Ilhabela

Como se locomover em Ilhabela

A Ilhabela oferece diversas opções de locomoção para os turistas que visitam a ilha. Por lá, será possível circular de carro, ônibus, lancha, bicicleta e, claro, a pé! Até mesmo um taxiboat que fará o circuito entre as principais praias está previsto para ser inaugurado em breve. O ideal é adaptar o meio de transporte a cada dia de passeio. Nenhum deles será eficiente para ir a todas praias ou circular em toda a ilha. O melhor a fazer é estar aberto a todo tipo de transporte. Ilhabela tem boa infraestrutura de estradas, píers, orla para pedestres e até alguns belos trechos com ciclovia. Experimente cada dia um novo meio de chegar às belezas da região.

Praia-de-itaquanduba-e-praia-do-itaguacu

Ilhabela de carro

O carro é um meio de locomoção bastante prático para quem deseja circular entre várias praias e ainda aproveitar para passear à noite por Ilhabela. Na ilha, há estradas de boa qualidade pelas quais será fácil chegar a diversas porções de areia. O carro permite grande liberdade de locomoção e também serve para a viagem fora da ilha. Lembrando que é permitida a travessia de carro de São Sebastião para a Ilhabela na balsa (veja mais sobre como chegar a Ilhabela).

Praia-do-veloso  

O lado ruim do carro, especialmente na alta temporada, é a dificuldade de encontrar vagas para estacionamento (com cobrança de Zona Azul) e os grandes engarrafamentos que acontecem entre as principais praias. Apesar de o carro ser uma ótima opção para ter liberdade de locomoção, ele pode ser uma grande armadilha nos dias em que a ilha está lotada, especialmente porque grande parte das estradas é de pista simples. Ao viajar para a Ilhabela de carro, não se esqueça de escolher uma pousada que ofereça vagas de estacionamento. Assim você terá um problema a menos.

Ilhabela de ônibus

Ilhabela oferece uma boa rede de transporte público que atende aos moradores e leva os turistas às principais praias com acesso por estrada, tanto no lado norte quanto sul. Quase sempre há um ponto de ônibus de frente para a praia ou bem próximo dela, sendo uma excelente opção para quem não está de carro. O ônibus é uma boa alternativa para fugir da cobrança de estacionamento e da dificuldade de encontrar vagas. Quanto aos engarrafamentos, eles são enfrentados tanto por quem está de ônibus quanto de carro. 

Praia-saco-da-capela

A grande desvantagem do ônibus é o tempo de espera e do trajeto total de deslocamento, certamente mais demorado que o do carro. Vale dizer que atualmente os ônibus em Ilhabela contam com sistema GPS e é possível controlar o horário pelo aplicativos da empresa Fenix Fácil, responsável pelo transporte na ilha. Veja a tabela de horários e os itinerários de cada linha de transporte público em Ilhabela, o mapa do itinerário do Eixo Norte e o mapa do Eixo Sul.

Ilhabela a pé ou de bike

Ilhabela tem lindo visual e é bastante convidativa a passeios a pé e também de bike. Trajetos mais curtos entre as praias podem facilmente ser percorridos caminhando pela orla ou pedalando nas ciclovias. Apesar de nem toda a ilha ser acessível para pedestres e ciclistas, uma boa parte dá para ser explorada sem a necessidade de carro ou ônibus. Aliás, caminhar por toda a orla é uma das melhores maneiras de conhecer cada uma das praias mais urbanas. Ilhabela reserva também algumas trilhas mais desafiadoras que atraem os amantes de trekking. Quem é adepto das longas caminhadas poderá investir em trajetos que levam a praias e cachoeiras mais distantes, como a Praia de Castelhanos e a Cachoeira do Gato. Veja mais sobre as trilhas na Ilhabela.

Praia-saco-da-capela

Ilhabela de lancha ou barco

Não poderíamos ser mais óbvios: Ilhabela é uma ilha, sendo assim, nada como circular de barco ou de lancha! E nem é preciso ser proprietário de um desses veículos aquáticos para curtir dias de sol no mar. Em Ilhabela, são oferecidos diversos passeios com trajetos de lancha e de barco. Vale fazer um deles para estar ainda mais pertinho da água. As praias de Castelhanos e Bonete são os dois destinos favoritos de quem faz passeio de lancha na ilha, mas há outras rotas disponíveis. E se você quiser uma experiência mais privativa, experimente alugar uma lancha só para você. Veja mais sobre os passeios em Ilhabela.

Vila-de-ilhabela

Tudo que você precisa saber sobre Ilhabela!

Esse texto sobre Como se locomover em Ilhabela faz parte do guia de Ilhabela no Melhores Destinos

Comentários para Como se locomover em Ilhabela

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.