Roteiro na Toscana
Com tanta variedade de atrativos e diversidade de paisagens, escolher o que fazer na Toscana pode parecer uma tarefa difícil, mas não é, pelo contrário. A boa notícia é que não há escolha errada: todos os lugares da Toscana são lindos e qualquer que seja o roteiro na Toscana que você escolher fazer, certamente será maravilhoso!
A Toscana é uma região da Itália com milênios de história e que viveu muito intensamente as transformações pelas quais a península italiana passou ao longo dos anos. O lugar foi ocupado pelos etruscos e pelos romanos, foi palco de um enorme desenvolvimento no período da Idade Média, viu seu cenário urbano ganhar importantes edifícios, teve famílias proeminentes, foi o local onde se originou a língua italiana, foi berço do Renascimento e de tantos artistas hoje conhecidos mundialmente.
As cidades e povoados localizados ao longo de toda essa região no Centro da Itália foram cenário de tantas mudanças ao longo dos séculos e hoje elas oferecem um gostinho da história vivida. E o melhor de tudo isso, é que o panorama urbano das cidades toscanas está cercado por belas paisagens naturais, por vinícolas, por castelos, termas e muita natureza!
Ao pensar em o que fazer na Toscana ou em um roteiro pela Toscana, é importante entender que o grande barato de uma viagem por essa região consiste em passar por diferentes cidades, visitar borgos medievais, ver castelos (fortalezas), experimentar sua gastronomia e poder desfrutar de belas paisagens.
Reuni aqui algumas das experiências que vivi na região e considero as mais legais e imperdíveis!
Visitar internamente e subir na Cúpula do Duomo de Florença (Florença)
O Duomo de Florença ou Catedral de Santa Maria del Fiori é a principal igreja de Florença e faz parte de um "complexo" que possui diferentes atrações, todas elas maravilhosas. O grande destaque desse complexo fica por conta da própria Catedral de Florença, uma das igrejas mais famosas do mundo e cuja cúpula foi considerada muito inovadora para a época, projetada por Brunelleschi. A fachada da catedral, ornamentada com mármores brancos, verdes e vermelhos, foi realizada pelos melhores artísticas do século 9.
Tanto a catedral quanto sua cúpula podem ser visitadas (recomendo muito o passeio à cúpula porque sua vista é maravilhosa). Também podem ser visitados o batistério da catedral, a Torre do Relógio e o Museu do complexo. A entrada ao Duomo é gratuita, mas espere por longas filas na porta porque a atração é realmente muito famosa mundialmente.
Conhecer a Galleria degli Ufizzi (Florença)
A Galleria degli Ufizzi é o principal museu de Florença e um dos principais museus de toda a Europa. O local guarda uma das coleções de arte mais valiosas do mundo porque possui obras de grandes artistas, principalmente italianos do período do Renascimento. O passeio inclui quadros e esculturas, além de obras como o "Nascimento de Vênus" e "A Primavera" de Botticelli, "A Anunciação", de Leonardo da Vinci e "Baco" de Caravaggio.
Se hospedar em um castelo, em uma vinícola ou um convento
A Toscana oferece hospedagens que vão muito além do hotel de rede convencional e há várias opções de hospedagem na região com muita personalidade. São muito populares na Toscana os agriturismi, que são hospedagens muitas vezes domiciliares, localizadas em áreas rurais e cercadas pela natureza! Além disso, antigos castelos e conventos também foram transformados em hospedagem e oferecem aos hóspedes oportunidades de dormir em locais cheio de história e beleza!
Abaixo você confere algumas opções para se hospedar na Toscana com muito estilo!
- Castelo Banfi - Il Borgo, nota 9,7 (Montalcino)- o hotel pertence a vinícola Castelo Banfi, uma das mais bem conceituadas da Toscana e possui vista para os vinhedos da vinícola
- Hotel Certosa di Maggiano, nota 9,5 (área rural de Siena) - localizado em um monastério
- Wine Resort Dievole, nota 9,4 (Vagliagli, Chianti) - hotel localizado em uma área rural, em edifícios do século 16 de antiga família nobre, com vista para vinhedos e oliveiras
- Castello Malaspina di Fodisnovo, nota 9,1 (Fodisnovo) - A acomodação fica em um verdadeiro castelo, localizado ao Sul da Toscana e com uma vista lindíssima da região!
