Melhores Destinos
Ilhabela
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Ilhabela

Ilhabela convida a lindos dias de descanso entre banhos de mar e cachoeira. A ideia é mesmo aproveitar cada minutos para relaxar na paisagem exuberante que preenche de verde a ilha. Fora das praias e trilhas em meio à Mata Atlântica, vale ainda curtir a prática de esportes, um delicioso happy hour com vista para o pôr do sol, um jantar especial na Vila e a animada agenda cultural da cidade. Ilhabela não deixa o turista ficar parado e, mesmo na baixa temporada, será fácil encontrar agito por lá. E para não perder tempo, veja algumas sugestões do que fazer em Ilhabela quando estiver de férias por lá. 

Praia-de-santa-tereza-e-praia-do-indaia-prainha

Escolha uma pousada em Ilhabela que ofereça uma experiência relaxante

Os dias de descanso em Ilhabela podem ser ainda melhores quando a escolha da pousada é bem acertada. Na ilha, há diversas opções que vão bem além de um simples quarto para dormir. Em Ilhabela, há grande oferta de lugares charmosos, acolhedores, com deliciosos cafés da manhã e linda vista para o mar. Escolha com atenção a sua hospedagem para que ela faça parte da sua experiência em Ilhabela. Investir um pouco mais na pousada pode render bastante felicidade ao final da estada. Veja mais sobre as pousadas em Ilhabela e dicas de hospedagem.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Vila Kebaya 9.6 Ver preços
suites vista pro mar ilhabela 9.5 Ver preços
TW Guaimbê Exclusive Suítes 9.5 Ver preços
Pousada Vila das Velas 9.5 Ver preços
VELINN Pousada Villa Caiçara 9.2 Ver preços
Hotel Real Villa Bella 9.2 Ver preços
DPNY Beach Hotel & SPA Ilhabela 9.2 Ver preços
Kalango Hotel Boutique 9.1 Ver preços
Barra do Piuva Porto Hotel 9.1 Ver preços
Pousada Ecoilha 9.0 Ver preços

Vá a diversas praias de Ilhabela

São mais de trinta opções de praias para curtir em Ilhabela. E, acredite, elas são bem diferentes umas das outras, sendo assim, aproveite para conhecer várias! Grande parte das praias é ligada pela mesma estrada, o que facilita muito na hora de visitar uma a uma. Aproveite e inclua mais de uma no roteiro do seu dia de passeio. Vale primeiro percorrer as praias do Sul, depois do Centro e, na sequência, as praias do Norte. Todas com acesso pela mesma pista. Depois, invista nas praias do Leste, mais selvagens e acessíveis de barco ou por longas trilhas. Veja mais sobre as principais praias de Ilhabela.

Praia-da-fome

Dicas rápidas para as praias do Sul de Ilhabela

As praias do Sul de Ilhabela são bem movimentadas e estão entre as mais visitadas pelos turistas. Apenas 7 km separam a primeira e a última praia na região. Se você faz a linha que curte praia badalada, a melhor pedida é a Praia do Curral. Para curtir o mar, aliado à boa infraestrutura e um lindo pôr do sol, a opção é a Praia do Julião. Agora, para quem não gosta de quiosques à beira-mar, o caminho é a Praia da Feiticeira

Praia-da-feiticeira

Os turistas que querem de tudo em um mesmo lugar vão se identificar com a Praia Grande, que oferece quadras de esportes, orla, restaurantes, aluguel de equipamentos esportivos e ainda uma igrejinha. Para fugir de todo o agito, o melhor é ir à Praia do Veloso. Mas se o desejo for por um mergulho especial, siga para a Praia da Ilha das Cabras e aproveite para praticar snorkeling.

Praia-da-ilha-das-cabras

Dicas rápidas para as praias do Centro de Ilhabela

O Centro de Ilhabela é marcado pela boa infraestrutra da orla, que segue por todas as praias e proporciona um belo passeio para quem quer percorrer o trajeto, com total de 4 km, a pé ou de bike. A Praia do Perequê é a primeira faixa de areia do Centro e também a mais animada. As praias de Itaquanduba e Itaguaçu são bem mais tranquilas e agradam principalmente ao final da tarde, quando o pôr do sol dá espetáculo. O passeio também vale na Praia do Engenho, que conta com um belo edifício colonial do engenho de açúcar do século XVII.

Praia-do-pereque

Já a Praia do Saco da Capela tem orla charmosa e é um convite ao passeio sem pressa. Sente-se em um quiosque, aproveite a linda vista para os veleiros que colorem o mar e curta sem hora pra ir embora. Para fechar, termine o tour pela Praia da Vila, onde a graça está nos prédios coloniais que marcam o centro histórico de Ilhabela. Emende o dia de praia em um happy hour ou jantar em um dos bons restaurantes da ilha.

