O que fazer em Buenos Aires
Há muita coisa legal para fazer em Buenos Aires e quanto mais tempo você ficar na cidade, mais atividades poderá fazer e mais lugares interessantes poderá conhecer. Buenos Aires tem excelentes museus, parques e praças bem cuidados, edifícios de bela arquitetura, feiras e mercados de rua, além de excelentes restaurantes. É um lugar com potencial para agradar todo tipo de público e que sempre oferece novas atividades!
Confira abaixo todas as nossas dicas do que você pode ver e fazer em Buenos Aires!
1. Reserve com antecedência um hotel bem localizado em Buenos Aires.
Buenos Aires tem hotéis para todos os bolsos e gostos e escolher um bom hotel pode fazer toda a diferença no aproveitamento da sua viagem. A rede hoteleira da cidade é bem diversificada, com hotéis luxuosos e simples — basta escolher a opção que melhor se encaixa nos seus planos. Nos últimos meses o preço das diárias nos hotéis da cidade aumentou, por isso recomendo fazer a sua reserva com antecedência, assim você poderá encontrar as melhores opções ainda com disponibilidade.
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Buenos Aires. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.
2. O que fazer em Buenos Aires - conheça os clássicos da cidade!
Quem visita a cidade pela primeira pode incluir no roteiro as atrações mais simbólicas de Buenos Aires, entre elas a Plaza de Mayo, que fica no coração da cidade e em frente à Catedral Metropolitana de Buenos Aires, onde o Papa Francisco fazia suas missas. Também em frente a praça fica a Casa Rosada, sede da presidência argentina que abre suas portas aos turistas através de visitas guiadas.
Também no centro, vale dar uma esticada no Café Tortoni, uma cafeteria inaugurada em 1858, e na livraria El Ateneo Grand Splendid, que antigamente era um teatro e conserva muito de sua estrutura antiga, tornando a loja ainda mais incrível!
Reserve um tempo para passear na Av. 9 de Julho, conhecer o Obelisco, a Av. Corrientes, cheia de espetáculos e shows, e visitar o Teatro Colón, um dos grandes símbolos de Buenos Aires. O teatro, que recebe principalmente óperas, tem uma arquitetura interior rica em detalhes que pode ser conhecida através de uma visita guiada ou em uma apresentação teatral.
O Caminito, mesmo sendo chamado de "programa turistão", atrai pessoas do mundo inteiro com suas casinhas coloridas e é ideal para comprar lembranças ou fazer aquela típica foto de viagem. Não dá para ir a Buenos Aires pela primeira vez e não dar uma voltinha por lá.
3. Faça um tour guiado gratuito por Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade incrível para caminhar e essa é também uma excelente maneira explorá-la. Na capital portenha você pode fazer passeios guiados gratuitos por vários bairros — você não paga pelo tour e fica a seu critério dar uma gorjeta ao guia no final do passeio. Para quem nunca esteve na cidade essa poderá ser uma maneira econômica e diferente de conhecer um pouco de Buenos Aires.
- Tour gratuito pelo centro histórico de Buenos Aires
- Tour gratuito por La Recoleta
- Tour gratuito por San Telmo
- Tour gratuito por Palermo
- Tour gratuito pelo bairro de La Boca
4. Conheça os museus de Buenos Aires
Buenos Aires tem museus e centros culturais muito interessantes e entre os que considero mais legais para visitar estão o MALBA - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, onde está o Abapuru, pintura de Tarsila do Amaral, e o Museu Nacional de Belas Artes. O Centro Cultural Kirchner também é um passeio bem interessante, com exposições sazonais e que mudam bastante dependendo da época.
TOP 10 passeios preferidos dos turistas em Buenos Aires:
Abaixo você confere os principais passeios reservados por nossos leitores em Buenos Aires!
- Excursão a Tigre de Barco
- Tour gratuito pelo centro histórico de Buenos Aires
- Excursão a Colônia do Sacramento
- Show do Tango Porteño
- Show de tango no Madero Tango
- Passeio de barco ao entardecer em Buenos Aires
- Ônibus turístico de Buenos Aires
- Tour do futebol, Boca Juniors e River Plate
- Free tour pelo centro histórico de Buenos Aires
- Tour gratuito por La Recoleta
5. Faça um giro pela Recoleta
A Recoleta é um dos bairros mais conhecidos de Buenos Aires. É um bairro nobre, bem localizado, com muitos hotéis, restaurantes e que está próximo ao centro. Por sua boa localização é um lugar que muitas pessoas escolhem para ficar, justamente pela facilidade de ir a outras regiões da cidade e pela própria estrutura que a região oferece.
