e Índico, e tem programas para todas as idades e gostos!
Informações essenciais sobre a África do Sul
- Nome oficial: República da África do Sul
- Capital da África do Sul: são três capitais - Pretória (executiva), Cidade do Cabo/Cape Town (legislativa) e Bloemfontein (judiciária)
- Preciso de visto para ir a África do Sul? Brasileiros não precisam de visto para visitar a África do Sul, mas o comprovante de vacinação da febre amarela é necessário
- Como chegar: Existem voos diretos do Brasil para Joanesburgo e Cidade do Cabo
- Moeda da África do Sul: Rand sul-africano
- Idiomas oficiais da África do Sul: afrikaans, inglês, isiNdebele, isiXhosa, isiZulu, Sepedi, Sesotho, Setswana, siSwati, Tshivenda, Xitsonga e Língua de Sinais Sul-Africana.
- Área: 1,2 milhão de quilômetros quadrados
Planejando uma viagem para a África do Sul
A África do Sul é um país grande e, portanto, muitas das pessoas que escolhem visitá-lo, conhecem mais de uma cidade. A cidade mais popular entre os turistas é Cape Town, que impressiona por suas paisagens naturais, e que muito perto tem atrativos como praias com pinguins, o Cabo da Boa Esperança e cidades viníferas.
Entretanto, uma viagem para a África do Sul que inclua somente Cape Town, provavelmente deixará de fora outros destinos interessantes, como Joanesburgo, que eu diria que se assemelha bastante a São Paulo se fôssemos comparar com o Brasil, e permite conhecer melhor o lado histórico e social do país. Já na região do Parque Nacional do Kruger, é tradicional entre aqueles que desejam fazer um safári na África do Sul — existem diferentes maneiras de fazer um safári e explicamos melhor sobre isso bem aqui.

Para além dessas cidades, Durban também é um destino bastante visitado e fica na costa leste da África do Sul, assim como a cênica Garden Route, ou Rota Jardim, uma rota de pouco mais de 200 quilômetros, com praias, falésias e florestas ao longo do caminho. O país ainda tem Pretória, a capital legislativa que vale um dia saindo de Joanesburgo, e Port Elizabeth, cidade costeira e que também pode ser porta de entrada para safáris.
Ao planejar sua viagem para a África do Sul, pense em quantos dias você pretende ficar no país, qual o tipo de turismo você gosta mais de fazer, quais são os passeios que você melhor se identifica, se quer passar alguns dias em safári, desbravando vinícolas, etc. Considere que o país é grande e alguns deslocamentos serão mais confortáveis se feitos em avião.
Outra informação a se considerar é que a África do Sul tem estradas boas e dependendo do trajeto, é uma ótima ideia viajar de carro, mas por lá utiliza-se a mão inglesa — ou seja, você precisará dirigir do lado direito do veículo. Recomendo muito que, ao alugar um carro, escolha um modelo automático!
O que ver e fazer na África do Sul
1. Visite a Cidade do Cabo (Cape Town)
Já conheci muitos lugares e amo muitas cidades pelo mundo, mas a Cidade do Cabo tem um lugarzinho especial no meu coração, tamanha sua beleza. É realmente difícil não se apaixonar pelo visual da cidade, suas praias e as cadeias de montanhas ao seu redor. Fique 5 dias na Cidade do Cabo porque você terá atividades para fazer todos os dias! Se quiser descansar, pegue praia por alguns dias, que é um ótimo programa para o verão, e use bastante protetor solar porque o sol ali é bem forte!

2. Admire a vida selvagem sul-africana e veja os Big 5!
A África do Sul é considerada um dos melhores destinos da África para admirar animais selvagens porque combina infraestrutura e um cenário natural belíssimo. Pensando em safári, o Parque Nacional Kruger é a grande referência no tema e é quase do tamanho de Sergipe. Para visitá-lo, você pode se valer de empresas que realizam os passeios diários para ver animais, que são chamados de “game drive”, ou pode alugar um carro e realizar a atividade por conta própria. Contei todos os detalhes da minha experiência de safári na África e nessa matéria te explico melhor como tudo funciona! A grande expectativa de quem faz um safári ou um game drive é ver os big five, que são os 5 animais mais emblemáticos dos safaris africanos, são eles: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.
Além do safári, a África do Sul também é ótima para observar baleias, pinguins e até fazer mergulho com tubarões.

3. Hospede-se em uma reserva privada
Quer ver animais bem de pertinho e se sentir no meio da selva? Que tal ficar hospedado em uma reserva? As reservas são propriedades privadas e em muitas delas existem hotéis, vários deles com vista para a vegetação e ocasionalmente para os animais, que vivem livres. Fiquei hospedada no Moditlo River Lodge e contei a experiência incrível que tive por lá! Ficando hospedado em uma reserva, a sua chance de ver os big five aumenta bastante e vale muito a pena a experiência!

