Israel
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Como chegar a Israel

Quem deseja visitar Israel deve se preparar para longas horas dentro de um avião. Para chegar ao país, localizado no Oriente Médio, ainda não há nenhuma opção de voo direto saindo do Brasil. A companhia aérea Latam já está com vendas abertas para o voo direto partindo de Guarulhos. O voo terá 13h de duração e tem saída de São Paulo programada para os dias de sábado, segunda e quarta-feira e retorno de Tel Aviv nos dias de domingo, terça e quinta. As passagens estão disponíveis com voos a partir de dezembro/2018.

Pesquisar passagens aéreas

As rotas oferecidas por enquanto passam obrigatoriamente ao menos por uma escala. O caminho mais comum é saindo do Brasil para a Europa, de onde há fartura de voos para Israel. A principal porta de entrada para voos internacionais é o Aeroporto Internacional de Ben Gurion, localizado na cidade de Lida, a apenas 20 km de Tel Aviv, principal centro financeiro do país.

O mais rápido trajeto entre Brasil e Israel é com saída da cidade de São Paulo, escala em Istambul e chegada em Tel Aviv. O tempo total do percurso é de 15h35 e o voo é operado diariamente pela Turkish Airlines. Outras opções são Air France, via Paris; Singapore, via Barcelona; Alitalia, via Roma; Ibéria, via Madri; Lufthansa, via Munique e Swiss, via Zurique. As opções são muitas para quem fará escala na Europa. Até 2011 a companhia Israelense El Al operava três voos semanais de São Paulo direto para Tel Aviv, porém todos foram cancelados.

É importante saber que, no momento do embarque no último destino que levará direto para Israel, há um controle rígido de segurança. Antes de entrar no avião, seja onde for a sua escala, você será sabatinado por guardas israelenses. As perguntas são para todos. Evite distrair-se, não minta em nenhuma hipótese e responda calmamente a todas as perguntas.

Passaporte e Visto

Cidadãos brasileiros não precisam de visto para visitar Israel. No entanto, o país exige que o viajante tenha um passaporte com, pelo menos, seis meses de validade a partir da data de entrada em Israel.

Passagem pela Imigração

Apesar de não haver necessidade de visto, todos os viajantes que chegam a Israel passam, obrigatoriamente, pelo processo de imigração. Ainda no avião, todos recebem um formulário (17L) que deve ser preenchido por completo e apresentado ao agente da imigração. O mesmo formulário deve ser apresentado na saída do país, por isso mantenha o documento em local seguro.

A imigração de Israel, apesar de não exigir visto, mantém um rigoroso sistema de segurança. Para evitar qualquer tipo de problema, responda claramente a todas as perguntas, não faça nenhuma brincadeira enquanto estiver na área da imigração e lembre-se de levar todos os comprovantes da viagem, como passagem e hospedagem. Não é incomum que passageiros que estiveram em países que não mantêm relações diplomáticas com Israel passem por um processo de entrevista bem mais rigoroso que o normal. Caso visite algum desses países, guarde todos os comprovantes de passeios, hospedagem e passagem. Não há problema para viajantes que visitam Egito e Jordânia.

É permitida a estada com visto de turista por até três meses. O visto de Israel não é um carimbo, mas sim um documento impresso. Isso evita problemas para quem pretende visitar países que não mantêm relações diplomáticas com Israel.

Saindo do aeroporto

Maior aeroporto de Israel, o Ben Gurion, é a principal porta para os visitantes que chegam ao país. Localizado a apenas 20 km de Tel Aviv e a 57 km de Jerusalém, ele recebe voos de toda a Europa. Sair do aeroporto é tarefa fácil. São muitas as opções oferecidas aos viajantes, tanto para quem deseja ir direto para Jerusalém quanto para quem ficará hospedado em Tel Aviv.

A maneira mais econômica e rápida para deixar o aeroporto é usando o sistema de trem. O trajeto dura em média 20 minutos até Tel Aviv (custo de NIS 16) e 40 minutos até Jerusalém (custo de NIS 23,5). O sistema é moderno, confortável e permite locomoção entre várias cidades. A plataforma de acesso para o transporte fica no Terminal 3 do aeroporto.

O trem leva para as quatro estações de Tel Aviv. Verifique a mais próxima do seu hotel e, caso seja necessário, pegue um táxi para o restante do caminho. O trem também faz o percurso para outras cidades, como Haifa, Caesarea e Jerusalém. Veja o itinerário completo das linhas de trem

Vale lembrar que o transporte público de Israel não opera durante o Shabat, ou seja, nada de trem entre a tarde de sexta-feira e o pôr do sol de sábado. Caso você chegue ao aeroporto durante o Shabat, a melhor opção é o táxi.

Horário de funcionamento do trem: Domingo a quinta, 24h; Sexta até 14h30; Sábado a partir de 21h15.

Uma opção menos prática é o ônibus Egged. As linhas que servem a região não chegam ao aeroporto. Por isso o serviço de ônibus oferece um transfer gratuito – linha número 5-entre o ponto final na El-Al e o aeroporto (nível 2 do Terminal 3). Veja todas as linhas que chegam ao ponto, distante 5 km do aeroporto.

Para quem prefere não se preocupar com o percurso, duas boas opções são o táxi e a van compartilhada, chamada de “sherut”. O custo do táxi até o centro de Tel Aviv é de NIS 150 e a van NIS 30 (até Jerusalém é NIS 60). Os dois podem ser acessados pelo Terminal 3, nível G e funcionam 24h, todos os dias da semana.

Os viajantes que pretendem sair do aeroporto em carro alugado não terão dificuldade. No desembarque estão localizadas as cabines de atendimento de todas as operadoras de aluguel de veículo. Elas fornecerão a orientação para localização dos carros de cada uma. 

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Israel