Vinícolas na Toscana
Conhecer as vinícolas da Toscana é o sonho de muita gente que viaja para desbravar esse pedacinho da Itália e eu entendo os motivos para isso. A Toscana é realmente um destino mágico e que você pode viajar dezenas de vezes, sempre fazendo algo diferente a cada dia.
A Toscana está localizada na região central da Itália e tem como capital a cidade de Florença, muito famosa por ser o berço do Renascimento, um movimento cultural e artístico que transformou muita coisa na sociedade de todo o mundo. E além de ser uma região cheia de construções magníficas, cidades medievais e ter paisagens maravilhosas, é também uma região muito tradicional pela viticultura (produção de vinhos), desde o tempo dos etruscos, que ocuparam essa região há centenas de anos.
Na verdade, a Itália toda é bastante tradicional na produção de vinhos, como você já deve saber, mas existem vinhos toscanos elencados entre os melhores do mundo, por isso uma viagem à região é ideal também para conhecer algumas vinícolas! Diversas dessas vinícolas, que podem ter produções mais artesanais ou industriais, estão abertas à visitação, possuem restaurantes e até hotéis.
Os vinhos toscanos são conhecidos por sua alta qualidade e muitos deles são produzidos a partir da uva sangiovese e cabernet sauvignon. A paixão pelo vinho existe na região já há muitos anos e tem tradições simples, nas famílias que viviam no campo e plantavam o próprio alimento. Já em 1716, Cosimo III de' Medici delimitou as áreas de produção de alguns vinhos, que anos mais tarde se tornaram o conceito de "DOC" (denominação de origem controlada).
Se o que antigamente era feito de forma artesanal e familiar, nas últimas décadas ganhou muito mais sofisticação e informação, então hoje você pode encontrar vinícolas na Toscana de todos os tipos, tanto pequeninas e com uma produção muito enxuta, quanto vinícolas enormes e modernas.
A variedade de vinícolas na Toscana é enorme e a região é cheia de cidades lindas! As colinas toscanas, muitas vezes cheias de vinícolas, tornam o visual maravilhoso para viagens de carro, passando a cada dia por dia cidadezinhas históricas, com boa comida e excelente bebida! Difícil não se apaixonar por essa região da Itália!
Hotéis em vinicolas na Toscana
Se você quiser se hospedar em uma vinícola ou ter o visual das colinas da Toscana, considere ficar nos hotéis abaixo, que podem oferecer uma experiência mais imersiva nas paisagens campestres da Toscana:
- Como Castelo del Nero (Strada Spicciano, 36 km de Florença )- nota 9,2
- Agriturismo Fattoria Lavacchio (Pontassieve, 30 km de Florença) - nota 9
- Villa Olmo (Impruneta, 14km de Florença) - nota 8,9
- Castello di Bossi (Castelnuovo Berardenga - região do Chianti) - nota 8,6
- Relais Le Macine Di Stigliano (Soiciville, região de Siena, a 20km do centro) - nota 9,4
- Castello Banfi (Montalcino, Provincia de Siena), nota 9,6
- Borgo San Felice: (Castelnuovo Berardenga, província de Siena) - nota 9,1
- Valdonica Winery (Sassofortino, Província de Grosseto), nota 8,6
Entre os principais vinhos produzidos na Toscana estão:
- Chianti e o Chianti Clássico (em italiano se pronuncia "quiantí", com um "T" falado na pontinha da língua) - esse é o vinho mais famoso da Toscana!
- Brunello di Montalcino - original da cidade de Montalcino
- Vino Nobile di Montepulciano - vinho nobre da cidade de Montepulciano
- Super Toscanos
- Carmignano - vinho tinto de uma região bem próxima de Florença, produzida principalmente com sangiovese
- Suvereto - vinhos tintos de uma região da Toscana com influência do mar
- Vernaccia di San Gimignano - vinho branco de San Gimignano
Passeio no Castelo Banfi, uma das principais vinícolas da Toscana
Entre as vinícolas da Toscana para conhecer estão:
Existem uma infinidade de vinícolas para conhecer na Toscana e é praticamente impossível conhecer todas elas, mas em uma viagem pela região você pode conhecer algumas. Sugiro fazer reserva para degustação nas vinícolas, porque assim você garante que você realmente poderá fazer sua visita.
- Castello di Ama (Gaiole in Chianti)
- Tenuta Casanova (Castellina in Chianti)
- Antinori (Bargino, Florença)
- Castelo Banfi (Montalcino)
- Castello di Volpaia (Siena)
- Castello di Brolio (Gaiole in Chianti)
- Avignovesi (Montepulciano)
- Azienda Agricola La Lastra (Siena)
- Poggio Amorelli (Castellina in Chianti)
- Tenuta Torciano (San Gimignano)
- Fattoria dei Barbi (Montalcino)
Vale entender que as vinícolas da Toscana estão espalhadas por diferentes cidades, então a minha sugestão é que você monte um roteiro na Toscana baseado nas cidades que pretende conhecer, incluindo também algumas vinícolas ao longo do seu itinerário. Se você for um grande amante de vinhos, talvez valha fazer o oposto e criar o seu itinerário baseado nas vinícolas que pretende visitar! Tudo depende do que é prioridade para você.
