Pontos turísticos de Ilhabela
Ilhabela, como um bom arquipélago, é repleta de lindas praias. E essa porções de areia cercadas por Mata Atlântica e mar transparente são os principais pontos turísticos da região. E não há motivos para fugir delas. Os turistas que visitam Ilhabela estão mesmo em busca de dias maravilhosos com pé na areia e um bom banho de água salgada para recarregar as energias. Aproveite então as mais de trinta praias para ser feliz sob o sol do Litoral Norte de São Paulo.
Ainda que as praias sejam as grandes atrações de Ilhabela, não são apenas elas que chamam a atenção dos visitantes. Ilhabela atrai também pela diversidade de cachoeiras que permeiam a mata preservada na ilha. Entre banhos de mar e de cachoeira, será fácil passar os dias em Ilhabela. E como nem tudo é água nessa ilha, aproveite para percorrer também o centro histórico da Vila, onde charmosos edifícios contam um pouco do passado do lugar.
Com mais de trinta opções de praias, não será fácil escolher somente uma delas durante a viagem. Divididas entre as praias do sul, centro, norte e leste (onde estão as porções de areia mais preservadas e difíceis de serem alcançadas), será difícil resistir a conhecer várias delas em um mesmo dia. Sendo assim, aproveite e se jogue no mar! Vale ir de carro, ônibus, a pé, de bike e também de barco, claro! O mais importante é encontrar uma que tenha a ver com você.
Ainda que haja tantas praias em Ilhabela, algumas se destacam e merecem atenção especial. Entre as praias do sul, vale investir em um dia de passeio entre a Praia da Feiticeira, a Praia do Julião e a Praia do Curral, uma das mais badaladas de Ilhabela. Se quiser continuar pelo sul, visite também a Praia Grande — com a melhor infraestrutura do Sul — e a Praia da Ilha das Cabras, onde o mergulho de snorkel é excelente.
Já no centro, a Praia do Perequê é uma das mais movimentadas. Por lá tem restaurante, quadras de esportes, uma linda orla e um belo pôr do sol. Já na Praia do Engenho d’Água o grande destaque fica por conta do edifício histórico do engenho de cana-de-açúcar que existia na área no século XVII, hoje transformada em Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água. Outra orla que é cheia de charme é a da Praia do Saco da Capela, que é repleta de belos barcos e oferece diversos quiosques para um gostoso passeio com happy hour à beira-mar. Fechando o passeio pelo centro, termine o dia na Praia da Vila, localizada no centro histórico de Ilhabela e onde há diversos edifícios em estilo colonial que colorem a paisagem. Na Vila, vale caminhar pela Rua do Meio, Igreja Nossa Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso e o prédio da antiga cadeia e fórum. Quando a noite chegar, aproveite os deliciosos restaurantes e bares da região.
Seguindo rumo ao norte, as praias ficam um pouco menores e há diversas porções de areia para serem conhecidas. Entre as mais bonitas, estão a Praia Ponta da Azeda, Praia do Pinto e Praia da Armação, as três com mar transparente e excelentes para ver vida marinha em um mergulho de snorkel. Se a busca for por um lugar sossegado, mas com infraestrutura, experimente a Praia do Viana e a Praia da Siriúba. Já quem prefere um pouco mais de movimento encontrará na Praia da Pedra do Sino uma boa opção.
Rumo ao extremo norte, já na estrada de terra, a Praia da Pacuíba permanece escondida de grande parte dos turistas e é um paraíso em meio aos dias movimentados de Ilhabela. Ela está no caminho para a Praia do Jabaquara, que oferece uma das paisagens mais espetaculares de toda a ilha e já dá um gostinho do lado mais selvagem da região. Pare no mirante, aprecie o visual e depois desça para curtir o lindo mar de Jabaquara. Atenção: prepare o repelente! Lá os borrachudos adoram marcar presença tanto quanto os turistas.