Praia-saco-da-capela

Dicas rápidas para as praias do Norte de Ilhabela

O Norte de Ilhabela é bem tranquilo e mais frequentado pelos turistas que se hospedam na área. A região, conta com asfalto em quase todas as praias, sendo que as duas últimas e mais preservadas — Praia da Pacuíba e Praia do Jabaquara — são acessíveis por estrada de terra. Seguindo do Centro rumo ao Norte, a primeira faixa de areia é a Praia de Santa Tereza, que rende lindos retratos entre as coloridas canoas caiçaras. Na sequência, a Praia do Barreiros é bem pouco movimentada, enquanto que a Praia do Viana e a Praia da Siriúba oferecem deliciosos quiosques em praias com mar calmo e clima de tranquilidade.

Praia-do-jabaquara

Um pouco adiante, a Praia da Pedra do Sino atrai os turistas pela boa oferta de serviços. Já a Praia da Ponta Azeda e a Praia do Pinto chamam atenção pelo lindo mar transparente e repleto de vida marinha. A qualidade do mar se repete na Praia da Armação, que conta com restaurantes, quiosques e uma linda igrejinha para completar a paisagem. Aqui, termina o asfalto e começa a estrada de terra, que leva à escondida Praia da Pacuíba e a uma das estrelas de Ilhabela: a Praia do Jabaquara, onde o mar é espetacular e o mirante no alto da estrada causa comoção.

Praia-do-pinto

Dicas rápidas para as praias do Leste de Ilhabela

Com acesso mais restrito e ambiente mais selvagem, as praias do Leste de Ilhabela são consideradas as mais preservadas da ilha. A maioria é acessível apenas pelo mar, o que torna a visita a essas praias um grande passeio. As mais conhecidas são a Praia do Bonete (com acesso pelo mar) e a Praia de Castelhanos (com acesso por trilha, carro 4x4 e barco). Com boas ondas e cercadas por montanhas repletas de verde, as duas estão entre as mais bonitas de Ilhabela.

Praia-de-castelhanos

Castelhanos é famosa pela orla em formato de coração, que pode ser vista do alto de um mirante. O passeio que leva à praia pelo mar faz paradas também na Praia da Fome e Praia do Saco do Eustáquio, sendo que há outras praias no percurso que podem ser vistas em trajetos de barco, como a Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Granxuma e a Praia da Caveira. Já a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira podem ser visitadas também por trilha a partir de Castelhanos. Vale dizer que Castelhanos também pode ser conhecida por via terrestre, com veículos 4x4.

Praia-da-fome

Bonete é um dos passeios mais difíceis de Ilhabela, já que depende de boa condição de mar para ser visitada. A praia é linda e oferece boas ondas para o surfe. A partir do Bonete, vale ir também à Praia de Enchovas (acessível também por trilha de 50 minutos a partir do Bonete) e a Praia de Indaiatúba (com acesso de barco).

Faça um mergulho de snorkel ou cilindro

O mar de Ilhabela é repleto de vida e até alguns naufrágios. Mergulhar nos arredores da ilha é uma excelente experiência. E nem é preciso investir em passeios. Para ver peixes, corais e tartarugas, basta botar o snorkel e a máscara e seguir para praias como a Ilha das Cabras, Ponta da Azeda, Julião e Armação.

Gaste energia em uma trilha para as cachoeiras

Ilhabela agrada não só pelas praias, mas também pelas lindas cachoeiras que podem ser encontradas por toda a ilha. Há cachoeiras com acesso bem fácil e que podem ser alcançadas até mesmo de carro. Outras exigem um pouco mais de fôlego e algumas horas de trilha. A prática de trekking é uma das melhores atividades para quem busca mais aventura e a recompensa é sempre um delicioso banho de água gelada em meio à mata. Veja mais sobre os passeios e trilhas em Ilhabela.

Praia-do-bonete

Aprecie o pôr do sol em Ilhabela

Ufa! Sabemos que é muita praia para ver em Ilhabela e não será uma tarefa fácil escolher entre tantas opções. Sendo assim, se precisar relaxar depois de um estafante dia à beira-mar, escolha uma porção de areia que ofereça um lindo pôr do sol! Para sermos honestos, o entardecer é lindo em muitas praias da área mais urbana de Ilhabela. Alguns cantinhos, entretanto, são especiais.

Vale investir no final de tarde da Praia do Curral, que pode até ser regado a brindes e espumantes; na Praia do Julião, onde as grandes pedras dentro do mar oferecem palco especial para ver o espetáculo; na Praia Grande, onde o píer parece ser o lugar perfeito para estar naquele momento; e no Restaurante e Bar All Mirante, com delicioso cardápio servido em um deck com vista para o mar.

Praia-do-juliao

Curta um passeio a pé ou de bike pela orla

As praias de Ilhabela estão, em grande parte, localizadas à beira de uma mesma avenida. Muitas delas são conectadas por ciclovias ou oferecem orlas com boa infraestutura para passeio. Desapegue do carro e experimente alguns trajetos a pé ou de bike. É sempre mais belo o litoral quando podemos apreciá-lo sem a intermediação de uma janela. Um bom trajeto para começar é o trecho do Centro, entre a Praia do Perequê e a Praia da Vila, passando pela Praia do Saco da Capela.

