Como chegar a Florença
Para quem está no Brasil, é possível chegar ao Aeroporto Amerigo Vespucci - Firenze Peretola, em Florença, a partir de conexões em outros aeroportos europeus, já que não há voos diretos partindo do Brasil para a capital toscana. Para quem já está na Europa, chegar de avião também é uma ótima opção, já que existem voos de empresas low cost a preços baixíssimos. Há ainda a opção de trem, já que Florença tem uma das estações mais importantes da Itália: a Santa Maria Novella. Os que não têm pressa podem ainda chegar à capital toscana de ônibus, apesar de o transporte rodoviário ser menos popular por demorar mais do que os trens, de uma maneira geral.
Chegando de avião
O Aeroporto Amerigo Vespucci ou Firenze Peretola (FLR) recebe, diariamente, voos das principais cidades europeias, como Paris, Londres, Madri, Frankfurt, Roma e Viena. Aberto das 4h30 à 0h30, o aeroporto fica a 6 quilômetros de distância do centro de Florença. Para chegar até a cidade, existem quatro formas de transporte:
1. Ônibus
A parada de ônibus fica no fim da pista principal do aeroporto (1 minuto a pé). O bilhete, que custa 6 euros, pode ser comprado diretamente com o motorista. O serviço, operado pela Busitalia, funciona todos os dias, inclusive feriados, das 6h da manhã às 23h30. Entre 6h e 20h30, há ônibus a cada meia hora. A partir das 20h30, a cada hora (20h30, 21h30, 22h30 e 23h45). A parada final é a Via Santa Caterina da Siena, exatamente ao lado da principal estação de trem de Florença, a Santa Maria Novella. A viagem dura cerca de 30 minutos, dependendo do trânsito.
2. Táxi
O serviço é oferecido até o fechamento do aeroporto (0h30) e tem corridas tabeladas. As corridas até o centro custam 20 euros. Em feriados, 22 euros. Durante a madrugada, o serviço custa 23,30. Bagagens são cobradas: 1 euro cada peça.
3. Serviço de limusine
Duas empresas fazem o trajeto Aeroporto-Centro de Florença a partir de 60 euros. O preço varia de acordo com o modelo do carro e a quantidade de assentos disponíveis no veículo. O serviço é agendado pela internet. Sites: www.coave.it e www.rentcarinflorence.com
4. Aluguel de carros
As lojas de aluguel de carro ficam na saída do aeroporto, no Palagio degli Spini. O aeroporto oferece vans a cada 20 minutos para levar os passageiros até a área de aluguel de carro. Ao todo, são sete empresas: Auto Europa, Avis, Budget, Europcar, Hertz, Maggiore Nacional e Sixt.
Chegando de trem
A Itália tem uma boa malha de ferrovias e os trens costumam ser pontuais, então viajar dessa forma por lá é uma maneira prática e eficiente. A Toscana quase inteira é conectada por estações, então quem quiser pegar um trem para Florença não encontrará dificuldades. A estação Santa Maria Novella é uma das principais do país e a mais central de Florença (a menos de 1 km da Piazza del Duomo, coração da cidade).
De lá partem trens para toda a Itália, como Roma, e trens regionais, que conectam a capital toscana às outras cidades da região, como Pisa e Siena. Florença tem ainda três estações, mas pouco usadas e mais afastadas: Firenze Campo di Marte, mais usada por quem vai assistir a partidas de futebol no estádio Artemio Franchi; a Firenze Rifredi, pequena estação localizada a cerca de 10 km do centro histórico de Florença; e a Firenze Statuto, localizada perto da Fortezza da Basso.
Comprar bilhetes de trem na Toscana é bem simples: os trens regionais nunca estão cheios e é possível adquirir a passagem na hora da viagem. Elas são vendidas em guichês ou em máquinas e não têm data, podem ser usadas em um período de seis meses. Mas atenção: antes de embarcar, é necessário validar o bilhete, colocando-o em uma das várias máquinas de validação espalhadas pelas estações. As máquinas carimbam o passe, informando que você o validou para viajar naquele dia. Após a validação, você tem seis horas para embarcar. Caso o fiscal veja que o bilhete não está validado, uma multa poderá ser aplicada. Apesar de ser fácil e prático comprar os tíquetes, o ideal é sempre checar os horários com antecedência no site oficial da Trenitalia: www.trenitalia.com.
Também é possível comprar as passagens online (indicado para viagens mais longas, como Roma-Florença, quando os assentos são marcados). Outra opção é verificar se vale a pena comprar o Italia Pass, que oferece viagens ilimitadas pela Itália em pacotes de 3 a 10 dias, que custam a partir de 180 euros. O passe é vendido pela empresa Rail Europe (www.raileurope.com). Se você planeja visitar várias cidades, pode ser uma boa opção.
Chegando de ônibus
Apesar de não ser o meio mais popular de viagens na Itália, é possível viajar de outras cidades para Florença. Partindo de Roma, por exemplo, a viagem dura cerca de 4h e custa 25 euros. Já em viagens pela Toscana, o ônibus pode ser uma opção melhor, já que as distâncias são mais curtas e não se perde tanto tempo em estradas. De Pisa a Florença, a viagem demora 1h45 e custa 12 euros. Na maioria das vezes, o destino final em Florença é a estação Santa Maria Novella, central e a 5 minutos a pé do centro histórico da cidade. As estradas toscanas, apesar de não terem acostamento e serem bem estreitas, têm boas condições de asfalto e oferecem paisagens de tirar o fôlego. Você poderá pesquisar passagens de ônibus neste site: www.eurolines.it
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.