Como chegar na Toscana
Escolher como chegar a Toscana é uma das partes mais importantes de planejar sua viagem à região e não é uma tarefa difícil. A Itália, embora seja um país pequeno comparado ao tamanho do Brasil, tem uma excelente estrutura, diversidade de aeroportos e uma ótima rede ferroviária, o que também te ajudará bastante caso prefira fazer parte do seu trajeto no país por via terrestre.
Chegar à Toscana de avião
Os principais aeroportos da Itália são os aeroportos de Roma e de Milão, ambos com voos diretos a partir do Brasil. Você consegue voar direto entre São Paulo e Roma com a Latam e ITA e entre São Paulo e Milão com a Latam.
Para chegar a Toscana não há voos diretos saindo do Brasil, por isso você necessitará fazer uma conexão e ela poderá ser tanto em uma cidade italiana (como Roma ou Milão) quanto voando através de um outro destino europeu para, então, pousar na Toscana.
Os principais aeroportos da região toscana são o Aeroporto de Florença, localizado a apenas 8 km do Centro de Florença (e facilmente acessível através dos bondes) e há também o Aeroporto de Pisa, localizado na cidade de Pisa, que está habituada a receber voos de companhias low cost da Europa.
Para quem chega à Toscana através do Aeroporto de Florença - Peretola (FLZ) e quer chegar ao centro da cidade com o transporte público, basta utilizar o serviço de bondes (VLT) da linha 23.1 para ir até a estação de trens de Santa Maria Novella.
Chegar à Toscana de trem
O transporte de trens na Itália é bastante desenvolvido e uma opção plausível e muito utilizada por quem viaja pelo país é chegar até a Itália através de um dos seus grandes aeroportos, como os já comentados aeroportos de Roma e de Milão para posteriormente chegar à Toscana (ou outros destinos italianos) através do transporte ferroviário. Viajar pela Itália de trem é fácil, rápido e em muitos casos, menos burocrático do que de avião.
A estação de trens de Florença, que é a capital da Toscana, é a Estação Santa Maria Novella, localizada na região central da cidade. Essa estação recebe trens de diversos destinos italianos, incluindo cidades como Roma, Bolonha, Milão, Nápoles e Gênova.
A principal empresa de trens da Itália é a Trenitalia, que opera trens econômicos com preço fixo, que é o caso dos trens regionais (treni regionali) e também os trens velozes, o chamado Freciarossa, que atinge mais de 300 km/h. A Italo é outra opção de empresa de trens que opera alguns dos principais trajetos na Itália, sobretudo no Norte do país.
Aluguel de carro na Toscana
Uma vez resolvido a forma que você chegará à Toscana ou a Florença, será necessário pensar na forma em que você viajará pela Toscana. Pode ser necessário alugar um carro porque essa é a melhor maneira de explorar algumas áreas do país. As pequenas cidades da Toscana, a Rota do Chianti e os vilarejos medievais não são acessíveis através de trem e com o transporte público, alguns trajetos seriam bem demorados, por isso, alugar um carro torna-se uma excelente opção ao realizar uma viagem pela Toscana e foi também essa a nossa escolha.
Atente-se para o fato de que ao alugar um carro você poderá precisar da PID, a permissão internacional para dirigir. Algumas locadoras não cobram o documento, mas há locadoras que podem pedí-lo. Por via das dúvidas, recomendamos fazê-lo! Não há muita burocracia, basta pedir a PID ao Detran do seu Estado e muitas vezes o pedido pode ser feito online mesmo, com o documento entregue em sua residência.
Aluguel de carro com desconto!
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!