Praia-saco-da-capela

Alugue uma prancha de SUP ou caiaque

O mar calmo de boa parte das praias de Ilhabela é um deleite para quem curte praticar stand up padlle e canoagem. E nem é preciso ser experiente nos esportes para se aventurar nos mares locais. Em poucos minutos de treino, você já estará craque e passeando livremente pelo mar. Boas praias para praticar os esportes são a Praia do Curral, a Praia do Julião, a Praia Grande e a Praia do Perequê, todas com oferta de serviços para aluguel de equipamentos esportivos.

Praia-do-juliao

Faça ao menos um passeio de barco em Ilhabela

Estamos falando aqui de um arquipélago. E nada melhor para conhecê-lo que um passeio de barco. Os roteiros mais comuns oferecidos pelas agências levam à Praia do Jabaquara, Praia de Castelhanos, Praia da Fome, Praia do Eustáquio e Praia do Bonete. E, para chegar até elas, você passará por diversas outras praias. O visual da Ilhabela visto a partir do mar é deslumbrante e vale o investimento. Com um pouco mais de dinheiro dá até pra alugar uma lancha ou barco particular e curtir outras porções de areia mais desertas. Veja mais sobre os passeios em Ilhabela.

Praia-da-fome

Experimente praticar esportes náuticos 

O universo dos esportes náuticos pode ser novidade para muita gente, mas vale tentar se aventurar na prática de vela, windsurf ou kitesurf enquanto estiver pela ilha. Aliás, Ilhabela é conhecida como a Capital Nacional da Vela. Por lá os ventos sopram na medida certa e o mar do Canal de São Sebastião oferece condições perfeitas para os esportes náuticos! Para quem está começando, há clubes náuticos e escolas nas praias que oferecem aulas. Para quem já é experiente, o melhor é ir a Ilhabela durante os eventos náuticos. Assim dá pra trocar experiência com outros velejadores e esportistas e ainda aproveitar para praticar.

Praia-saco-da-capela

Escolha um delicioso quiosque à beira-mar para o happy hour

O dia na praia em Ilhabela só é completo depois do entardecer. E para aproveitar até o último raio de sol, escolha um bom quiosque à beira-mar. Algumas praias concentram mais opções e agradam pelo cardápio, visual e cerveja gelada. Para um happy hour badalado, vá à Praia do Curral. Se a ideia for um bom drink, tente o Restaurante Nova Iorque, com vista para o mar do alto de um deck. Para aliar uma caminhada à cerveja, sente-se nos quiosques da Praia do Saco da Capela e Praia do Perequê. E se quiser esticar o passeio até mais tarde, procure os bares da Vila. O importante é não esquecer de brindar!

Praia-da-siriuba

Aproveite a culinária da região

A culinária caiçara é marca registrada de Ilhabela, mas não só ela. Ilhabela tem boas opções gastronômicas para todos os gostos. E o deleite começa ainda à beira-mar, em praias que oferecem bons restaurantes com pé na areia, como a Praia do Curral, Praia do Julião, Perequê, Armação e Jabaquara. À noite, as maiores concentrações de restaurantes estão no Perequê e na Vila, mas há alguns bons restaurantes escondidos em toda a ilha. Os preços agradam a todos os bolsos e paladares. Veja mais sobre os restaurantes em Ilhabela.

Ilhabela

Conheça o centro histórico de Ilhabela

Ilhabela já foi uma grande região produtora de cana de açúcar. Hoje, destino turístico, a ilha ainda guarda resquícios do período colonial. Ao longo do centro histórico, conhecido como Vila, há diversos edifícios que guardam o passado de Ilhabela. O mais imponente de todos, entretanto, está à beira da Praia do Engenho. O tempo de colônia já passou e hoje no local funciona o Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água, com casarios que datam do século XVIII e preservam parte da história de Ilhabela.

Praia-do-engenho-d-agua

Curta a agenda de eventos em Ilhabela

Ilhabela recebe bem os turistas durante todo o ano. E para atrair visitantes, há diversos eventos culturais que animam a ilha em diferentes meses, de shows a grandes festivais culinários, passando por importantes eventos esportivos. Entre os eventos de destaque estão a Semana da Cultura Caiçara (maio), a Semana Internacional da Vela (julho), o Festival de Jazz (julho) e o Festival do Camarão (agosto). Ao longo do ano, é comum encontrar diversas feiras, shows, pequenos eventos de gastronomia e competições esportivas. Aproveite e confira a agenda da cidade antes de ir, assim não haverá surpresas ao chegar e você poderá se programar para o evento que mais tiver a ver com você. Veja mais sobre quando ir a Ilhabela.

Ilhabela

Proteja-se dos borrachudos

Não será fácil esquecer a existência desses pequeninos que importunam os turistas. E como não dá para lutar contra eles, o melhor a fazer é se proteger! Os borrachudos aparecem principalmente nas praias mais preservadas e onde há água doce nos arredores, como Jabaquara, Castelhanos e Bonete. Ainda que essas regiões atraiam a presença massiva dos mosquitos, eles estão por toda a Ilhabela e faz parte do dia a dia o ritual para evitar ao máximo as dolorosas picadas. Repelentes e roupas longas são o básico, além de muita paciência e constantes movimentos com as mão para tentar espantá-los. Veja mais sobre os borrachudos em Ilhabela.