4. Suba a Table Mountain
A Table Mountain ou Montanha da Mesa, é um parque nacional da África do Sul, o Parque Nacional Table Mountain, que se destaca por um planalto com 3 mil metros de extensão e mil metros de altitude. O parque é bastante amplo, vai até o Cabo da Boa Esperança, e seu ponto mais famoso é certamente a Montanha da Mesa, que se vê ao fundo nas fotos da Cidade do Cabo. Para subir essa montanha, você pode fazer uma trilha (que não é exatamente fácil) ou pode também subir através de um bondinho, que oferece uma paisagem maravilhosa! Se existe um passeio imperdível para fazer na África do Sul, digo com convicção que é esse! Você não vai se decepcionar com o visual e poderá caminhar por cima da montanha.

É um passeio para pessoas de todas as idades, que permite ver cenários maravilhosos e apreciar um pouco da beleza natural da África do Sul. Atente-se para o fato de que o bondinho funciona quando as condições climáticas o permitem de funcionar — se houver muito vento, por exemplo, ele não funciona! Isso significa ele pode ficar fechado por vários dias, como aconteceu em minha última viagem, o que faz que os dias de abertura muita gente opte por visitá-lo e formem-se longas filas. Por causa disso, eu recomendo que você compre os bilhetes "fura-fila", que são úteis principalmente no verão. Leia aqui todos os detalhes sobre a Table Mountain!
5. Faça um passeio por Cape Peninsula
A Cape Peninsula é a península que se estende ao longo da África do Sul, onde de um lado fica o Oceano Atlântico e do outro o Oceano Pacífico, até o ponto onde os dois oceanos se encontram, chamado de Cabo da Boa Esperança. Uma península, é uma extensão de terra que fica cercada por água dos dois lados, mas ligada ao continente, o que significa que ao passear pela Península do Cabo você verá muitas praias, encostas, vegetação abundante e visuais maravilhosos!

Você pode fazer esse passeio por conta própria, de carro, ou também com agências turísticas, porque é um passeio muito popular entre os turistas. Recomendo reservar um dia todinho do seu roteiro para esse passeio! Você pode escolher por onde quer começar o seu passeio e por onde quer terminar. Sugiro começar o dia pelo lado do leste, onde fica False Bay e Simon's Town, uma cidade à beira-mar onde você pode tomar um café e depois seguir para Boulder's Beach, uma praia cheia de pinguins! Siga o dia visitando o Cabo da Boa Esperança e Cape Point e retorne à Cidade do Cabo passando por Noordhoek Beach, Chapman's Peak, que é uma estrada cênica espetacular, com mirantes incríveis no caminho e Haut Bay.

6. Conheça a história do país visitando o Museu do Apartheid e Soweto, em Joanesburgo
A África do Sul é um país com uma democracia recente e cuja história está fortemente ligada ao Apartheid, que foi o sistema de segregação racial adotado entre 1948 e 1990. As leis e políticas públicas do apartheid determinavam onde as pessoas podiam viver, trabalhar e circular com base na cor de sua pele. O Museu do Apartheid, que fica em Joanesburgo, é um dos museus mais importantes da África, e mostra aos visitantes como esse sistema funcionava na prática, quais suas consequências e como os cidadãos eram afetados por ela. Uma visita ao museu é impactante, mas esclarece muitos pontos sobre a história do país.

Outro passeio em Joanesburgo que permite entender mais do contexto histórico do país é visitar Soweto, que em uma comparação simplista seria como as favelas brasileiras. O Soweto foi criado a partir da segregação do apartheid, pelo próprio estado, e hoje tem bairros estruturados, universidades e um dos maiores hospitais do mundo! Em Soweto fica a rua Vilakazi, conhecida por ser a única rua no mundo onde já viveram dois ganhadores do Nobel da Paz — nessa rua viveu o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela (hoje sua casa é um museu, a Mandela House) e também Tutu Desmond, líder religioso da África do Sul e um dos símbolos da luta contra o apartheid.
7. Explore as maravilhosas vinícolas da África do Sul!
Sabia que a África do Sul tem uma ligação profunda com a produção de vinhos? O começo dessa história se deu com a chegada dos holandeses na região do Cabo da Boa Esperança e ao longo dos séculos suas técnicas foram se desenvolvendo. A África do Sul figura entre os maiores produtores de vinho do mundo e a pinotage é uma variedade de uva criada na África do Sul, símbolo da viticultura nacional. Entre as principais cidades produtoras de vinho estão Stellenbosch, Franschoek, Paarl e Constantia, que fica na Cidade do Cabo e onde está a Groot Constantia, que é considerada a primeira vinícola do país (e ainda aberta a visitação).
Vale muito a pena reservar um momento do seu roteiro para conhecer vinícolas sul-africanas e você não precisa fazer longos deslocamentos para isso se estiver na Cidade do Cabo! Constantia está a poucos quilômetros do centro da Cidade do Cabo, enquanto Stellenbosch e Franschoek ficam ligeiramente mais distantes, mas têm uma enorme diversidade de vinícolas! Você pode fazer passeios de um dia para essas cidades ou mesmo se hospedar por alguns dias nessas pequenas cidades, que também são conhecidas por sua gastronomia refinada e por oferecerem alguns dos melhores restaurantes de todo o país!