Na Recoleta, reserve um tempinho para conhecer o Cemitério da Recoleta, onde foram enterradas personalidades da Argentina e que tem passeios guiados e obras arquitetônicas que impressionam; as pracinhas ao seu redor, como a Plaza Francia. Vale conhecer também o Centro Cultura da Recoleta, que tem eventos e espetáculos, além da Floralis Genérica, uma escultura em metal em formato de flor e a Feira de Artesanato da Recoleta, que acontece nos fins de semana e feriados.
6. Visite Puerto Madero, uma área revitalizada da cidade
Para conhecer um pouco da parte mais nova e revitalizada de Buenos Aires, não deixe de visitar Puerto Madero, com seus edifícios novos e altos. Nessa região estão atrações como a Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento, uma embarcação que rodou o mundo algumas vezes e hoje é um museu. O lugar também é ótimo para caminhar em um dia bonito e escolher um de seus vários restaurantes para almoçar, jantar ou tomar uma cerveja ao ar livre! Leia aqui nossas dicas de restaurantes em Buenos Aires!
Para um passeio em meio à natureza, visite o Reserva Ecológica Costanera Sur, um ótimo local para caminhar ao ar livre em um dia bonito!
7. Explore os lindos parques de Buenos Aires
Quer curtir um parque em Buenos Aires? Pois as opções são muitas! Para quem quer fazer um programa ao ar livre, um pique-pique ou uma caminhada, existem vários parques lindos para passear! Os Bosques de Palermo são um conglomerado de parques bem amplo, do qual fazem parte o Jardim Japonês, que encanta pelo cuidado primoroso de seus jardins, o Rosedal, com dezenas de rosas coloridas e também o Jardim Botânico Carlos Thays, que é como um respiro de ar fresco diante do movimento intenso de carros da cidade. Esses parques são locais fantásticos e que recomendo muito!
Na Recoleta, conhecer já comentada Floralis Generica é outra boa dica. O parque tem uma obra de metal em forma de flor cujas pétalas se fecham à noite. Em Puerto Madero, a dica de parque é a Reserva Ecológica Costanera Sur, um parque muito amplo, com muitos pássaros, ideal para passear sem pressa.
Um outro parque que recomendo a visita e que muita gente não conhece é o Parque de la Memória, dedicado às vítimas do Terrorismo do Estado. É um parque às margens do Rio da Prata e que homenageia pessoas perseguidas pela ditadura.
8. Conheça as feiras de Buenos Aires
Se você não perde a oportunidade de fazer umas comprinhas, separe o domingo para visitar a Feira de San Telmo, onde você encontrará de tudo um pouco! San Telmo é um bairro antigo e muito tradicional de Buenos Aires, que fica cheio aos domingos por causa dessa feira tão popular e querida entre turistas e visitantes. A feira é um ótimo local pra comprar antiguidades, artesanato e também comidas locais. Um programa clássico de domingo!
Embora mais distante do roteiro turístico, a Feira de Mataderos, que acontece também aos domingos, é outra excelente dica para fazer algumas comprinhas em Buenos Aires, por preços convidativos. Outra dica é a Feira da Recoleta, que acontece nos fins de semana e feriados, onde muitas pessoas vendem artesanato, artigos em couro e obras de arte.
9. Assista a um show de Tango em Buenos Aires
A Argentina é conhecida pelo tango e se você quiser ter uma experiência completa, vale a pena assistir a um show de tango em Buenos Aires. A cidade tem shows de tango para todos os gostos, alguns mais simples e tradicionais e outros mais teatrais e pomposos, que incluem até um jantar, bebida à vontade e transporte até o teatro. Confira abaixo algumas opções de shows de tango em Buenos Aires.