- Hotel La Torre, nota 9,1 (Castiglione del Lago, Umbria) - o castelo fica localizado na Úmbria, na verdade, mas na fronteira com a Toscana, e vale mencionar aqui porque o hotel fica em um vilarejo medieval, com vista para o Lago Trasimeno
- Borgo Scopeto Wine & Country Relais, nota 8,8 (Vagliali) - o hotel fica localizado em um borgo cercado por vinícolas na região rural de Siena
- Relais Vignale & Spa, nota 8,5 (Radda in Chianti) - uma villa do século 18 com vista para vinícolas
- Castel Monastero, nota 8,1 (Castelnuovo Berardenga) - o hotel está localizado em um borgo medieval do século 10! Tem quartos aconchegantes e uma maravilhosa vista através de suas janelas.
Visitar a Torre de Pisa a Piazza dei Miracoli (Pisa)
Quem nunca ficou curioso com a história da Torre de Pisa que atire a primeira pedra! A Torre inclinada fica localizada na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), na cidade de Pisa e se tornou famosa em todo o mundo por causa de sua inclinação não intencional. A Torre de Pisa, na verdade, é a torre do sino (torre campanária) da Catedral de Pisa, que fica logo ao lado da torre, mas por ter sido construída em uma área de solo irregular, acabou pendendo ao longo do tempo. O conjunto arquitetônico da praça é considerado patrimônio da UNESCO e a cidade de Pisa realmente vale um passeio durante sua viagem à Toscana.
Pedalar pelas muralhas de Lucca (Lucca)
Lucca é uma cidade medieval da Toscana e como muitas cidades desse período, recebeu um muro ao longo do seu centro histórico para que a cidade pudesse de proteger de invasões estrangeiras e defender melhor o seu território. Esse muro permanece de pé até os dias atuais e é tão largo você pode caminhar ou andar de bicicleta por cima dele. O local é muito agradável e a cidade de Lucca é uma graça!
Dirigir pela Rota do Chianti e almoçar em um dos restaurantes de Dário Cecchini
A Rota do Chianti, ou rota SR222, é um percurso da região da Toscana composto por diferentes cidadezinhas ao longo do caminho, entre elas Greve em Chianti, Panzano in Chianti e Castellina in Chianti e Radda in Chianti,. É uma região de cidades pequenas, mas super bonitas, com diversas vinícolas ao longo do caminho e cenários lindíssimos. Passear por essa rota ou dirigir por ela é uma atração porque os cenários ao longo das estradas são lindíssimos! Ao longo do percurso por essa rota cênica você pode parar nas pequenas cidades, em seus mirantes ou também em vinícolas para degustar queijos, azeites e vinhos.
Uma das personalidades dessa região é Dario Cecchini, um açougueiro que possui alguns restaurantes famosos mundialmente. Para quem gosta de carnes (uma das especialidades da Toscana), vale muito a pena conhecer um dos restaurantes de Cecchini.
Explorar a Piazza del Campo de Siena (Siena)
Siena é uma das cidades mais importantes da Toscana e seu centro histórico também é considerado patrimônio da UNESCO, dada sua importância histórica, arquitetônica e cultural. Ela era a cidade rival de Florença, em especial durante o século XIII, quando a houve um movimento muito forte entre os grupos rivais guibelinos (de Siena) e guelfos (de Florença). No coração da cidade fica a Piazza del Campo, onde todos os anos acontece o Pálio de Siena, e que também está rodeado de edifícios como o Palazzo Comunale, a Torre del Mangia (com uma bela vista da cidade), além da Fonte Gaia, uma fonte com esculturas que fica na própria praça. O Museu Cívico também fica na Piazza del Campo e é um excelente passeio para conhecer melhor a história e cultura de Siena.
Admirar a vista de Cortona
Cortona é uma das cidades mais pitorescas da Toscana. Ela está localizada a cerca de 500 metros de altitude, no alto de um morro, e pode ser vista de longe! Entre as principais atrações de Cortona estão o Palazzo Comunale, o Palazzo del Popolo e a Igreja de São Francisco, todos construídos em em torno do século XIII, além do Basílica de Santa Margherita e a Fortezza del Girifalco, um castelo imperdível em Cortona porque remonta ao tempo de ocupação etrusca e oferece uma vista maravilhosa de toda a região!
Conhecer Volterra e suas atrações romanas
Volterra fica localizada na província de Pisa e é um local de origem etrusca, mas com construções romanas bem conservadas. O centro histórico da cidade parece ter saído de filmes, tem ruas estreitas de pedras, casinhas com flores nas janelas, muitas lojinhas de presentes e vários restaurantes. O Teatro Romano, aberto aos visitantes, e as cisternas romanas que ficam dentro do parque Enrico Fiumi foram os pontos altos do nosso passeio por lá. Além disso, a cidade está cercada por muralhas e têm uma vista linda ao seu redor! Mais uma das cidades para incluir em seu roteiro pela região!
