Ilhabela

Quando ir a Ilhabela

Ilhabela é um dos destinos prediletos entre os moradores do estado de São Paulo para dias de relaxamento à beira-mar. Basta uma oportunidade de folga para que milhares de turistas corram em direção ao litoral norte de São Paulo. Com isso, Ilhabela costuma ter dias de grande movimento em todos os feriados prolongados do ano e também durante todo o período de férias escolares. A previsão de sol, mesmo em um final de semana comum, também costuma atrair mais gente para a ilha, até porque o deslocamento para quem está em São Paulo é bem fácil. Mesmo que o clima não seja favorável durante o ano inteiro, os turistas aproveitam qualquer folguinha para visitar Ilhabela. 

Praia-da-ponta-azeda  

Clima

Ilhabela é marcada por chuvas e temperaturas amenas durante todo o ano. Mesmo nos meses mais quentes, os termômetros não costumam alcançar altas temperaturas. Já as chuvas apresentam aumento significativo nos meses de verão, sendo o inverno a estação menos chuvosa. A alta temporada na Ilhabela é marcada pelos meses de dezembro a fevereiro, quando os termômetros marcam as maiores temperaturas. Já os meses de inverno apresentam grande queda no turismo. A ilha, entretanto, nunca fica vazia, já que há grandes eventos e feriados prolongados durante todo o ano.

O período de dezembro a março é marcado pelo aumento da temperatura e também das chuvas. O verão alcança, em média, a máxima de 27ºC enquanto a mínima fica na casa de 25ºC. As chuvas ultrapassam facilmente 200 mm no mês, sendo esse o período mais chuvoso do ano. Com o passar dos meses, durante o outono, a temperatura começa a cair e as chuvas passam a ser menos intensas. O outono, especialmente os meses de abril e maio, é um ótimo período para conhecer Ilhabela, já que os preços estão mais baixos, a ilha mais vazia e a temperatura ainda é agradável.

Vila-de-ilhabela  

Já na temporada de inverno, de junho a setembro, a temperatura apresenta leve queda e as chuvas se tornam menos frequentes. Nesse período, a média mínima e máxima ficam entre 21ºC e 22ºC. Já as chuvas têm queda acentuada principalmente entre junho e agosto, com índices que variam entre 88 mm (em julho) e 61 mm (em agosto). A primavera, especialmente setembro e outubro, mantém as temperaturas baixas, porém com aumento das chuvas. Somente em novembro o termômetro começa a subir, preparando Ilhabela para mais um verão.

Alta temporada

A alta temporada em Ilhabela é marcada pelos meses de verão, especialmente depois do Natal e até o Carnaval. Ainda que esse seja o período mais disputado, Ilhabela atrai grande número de turistas em todos os feriados prolongados, bem como nas férias de julho. Os eventos que acontecem na ilha também costumam levar muitas pessoas à região. Os períodos de alta temporada costumam ter tarifas de hospedagem mais elevadas e grandes engarrafamentos, tanto na travessia da balsa quanto nas estradas que ligam as praias dentro da ilha. Para visitar Ilhabela com mais tranquilidade, o ideal é viajar fora dos picos de alta temporada.

Praia-do-juliao  

Eventos em Ilhabela

Ilhabela busca atrair o turismo durante todo o ano, por isso é comum que aconteça na ilha grandes eventos em todas as estações. Claro que os meses de verão são sempre animados e repletos de shows, contudo, ao longo do ano, outras atrações também animam a cidade, que recebe festivais de gastronomia, música e grandes competições esportivas. Vale, antes da viagem, consultar a agenda da cidade para saber se não acontecerá um bom show ou festival quando você estiver por lá.

Veja os principais eventos que acontecem todos os anos em Ilhabela

A Semana da Cultura Caiçara, que acontece no mês de maio, celebra São Benedito e a cultura, religião e gastronomia ligada ao povo caiçara. Os eventos acontecem por toda a ilha, com programação bastante variada durante o dia inteiro. Há procissões, feirinhas, quermesses, apresentações de grupos folclóricos e shows de grandes nomes nacionais. 

No mês de julho, o que atrai muitos turistas são a Semana Internacional da Vela (Sailing Week) e o Festival de Jazz. A Sailing Week vai além das competições de regatas e oferece shows e atrações para toda a família. Já o Festival de Jazz é voltado para a música e recebe excelentes artistas que se apresentam em um grande palco à beira-mar.

O Festival do Camarão acontece sempre na segunda quinzena de agosto. Com shows de grandes nomes da música, o festival ultrapassa a questão gastronômica e anima os turistas também fora da mesa. Claro que o principal são os pratos à base de camarão, mas é ótimo poder curtir, depois do jantar, um bom show.

Ilhabela  

Borrachudos

Os famosos borrachudos que tomam conta de Ilhabela são encontrados durante todo o ano. Um aumento significativo dos insetos pode ser percebido nos períodos com temperaturas mais altas, na casa de 26ºC e 28ºC e em dias de sol logo após um dia de chuva. É difícil prever quando haverá mais ou menos mosquitos nas praias. De um dia para o outro, a diferença pode ser grande. Sendo assim, não faça dos borrachudos um impeditivo para a viagem. Veja mais sobre os borrachudos em Ilhabela.

Tudo que você precisa saber sobre Ilhabela!

Esse texto sobre Quando ir a Ilhabela faz parte do guia de Ilhabela no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Ilhabela

  • Missing Meryane Santos há 2 anos

    Olá gostaria de saber se em Abril faz calor em ilhabela ?
    Gostaria de conhecer
    tenho uma criança de 2 anos tem alguma dica de Pousada?
    OBRIGADA

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.