Pisa
Pisa é uma cidade da região da Toscana, na parte Central da Itália. É um destino muito popular no país devido a sua grande atração, a Torre de Pisa, que ao longo dos anos foi virando uma torre inclinada.
A cidade de Pisa possui em torno de 90 mil habitantes e é conhecida atualmente por ser uma cidade universitária, mas séculos passados desenvolveu um importante papel como potência marítima e econômica. Geralmente é uma cidade que as pessoas visitam em um único dia, fazendo um bate-volta a partir de Florença, mas se você tiver mais tempo, pode valer a pena conhecê-la com mais calma.
Como chegar em Pisa saindo de Florença:
Para visitar Pisa, você pode pegar os trens da Trenitalia saindo de diferentes destinos italianos, principalmente Florença. Os trens entre a estação Santa Maria Novella e Pizza Centrale (estação principal de trens de Pisa) saem com frequência e levam em torno de 1h no trajeto. O trajeto custa 9,30€ de trem e não há necessidade de comprar seu bilhete com antecedência.
- Reserve aqui um passeio guiado pela catedral, batistério e torre inclinada de Pisa
- Reserve aqui uma visita guiada pela catedral e Torre de Pisa
Onde ficar em Pisa - algumas dicas de hotéis
O que ver em Pisa
Pisa tem vários pontos turísticos legais e embora seja conhecida geralmente em um bate-volta você pode ficar na cidade por mais tempo para conhecer melhor as suas atrações.
Se você tem apenas um dia em Pisa, sugiro visitar pelo menos quatro atrações: a Torre de Pisa, a Catedral de Pisa (duomo), o Batistério de Pisa e o Campo Santo. Todas essas atrações ficam da Piazza dei Miracoli, uma pertinho da outra.
Torre de Pisa
A Torre de Pisa, também chamada de Torre Pendente, fica localizada Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres), e faz parte do complexo monumental de edifícios de Pisa junto a outras importantes atrações da cidade. A Torre inclinada na verdade corresponde à Torre Campanária da Catedral de Pisa, que é o local onde ficam os sinos da igreja. Todo esse incrível conjunto arquitetônico da praça é considerado patrimônio da UNESCO desde 1987 e representa com maestria a riqueza arquitetônica das cidades italianas.
A curiosa Torre de Pisa de formato cilíndrico começou a ser construída em 1173, pausou sua construção em torno de 1275 e foi concluída apenas na segunda metade do século XIII. Por ter sido instalada em uma área instável, com solo de argila e areia, a sua estrutura foi cedendo ao longo dos anos. Ao perceberem que a torre realmente estava inclinando, diferentes estratégias foram adotadas para que ela se mantivesse de pé.
Depois de fechada ao público sob o risco de desabar, a Torre de Pisa foi reaberta em 2001 após um longo processo de reforma e manobras de sustentação para evitar maior inclinação da construção. Hoje a Torre de Pisa está em condições seguras e é possível até acessar o seu topo, reservando um ingresso para isso.
A torre de Pisa tem 58 metros de altura e 5,5 graus de inclinação. Ela abriga ainda 7 sinos, o mais pesado deles com 3 toneladas. Aqueles que desejam podem entrar dentro da Torre de Pisa e admirar a vista de sua parte superior, fazendo uma subida através de 294 degraus.
Como visitar a Torre de Pisa
A parte externa da Torre de Pisa, que tornou-se cartão-postal da Itália, pode ser conhecida gratuitamente. Mas se quiser visitar o seu interior e subir até o topo, você deve adquirir um ingresso — confira aqui o site oficial para comprar os ingressos da Torre de Pisa.
Catedral de Pisa
A Catedral de Pisa, também conhecida como Duomo di Santa Maria Assunta, é uma das belíssimas igrejas da Itália. Localizada na famosa Piazza dei Miracoli, ela compõe um conjunto monumental junto à icônica Torre Inclinada de Pisa.
A catedral foi construída entre os séculos XI e XII, tem uma fachada revestida de mármore branco e cinza, com detalhes decorativos impressionantes, inclusive no revestimento do chão. O interior abriga o púlpito esculpido por Giovanni Pisano e mosaicos dourados. Além disso, a catedral é um símbolo da rica história e do esplendor artístico de Pisa, que foi uma importante cidade durante a Idade Média. Sugiro muito visitar o interior da catedral, que é realmente suntuoso e tem um belíssimo conjunto arquitetônico.
Batistério de Pisa
O Batistério de Pisa, dedicado a São João Batista, é uma das principais atrações da Piazza dei Miracoli, no centro de Pisa. Construído entre os séculos XII e XIV, ele é um dos maiores batistérios da Itália, com uma altura de cerca de 55 metros e tem características do estilo romântico e gótico. O batistério faz parte do conjunto arquitetônico declarado como patrimônio da UNESCO.
Campo Santo
O Campo Santo, localizado também na Piazza dei Miracoli, em Pisa, é um monumento funerário super importante da cidade italiana. Ele é uma espécie de cemitério monumental, onde foram enterradas personalidades da sociedade pisana. A construção possui um claustro, arcos góticos, afrescos nas paredes, além dos túmulos. Parte da construção do Campo Santo foi danificada durante a Segunda Guerra e parte foi restaurada.
Comparado à Torre de Pisa, o Campo Santo é uma das atrações pouco visitadas de Pisa, mas que achei impressionante por causa de seus afrescos e pelo fato de ter sido bombardeado durante a Guerra.
Museu delle Sinopie
O Museu delle Sinopie é um espaço dedicado à preservação de desenhos preparatórios (sinopias) que decoravam o Campo Santo originalmente. Essas sinopias foram descobertas após a destruição de partes do Campo Santo durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial, quando os afrescos (pinturas nas paredes) foram danificados.
Museu da Obra do Duomo
O Museu da Obra do Duomo, também localizado na Piazza dei Miracoli, é dedicado à preservação da história do Duomo (Catedral) de Pisa. Ao longo do museu você observará obras de arte e objetos ligados à catedral e sua história. É uma forma interessante de associar a história da catedral e como ela foi construída ao que hoje podemos ver em um passeio pela catedral, que é uma das igrejas mais lindas e bem trabalhadas da Itália.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.