Vinícolas toscanas que conheci e gostei:
- Castello di Verrazzano (Greve in Chianti)- além de vinhos, produziam azeites balsâmicos e azeite de oliva. É uma boa ideia para quem está saindo de Florença e indo para Siena.
- Castello di Brolio (Gaiole in Chianti) - essa foi minha vinícola preferida, não exatamente por causa dos vinhos, mas porque o castelo dessa vinícola era enorme e tinha uma vista maravilhosa!
- Castelo Banfi (Montalcino) - Provavelmente a vinícola com maior produção que visitei na viagem. Os vinhos da vinícola são excelentes, refinados e eles ainda têm hospedagem - confira aqui os valores.
- Castello di Volpaia (Siena) - A vinícola faz parte de um borgo muito simpático. Fizemos um passeio pelo local que adorei!
Hotéis para ficar na Toscana
Quando viajei pela Toscana e fui montar o meu roteiro, confesso que fiquei muito em dúvida de quais cidades me hospedaria, onde faria mais sentido ter como base para poder fazer os deslocamentos de carro e cheguei a conclusão que a melhor ideia era não me prender muito, ficar em diferentes regiões e em diferentes hospedagens. Por isso, geralmente eu ficava entre uma a duas noites em cada acomodação.
Para ficar na Província de Siena escolhi duas hospedagens, a Certosa di Pontignano, que é um hotel dentro de um antigo convento — lindíssimo, recomendo a experiência — e também fiquei na Casa di Campagna in Toscana, uma acomodação pequena, com um restaurante maravilhoso! Note que existe a província de Siena e a cidade de Siena — como essas duas hospedagens ficam em direções mais ou menos opostas dentro da província, achei que seria uma boa solução para fazer meus deslocamentos pelas cidades que pretendia visitar.
Na região de Siena considerei ainda ficar no Hotel Santa Caterina, que tem uma vista linda, e no Hotel Athena, que fica no centro da cidade.
Eu também queria ter a experiência de ficar hospedada em um castelo na Toscana e por isso, nos dias em que iria visitar cidades mais ao sul da Toscana, fiquei hospedada no Castello di Spedaleto, que gostei muito. Considerei também ficar no Poggio al Vento ou no Hotel Palazzuolo, que fica na pequena San Quirico D'Orcia, uma lindas cidade da Toscana, que tem águas termais.
Passeios para conhecer vinhos e vinícolas da Toscana
Além de alugar um carro para conhecer as vinícolas da Toscana você também pode fazer um passeio com uma agência ou até alugar um carro já com um motorista. A vantagem desse tipo de atividade é que você poderá conhecer a região bebendo à vontade e ninguém do seu grupo precisará ser o motorista da rodada. Confira abaixo algumas opções de passeios relacionados aos vinhos da Toscana. Confira o local de partida de cada um deles:
- Tour enoturístico pela região do Chianti saindo de Florença
- Tour do vinho pelo Chianti saindo de Florença
- Tour do vinho pelo Chianti saindo de Siena
- Visita às adegas de Montepulciano
- Degustação de vinhos em Montalcino
- Tour do vinho e queijo pecorino, saindo de Montepulciano
- Tour gastronômico por Florença
Rotas de vinho na Toscana
Existem cerca de 18 rotas de vinho na Toscana, que são percursos com o objetivo de fomentar o turismo local e que ao mesmo tempo passam por vinícolas, belas paisagens naturais, atrações históricas e culturais.
- Strada del Vino Chianti Classico - é a rota mais famosa e vai de Florença até Siena. É nessa região que se produz o Chianti Clássico. A rota passa por cidades como Greve in Chianti, Radda in Chianti e Castellina in Chianti e Panzano in Chianti, onde fica o restaurante de Dario Cecchini, um famoso açougueiro italiano. Nessa região uma vinícola famosa é o Castello di Brolio, que tive a oportunidade de visitar e amei. Ali também fica o Castello di Ama e o Castello di Volpaia.
- Strada del Vino Nobile di Montepulciano - esse é o percurso do vinho na nobreza e além da cidade de Montepulciano abarca cidades como Cetona e Sarteano. São várias as vinícolas nessa região, entre elas a Carpineto, Fattoria della Talosa e Avignovesi.
- Strada del Vino della Costa degli Etruschi - Essa pode ser uma boa ideia para conhecer parte da costa da Toscana e além de ter vinícolas, a rota tem também locais para provar azeites e outros produtos típicos da região. Nessa rota você poderá provar os Super Toscanos e ainda passar pela famosa Viale dei Cipressi, uma estrada com árvores que é muito fotogênica.