Melhores Destinos
Florença
Redação

Compras em Florença

Comprar em Florença é uma tarefa fácil para quem tem disposição: as ruas são cheias de lojas variadas, basta andar. Algumas delas, no entanto, são verdadeiros redutos de compras, com uma loja ao lado da outra. E a cidade é democrática: tem ruas chiquérrimas, outras menos caras e até mercadinhos onde se acha roupas por 5 euros. Durante o fim das estações, as lojas costumam fazer promoções para acabar com o estoque de roupas e sapatos, principalmente. No começo da primavera, por exemplo, é possível perceber muitas liquidações de botas, já que o inverno acabou e pouca gente se interessa por botas no início da primavera, quando já começa a esquentar. Em geral, as lojas são mais baratas do que no Brasil e, mesmo que o euro esteja caro, ainda vale mais a pena comprar lá. O horário do comércio é de 9h30 às 20h, podendo haver alterações de acordo com a loja. No verão, no entanto, o horário pode ser esticado um pouquinho. Algumas lojas fazem siesta e fecham para almoço.  

A Via Tornabuoni é a mais chique de lá, com lojas da Prada, Gucci, Tiffany, Rolex e Hermès, por exemplo. Já a Via Calimala é mais diversificada: tem lojas baratas e caras. Entre elas, Zara, Geox e Puma. A Via Roma, apesar de muito pequena, reúne algumas lojas bastante conhecidas e sofisticadas, como Miu Miu, Prada, Liu Jo, Massimo Dutti e Gucci. Para fechar o percurso das ruas de compras, a Via Calzauoli, onde você encontra maquiagens, sapatos, bolsas, malas, lingerie, cafés, óticas e muito mais. Além disso, a 30 quilômetros de Florença, o outlet The Mall atrai diversos turistas interessados em lojas luxuosas, como Prada e Gucci. O complexo oferece até 50% de desconto, mas achar peças por menos de 50 euros não é fácil.

Reembolso de impostos

Na Itália, você pode pedir o reembolso de impostos embutidos nos produtos comprados durante a viagem. Dessa forma, é possível receber até 13% do total gasto. Para conseguir o reembolso, você deve, primeiramente, pedir o Tax Refund Cheque na loja durante a compra (você pode juntar os cupons fiscais e pegar o Tax Refund Cheque depois também). Você receberá duas vias. Depois, no aeroporto, você deverá se dirigir à alfândega e mostrar o Tax Refund Cheque, o passaporte e as notas fiscais das compras. Pode ser que os funcionários peçam para ver os produtos comprados. Após conseguir o carimbo no Tax Refund Cheque, é só receber o dinheiro. Isso acontece em outro espaço, já depois do raio-x do embarque. O dinheiro, geralmente, é dado em euro, em espécie.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Florença