Florença

Como chegar a Florença

Para quem está no Brasil, é possível chegar ao Aeroporto Amerigo Vespucci - Firenze Peretola, em Florença, a partir de conexões em outros aeroportos europeus, já que não há voos diretos partindo do Brasil para a capital toscana. Para quem já está na Europa, chegar de avião também é uma ótima opção, já que existem voos de empresas low cost a preços baixíssimos. Há ainda a opção de trem, já que Florença tem uma das estações mais importantes da Itália: a Santa Maria Novella. Os que não têm pressa podem ainda chegar à capital toscana de ônibus, apesar de o transporte rodoviário ser menos popular por demorar mais do que os trens, de uma maneira geral.

Chegando de avião

O Aeroporto Amerigo Vespucci ou Firenze Peretola (FLR) recebe, diariamente, voos das principais cidades europeias, como Paris, Londres, Madri, Frankfurt, Roma e Viena. Aberto das 4h30 à 0h30, o aeroporto fica a 6 quilômetros de distância do centro de Florença. Para chegar até a cidade, existem quatro formas de transporte:

1. Ônibus

A parada de ônibus fica no fim da pista principal do aeroporto (1 minuto a pé). O bilhete, que custa 6 euros, pode ser comprado diretamente com o motorista. O serviço, operado pela Busitalia, funciona todos os dias, inclusive feriados, das 6h da manhã às 23h30. Entre 6h e 20h30, há ônibus a cada meia hora. A partir das 20h30, a cada hora (20h30, 21h30, 22h30 e 23h45). A parada final é a Via Santa Caterina da Siena, exatamente ao lado da principal estação de trem de Florença, a Santa Maria Novella. A viagem dura cerca de 30 minutos, dependendo do trânsito.

2. Táxi

O serviço é oferecido até o fechamento do aeroporto (0h30) e tem corridas tabeladas. As corridas até o centro custam 20 euros. Em feriados, 22 euros. Durante a madrugada, o serviço custa 23,30. Bagagens são cobradas: 1 euro cada peça. 

3. Serviço de limusine

Duas empresas fazem o trajeto Aeroporto-Centro de Florença a partir de 60 euros. O preço varia de acordo com o modelo do carro e a quantidade de assentos disponíveis no veículo. O serviço é agendado pela internet. Sites: www.coave.it e www.rentcarinflorence.com

4. Aluguel de carros

As lojas de aluguel de carro ficam na saída do aeroporto, no Palagio degli Spini. O aeroporto oferece vans a cada 20 minutos para levar os passageiros até a área de aluguel de carro. Ao todo, são sete empresas: Auto Europa, Avis, Budget, Europcar, Hertz, Maggiore Nacional e Sixt. 

Chegando de trem

A Itália tem uma boa malha de ferrovias e os trens costumam ser pontuais, então viajar dessa forma por lá é uma maneira prática e eficiente. A Toscana quase inteira é conectada por estações, então quem quiser pegar um trem para Florença não encontrará dificuldades. A estação Santa Maria Novella é uma das principais do país e a mais central de Florença (a menos de 1 km da Piazza del Duomo, coração da cidade). 

De lá partem trens para toda a Itália, como Roma, e trens regionais, que conectam a capital toscana às outras cidades da região, como Pisa e Siena. Florença tem ainda três estações, mas pouco usadas e mais afastadas: Firenze Campo di Marte, mais usada por quem vai assistir a partidas de futebol no estádio Artemio Franchi; a Firenze Rifredi, pequena estação localizada a cerca de 10 km do centro histórico de Florença; e a Firenze Statuto, localizada perto da Fortezza da Basso. 

Comprar bilhetes de trem na Toscana é bem simples: os trens regionais nunca estão cheios e é possível adquirir a passagem na hora da viagem. Elas são vendidas em guichês ou em máquinas e não têm data, podem ser usadas em um período de seis meses. Mas atenção: antes de embarcar, é necessário validar o bilhete, colocando-o em uma das várias máquinas de validação espalhadas pelas estações. As máquinas carimbam o passe, informando que você o validou para viajar naquele dia. Após a validação, você tem seis horas para embarcar. Caso o fiscal veja que o bilhete não está validado, uma multa poderá ser aplicada. Apesar de ser fácil e prático comprar os tíquetes, o ideal é sempre checar os horários com antecedência no site oficial da Trenitalia: www.trenitalia.com

Também é possível comprar as passagens online (indicado para viagens mais longas, como Roma-Florença, quando os assentos são marcados). Outra opção é verificar se vale a pena comprar o Italia Pass, que oferece viagens ilimitadas pela Itália em pacotes de 3 a 10 dias, que custam a partir de 180 euros. O passe é vendido pela empresa Rail Europe (www.raileurope.com). Se você planeja visitar várias cidades, pode ser uma boa opção.

Chegando de ônibus

Apesar de não ser o meio mais popular de viagens na Itália, é possível viajar de outras cidades para Florença. Partindo de Roma, por exemplo, a viagem dura cerca de 4h e custa 25 euros. Já em viagens pela Toscana, o ônibus pode ser uma opção melhor, já que as distâncias são mais curtas e não se perde tanto tempo em estradas. De Pisa a Florença, a viagem demora 1h45 e custa 12 euros. Na maioria das vezes, o destino final em Florença é a estação Santa Maria Novella, central e a 5 minutos a pé do centro histórico da cidade. As estradas toscanas, apesar de não terem acostamento e serem bem estreitas, têm boas condições de asfalto e oferecem paisagens de tirar o fôlego. Você poderá pesquisar passagens de ônibus neste site: www.eurolines.it

  • Aeroporto di Firenze Amerigo Vespucci (FLR)

    Nota:  de 10 (0)

    Moderno e razoavelmente grande, o aeroporto funciona das 4h30 à 0h30 e fica a uma distância de 6 quilômetros do centro de Florença. O espaço recebe voos das principais cidades europeias, como Paris, Viena, Madri, Londres e Lisboa, por exemplo, e tem fácil conexão com o centro da cidade: é possível pegar...

  • Stazione-firenze-santa-maria-novella

    Stazione Firenze Santa Maria Novella

    Nota:  de 10 (0)

    Com mais de 160 mil frequentadores por dia e localizada a menos de 10 minutos a pé da Piazza del Duomo, centro histórico de Florença, a estação Santa Maria Novella conecta a capital toscana a cidades do norte e do sul da Itália, o que faz dela uma ótima opção para viajantes. Por lá circulam mais de 400...

Tudo que você precisa saber sobre Florença!

Esse texto sobre Como chegar a Florença faz parte do guia de Florença no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Florença

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.