Toscana
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Quando ir a Toscana

Escolher quando ir a Toscana pode fazer muita diferença no aproveitamento da sua viagem porque muito embora a região seja linda o ano inteiro, o clima varia bastante ao longo do ano e oferecerá diferentes experiências dependendo da época que você escolher viajar. Todo o ano a região é linda e cheia de belezas naturais, mas para curtir as paisagens ao ar livre, evitar o inverno e as baixas temperaturas poderá ser uma boa ideia. 

Clima na Toscana

O clima na Toscana é bem marcado e cada estação oferece uma experiência diferente na região, principalmente porque com o passar das estações, o cenário natural muda bastante nas cidades. Na primavera as cidades da Toscada ficam mais floridas e no verão os vinhedos ficam todos cheios de uvas, que rende uma bela experiência para quem gosta de vinhos. 

A temperatura média em Florença fica na casa dos 13°C graus ao longo do ano. No inverno essa média cai para 5°C graus, enquanto no verão sobe para 23°C. Há quem acredite que não faz tanto calor na Itália, mas essa ideia pode ser bem equivocada porque nos dias quentes de verão, a temperatura pode ultrapassar os 40 graus. 

Não há uma estação seca ou chuvosas tão bem definidas na Toscana, mas os meses de outubro e novembro costumam ser os mais chuvosos, historicamente, enquanto os meses de junho, julho e agosto são os mais secos e com menos chuvas, além de mais quentes porque correspondem ao verão europeu.

Clima na Toscana mês a mês

Confira abaixo um gráfico do site Climate Data com as médias de temperatura na Toscana (Florença) mês a mês.

Quando ir a Toscana

Melhor época na Toscana

A melhor época para conhecer a Toscana vai de abril a setembro, quando a temperatura nessa região é mais quente em comparação com o inverno. Consideramos a melhor época para conhecer a Toscana os meses de abril e maio e também agosto/setembro, quando você poderá ver as parreiras cheias de uvas nas vinícolas que visitar. 

É importante saber, entretanto, que os meses de julho e agosto são períodos de altíssima temporada no Hemisfério Norte em razão das férias escolares, e, por isso, você poderá encontrar as cidades mais cheias e caras do que de costume se escolher viajar nessa época. 

Melhor época para conhecer as vinícolas na Toscana

Se você está considerando viajar à Toscana para conhecer melhor suas vinícolas, é interessante entender um pouco sobre o ciclo das videiras. No inverno (dezembro, janeiro, fevereiro) as videiras ficam sem folhas praticamente. Já em abril, maio e junho, as videiras começam sua floração e frutificação, então as parreiras ganham folhas. No verão, em junho e julho as parreiras ganham cachos de uvas e em agosto e setembro, se dá a maturação das uvas e sua colheita. Se quiser ver as uvas das parreiras bem bonitas, planeje-se para viajar em agosto e setembro. 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Toscana