Depois de visitar as praias que são facilmente acessíveis por estrada, é hora de explorar o lado mais selvagem de Ilhabela. Localizadas na costa Leste da ilha (com um pezinho no lado Sul e Norte), essas praias são as porções de areia mais bem preservadas da região. A mais famosa e frequentada pelos turistas é a Praia de Castelhanos, que conta com uma bela orla em formato de coração. Castelhanos tem acesso pelo mar e também por estrada (apenas para veículos 4x4) e diversas operadoras de turismo oferecem passeios até lá.
Os passeios que levam a Castelhanos pelo mar costumam fazer paradas também na Praia da Fome e Praia do Saco do Eustáquio, sendo um bom roteiro triplo. Ainda que essas sejam as mais visitadas pelos turistas, há outras praias selvagens nos arredores. A Praia do Poço, Praia da Serraria, Praia da Granxuma e a Praia da Caveira são acessíveis de barco, enquanto que a Praia Mansa, Praia Vermelha e Praia da Figueira são acessíveis também por trilha a partir de Castelhanos.
A Praia do Bonete também se destaca entre as mais isoladas de Ilhabela. Com acesso apenas por barco, nem sempre é possível chegar até lá. Voltada para o mar aberto, Bonete pode ser uma aventura em dias de grandes ondas. Caso esteja em Ilhabela, fique atento para a agenda de passeios e a possibilidade de ir a esse paraíso. A partir da Praia do Bonete, vale pegar um barco para conhecer a Praia de Enchovas (acessível também por trilha de 50 minutos a partir do Bonete) e a Praia de Indaiaúba. Assim como as outras praias mais preservadas, Bonete e as vizinhas também são um deleite para os borrachudos. É bom estar prevenido e usar bastante repelente! Mas deixar de ir à praia, jamais!
Além das praias que destacamos aqui, há diversas outras em Ilhabela. Para ver todos os detalhes sobre cada um dos paraísos à beira-mar, veja o post exclusivo sobre as praias de Ilhabela. E se a vontade for de um passeio para Castelhanos ou Bonete, veja o post com os melhores passeios em Ilhabela.
Além das praias, Ilhabela agrada também pelas lindas cachoeiras. A mais famosa e visitada da ilha é a Cachoeira do Gato, acessível por uma trilha de 40 minutos a partir da Praia de Castelhanos. Ainda que ela seja a mais conhecida, há muitas outras opções em Ilhabela. Para um banho de água doce sem grandes sacrifícios, procure a Cachoeira da Toca e a Cachoeira dos Três Tombos, as duas acessíveis de carro. Com trilhas leves, a Cachoeira do Veloso, a Cachoeira da Água Branca e a Cachoeira do Ribeirão vão agradar. Se a busca for por um pouco mais de atividade, vá à Cachoeira do Paquetá (atualmente o trecho mais bonito está com acesso proibido devido ao risco de queda); Cachoeira da Lage (1h de trilha a partir da Ponta da Sepituba); Cachoeira do Bananal (2h de trilha); e à Cachoeira do Areado (3h de trilha).
Os viajantes mais aventureiros encontram em Ilhabela diversas belas trilhas a serem percorridas, com diferentes graus de dificuldade. Além das cachoeiras e trilhas que ligam algumas praias, vale investir também nos trajetos que levam ao Pico de São Sebastião e ao Pico do Baepi. Para as duas trilhas, contrate guias especializados. Do alto, será ainda mais fácil ter ideia da dimensão da beleza que cerca o paraíso de Ilhabela.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Ilhabela
- Barco às praias da Fome, Eustáquio e Castelhanos
- Tour de 4x4 pela Mata Atlântica + Praia de Castelhanos
- Snorkel em Ilhabela
- Passeio de barco às praias do Bonete e Indaiaúba
- Excursão à praia de Castelhanos de jipe e barco
- Batismo de mergulho em Ilhabela
- Tour de 4x4 e mergulho em Ilhabela
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.