Melhores Destinos
Buenos Aires
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas de Buenos Aires

- Para viajar a Buenos Aires a turismo ou outras cidades da Argentina você não precisa de passaporte nem de visto para viagens que duram até 90 dias. Brasileiros portando RG poderão passar pela imigração com tranquilidade, conforme acordo do Mercosul. A identidade deve ter, de preferência, sido expedida a menos de 10 anos para facilitar a identificação do portador do documento, entretanto, a emissão a menos de 10 anos não é uma obrigatoriedade. 

A CNH brasileira ou Carteira de Trabalho não são documentos válidos para entrar na Argentina, porém a CNH deverá ser utilizada caso opte por alugar um carro.

- A moeda que circula na Argentina é o peso argentino (ARS). Nos cardápios e etiquetas você o identificará pelo símbolo $.

- Câmbio: O que tem valido a pena atualmente é levar reais para a Argentina e ao chegar lá trocá-los por pesos argentinos. Houve um momento em que era bem mais vantajoso levar dólares ao país, mas atualmente essa opção não é tão atrativa para os brasileiros. Leve real em espécie! 

- Esteja preparado para pagar uma taxa nos restaurantes chamada "cubierto". A taxa é um mistério para muita gente, mas o que se tem como consenso é que o valor se refere à taxa de utilização de talheres, toalhas de mesa etc. O cubierto não é a mesma coisa que a gorjeta deixada ao garçom.

- Recarregar eletrônicos nas tomadas de BsAs pode ser um transtorno se não houver cuidado ao lidar com o assunto. O problema em si não é a voltagem (220V), mas o formato da tomada, que possui três pinos chatos - dois deles tortos, por assim dizer. Como é um formato de tomada que não se usa no Brasil, é aconselhável que você procure uma ferreteria após sua chegada para comprar um adaptador e, assim, não sofrer ao carregar seus aparelhos. Quem estiver num hotel poderá pedir adaptadores na recepção, mas quem aluga um apartamento particular nem sempre terá essa facilidade. 

Segurança 
Esse é um tema que merece cuidado. Muita gente comenta que Buenos Aires não é uma cidade tão segura quanto foi anos atrás, mas, pessoalmente, é mais segura que qualquer cidade brasileira. Isso não significa que você não tenha que ter cuidado nas ruas, muito pelo contrário. Em síntese, o que ocorre é que a violência de Buenos Aires é diferente da que se vê no Brasil, por isso é preciso que seus cuidados sejam outros, também. 

Se no Brasil andamos com os vidros fechados nos carros para evitar qualquer abordagem num semáforo, em Buenos Aires teremos que ter cuidado com nossas bolsas. É muito comum turistas terem seus pertences levados de dentro de suas bolsas por ladrões e só perceberem várias horas depois. Esse tipo de abordagem é bastante frequente e os furtos são muito comuns, então procure sempre estar atento aos seus pertences. 

- Evite andar com objetos desnecessários em bolsas e mochilas ou carregar muito dinheiro consigo. Sempre que possível, carregue-as próximo ao corpo, tampando com as mãos a parte de abertura, especialmente no metrô e em ruas movimentadas.
- Não descuide de sua bolsa, mesmo em lojas. 

Táxis - Como não cair em golpes
O baixo custo dos táxis faz com que eles sejam uma opção confortável e barata para circular pela cidade, mas o turista pouco informado pode passar maus bocados. Como em toda cidade turística, infelizmente, é comum que pessoas mal intencionadas queiram tirar proveito e aplicar golpes. A dica, então, é evitar agir de forma alienada e se informar para não cair em pegadinhas. 

- Consulte mapas para ter uma ideia do percurso a ser feito e tente falar em espanhol.
- Utilize sempre os radiotáxis, pintados de amarelo e preto. Basta olhar a lateral do carro e conferir se ele faz parte de uma cooperativa.
- Não ande em táxis sem taxímetro 
- Sempre tenha dinheiro trocado para pagar as corridas.
- Nunca pague ao taxista com notas de ARS 100. Separe notas pequenas para pagar, assim você evita que o troco seja feito em notas falsas.
- Utilize aplicativos de celular como o Easy Táxi para chamar um táxi seguro
- Procure pagar pelo trajeto com um valor próximo do valor total da corrida.  
- Ao dizer para onde o taxista deve levá-lo, evite ser vago. Diga o nome da rua, e as ruas transversais. Por exemplo "Vamos a Santa Fé, entre Rodriguez Peña e Montevideo". Como há ruas enormes, a numeração não faz muita diferença - a melhor ideia é informar as ruas transversais. 
- Os taxistas idôneos possuem uma ficha visível com os dados do motorista e do carro, uma garantia de que aquele motorista não vai tentar passar a perna. 

Aplicativos de celular para usar em Buenos Aires 
Os telefones celulares são ferramentas cada vez mais presente na vida das pessoas e uma mão na roda no que diz respeito ao turismo. Em inúmeras situações você pode se valer da internet e aplicativos de celular para buscar o que procura, e em Buenos Aires não é diferente. Veja abaixo alguns aplicativos que podem facilitar sua vida!

Google Maps -  Já bastante conhecido, o Google Maps pode te ajudar dizendo o percurso a ser feito para chegar de um ponto a outro, qual metrô pegar ou simplesmente localizar no mapa o lugar para onde você deseja ir. Opção alternativa é o app Como Llego
- Easy Táxi - Aplicativo para pegar táxis cadastrados e seguros.
Foursquare - Ideal para encontrar restaurantes, pontos turísticos e avaliações de usuários sobre cada lugar
Guia Óleo - Guia gastronômico bastante difundido em Buenos Aires

Para mais dicas de Buenos Aires, leia nosso post com 37 dicas para a sua primeira viagem à capital argentina

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Buenos Aires