8. Conheça a gastronomia da África do Sul
Uma viagem à África do Sul não estará completa sem você aproveitar um pouco de sua gastronomia. A cozinha do país reflete sua miscigenação cultural, com tradições aficanas e de sua colonização. Na cozinha do país você verá bastante milho, carnes grelhadas e ensopados, legumes, além de peixes e frutos do mar nas regiões costeiras. O braai, uma espécie de churrasco feito em fogo aberto, em que se utiliza diferentes carnes, é um dos símbolos da gastronomia local, assim como o malva pudding, uma sobremesa clássica e deliciosa! A cozinha sul-africana tem várias similaridades com a brasileira e não será difícil comer bem em sua viagem pelo país!

9. Faça uma viagem de carro pela Garden Route
A Garden Route é uma rota com cerca de 300 quilômetros de extensão que é conhecida por suas belezas naturais e paisagens cênicas. A rota está no sul do país ligando o Cabo Ocidental ao Cabo Oriental e percorre cenários como praias selvagens, florestas, lagos e pequenas cidades cheias de charme. É uma viagem muito legal para fazer de carro, fazendo várias paradas ao longo do caminho. Você pode começar sua viagem em Mossel Bay/Wilderness, que está a cerca de 400 km da Cidade do Cabo, indo até Storm River.

10. Visite Robben Island
Robben Island é uma ilha próxima da Cidade do Cabo que funcionou como prisão durante os anos do Apartheid. O local é considerado patrimônio da UNESCO e está aberto à visitação! É um dos atrativos mais importantes da África do Sul por sua história e por ter sido uma prisão de segurança máxima àqueles que se opuseram ao sistema político.
O local abrigou Nelson Mandela durante muitos anos e a visita à parte interna da prisão é feita com guias aprisionados no próprio local décadas atrás. O passeio inclui um trajeto de barco que é realizado com horários agendados — os ingressos são concorridos, sobretudo o do primeiro horário da manhã. A visita é impactante e ajuda a entender a história sul-africana.

11. Pule do maior bungee jump do mundo na África do Sul!
O maior bungee jump do mundo fica na África do Sul, ao longo da Garden Route, na ponte Bloukrans. São 216 metros de queda a partir do centro da ponte, que tem 400 metros de altura, e para quem gosta de adrenalina, certamente será uma experiência inesquecível não apenas pelo salto, mas também pela paisagem ao redor, que é espetacular!
Mapa da África do Sul e principais cidades
A África do Sul é um país grande no contexto do continente africano e as distâncias dentro do país são mais longas do que muita gente imagina. Para se locomover entre as cidades da África do Sul você pode utilizar um automóvel, já que as estradas por lá são muito boas, geralmente, ou também avião e até trens, dependendo da região.
Confira algumas distâncias entre as cidades da África do Sul:
- Joanesburgo a Pretória: 58 km de carro
- Joanesburgo a Hoedspruit: 450 km de carro ou 1h de voo
- Joanesburgo a Cidade do Cabo: 1400 km de carro ou 2h de voo aproximadamente
- Hoedspruit a Cidade do Cabo: 1850 km de carro ou 2h30 de voo
- Cidade do Cabo a Stellenbosch: 50 km de carro
- Cidade do Cabo a Durban: 1640 km de carro aproxidamente
- Cidade do Cabo ao Cabo da Boa Esperança: 70 km de carro

Tem mais dúvidas sobre a África do Sul? Leia todas as nossas dicas de quando ir à Africa do Sul, onde ficar na Cidade do Cabo e onde ficar em Joanesburgo!
Camille Panzera
Capixaba e formada em Língua e Cultura Italiana, escreve sobre viagens há mais de 15 anos no Melhores Destinos. Visitou mais de 50 países, sempre curiosa por novas culturas e histórias. Apaixonada por idiomas, fotografias e séries, é versátil na escolha das férias: vai de grandes cidades a praias desertas e faz questão de conhecer a gastronomia local por onde passa.