Subir uma das torres de San Gimignano
San Gimignano é uma das cidades mais famosas de toda a Toscana e ao visitá-la fica fácil entender o motivo. Considerada Patrimônio da UNESCO (a Itália é o país que mais tem patrimônios da UNESCO), a pequena cidade é conhecida como "Manhattan medieval"por causa da quantidade de torres que possui. As antigas famílias abastadas da cidade costumavam construir torres em suas casa, para sinalizar que tinham dinheiro e poder — havia uma disputa entre as famílias locais construírem torres cada vez maiores e assim mostrarem à sociedade a sua influência. San Gimignano está a apenas 60 km de carro de Florença, por isso vale a pena conhecer a pequena cidade.
Conhecer Montalcino, seu castelo e seus vinhos
Já ouviu falar do Brunello di Montalcino ou Roso di Montalcino? São vinhos bem famosos originais da cidade de Montalcino, um dos destinos da Toscana que você pode incluir no roteiro. Essa pequena cidade medieval te receberá com um imponente conjunto arquitetônico, já que a cidade está cercada por muros e possui uma conservada fortaleza, construída no século XIV. As ruas da cidade são bem conservadas e ótimas para andar ao ar livre. Montalcino tem uma vista panorâmica super bonita, daquelas que se espera de uma viagem à Toscana!
Montalcino é um destino dos amantes de vinhos e na cidade fica o Castelo Banfi, uma vinícola muito famosa que vale a pena visitar ou até mesmo se hospedar.
Andar pelo centro histórico de Pienza
Pienza é outra das cidades da Toscana tombada como patrimônio da Unesco, mas que tem um enorme diferencial por ser considerada uma cidade planejada e um exemplo de cidade ideal da Renascença. Ela foi a cidade onde nasceu o Papa Pio II, que decidiu transformar o borgo medieval em uma cidade modelo renascentista.
Entre as principais atrações da cidade estão o Praça Pio II, a Catedral, o Palácio Piccolomini, o Palácio Borgia e a Igreja de San Francisco. Seus edifícios e pontos de interesse estão cercados por charmosas e você pode aproveitar o passeio para conhecer o famoso queijo pecorino de Pienza!
Explorar Bagno Vignoni
Bagno Vignoni nem é um dos borgos e cidades mais famosas da Toscana, mas o cenário que vi na cidade foi tão incrível que não poderia faltar nessa lista. O vilarejo faz parte de San Quirico D’Orcia, a 4 km de distância, e tem origem etrusca. O que mais chama a atenção no lugar é que ao invés de ter uma "praça" em seu centrinho, o vilarejo possui uma fonte de água termal! Na verdade, há séculos o lugar ganhou fama justamente por causa de suas fontes de águas termais, que teriam propriedades medicinais e acabavam sendo visitadas por peregrinos que ali passavam. O vilarejo é bem tranquilo e vale incluir no roteiro também o Parco dei Mollini (Parque dos Moinhos), onde foram esculpidos na rocha moinhos que serviam para moer cereais antigamente através do fluxo constante das águas.
Conhecer algumas vinícolas da Toscana
Toscana e vinhos são palavras que andam juntas. A região da Toscana, assim como outras regiões da Itália, é famosa por produzir vinhos e por ter muitas vinícolas. Por isso, uma viagem a essa região é também o momento perfeito para conhecer os vinhos toscanos e visitar várias das vinícolas que ficam abertas ao público.
Entre os principais vinhos produzidos na Toscana estão o Chianti Classico, Brunello di Montalcino, Bianco di Pitigliano, Carmignano, Il Vino Nobile di Montepulciano e Vin Santo del Chianti Classico.
Como a Toscana é uma região ampla, faz total sentido aliar as atrações/cidades que você deseja conhecer aos passeios às vinícolas. Embora muitas atrações possam parecer próximas uma das outras, nem sempre isso acontece na prática, pois a região tem muitas estradinhas de terra e/ou com curvas, o que deixa o trajeto mais lento.
Entre as vinícolas da Toscana que vale conhecer estão:
- Castello di Ama (Gaiole in Chianti)
- Tenuta Casanova (Castellina in Chianti)
- Antinori (Bargino, Florença)
- Castelo Banfi (Montalcino)
- Castello di Volpaia (Siena)
- Castello di Brolio (Gaiole in Chianti)
- Avignovesi (Montepulciano)
- Azienda Agricola La Lastra (Siena)
- Poggio Amorelli (Castellina in Chianti)
- Tenuta Torciano (San Gimignano)
- Fattoria dei Barbi (Montalcino)
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.