- Show do Tango Porteño
- Show de tango no Madero Tango
- Espetáculo de tango no Café de Los Angelitos
- Show no Rojo Tango
- Espetáculo de tango + jantar no El Querandí
- Show de tango no El Viejo Almacén
- Show de tango no La Ventana
- Espetáculo no Palácio Tango (onde ficam as salas Astor Piazzolla e Carlos Gardel)
10. Passeie sem pressa por Palermo
Palermo é um dos bairros mais legais de Buenos Aires, em que você pode curtir a vida noturna, tomar uma cerveja da hora do happy hour, conhecer ateliês e lojinhas independentes, ver feirinhas ou simplesmente andar a pé e sem rumo explorando suas ruas cheias de arte. Palermo é um bairro amplo, muito arborizado, com excelente comércio! É uma ótima pedida a qualquer hora do dia e que tem excelentes cafeterias e restaurantes!
Entre as principais atrações de Palermo estão os Bosques de Palermo, um conjunto incrível de parques, que inclui o Rosedal e o Jardim Japonês, além do Planetário de Buenos Aires e as ruas com arte nos arredores da Plaza (praça) Serrano, que são um ótimo local para tirar fotografias!
11. Passeie no bondinho de Buenos Aires de forma gratuita
O Tramway Histórico de Buenos Aires é uma maneira diferente e muito legal de explorar Buenos Aires, sem gastar nada e de quebra fazer um passeio que muita gente não conhece. O bondinho faz passeios nos fins de semana e alguns feriados e realiza um circuito que passa por atrações históricas da cidade. O passeio dura em torno de 20 minutos e parte da esquina entre as ruas Emilio Mitre e José Bonifacio, no bairro de Caballito.
12. Delicie-se nos restaurantes de Buenos Aires
Buenos Aires tem uma gastronomia maravilhosa, que atende a todos os perfis, esteja você procurando um jantar de alta gastronomia ou um lugar simples para comer uma saborosa empanada. As opções para comer bem na cidade são inúmeras e também atendem a pessoas com gostos distintos. Se você gosta de carnes, o concorrido e premiado Don Julio é uma ótima pedida assim como o La Cabrera. Se busca por boas empanadas, sugiro o Sanjuanino, mas se quiser uma gastronomia inovadora, o pequenino Julia pode ser a melhor pedida. Confira aqui todas as nossas dicas de restaurantes em Buenos Aires.
13. Visite um estádio de futebol em Buenos Aires
Como você já deve saber, os argentinos são tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros e visitando a capital do país você pode aproveitar também para visitar os dois principais estádios de Buenos Aires: La Bombonera, do Boca Juniors, ou o Monumental, do River Plate. Em minha última viagem a Buenos Aires, estive no La Bombonera e achei a visita bem interessante porque o estádio tem um Museu que conta a história do clube. Se você é um grande fã de futebol, pode valer a pena fazer um tour do futebol em Buenos Aires.
14. Aproveite a noite de Buenos Aires
Depois que o sol se põe, a Buenos Aires não dorme, e esse é um dos grandes atrativos da cidade. Seja dia ou noite, sempre há o que fazer. A noite na capital começa tarde e, para quem quer conhecer melhor as tradições portenhas, apreciar um show de tango é inevitável. Até mesmo quem quer aprender a dançar tango encontra sua opção de entretenimento nas milongas, que abrem espaço para os moradores da cidade dançarem e para os iniciantes fazerem aula de dança.
A Plaza Serrano, seus arredores e Palermo são uma excelente pedida para quem quer ir a um bom bar. Já o espetáculo Fuerza Bruta é incrível para quem quer fazer algo interativo e diferente durante a noite.
15. Faça compras em Buenos Aires
Buenos Aires pode ser um bom destino para fazer compras, muito embora no passado os valores da cidade fossem bem mais atrativos. Entre os locais que você pode fazer algumas compras estão a região de Palermo, que reúne de marcas famosas e bons brechós e espaços com pequenas lojas locais, o shopping Pátio Bullrich e as Galerias Pacífico, localizada no centro da cidade e com uma decoração linda que vale a visita mesmo que você não deseje comprar nada!
Se você é fã de mercados de rua e antiguidades, nada melhor do que visitar o Mercado de San Telmo aos domingos e própria região de San Telmo, que tem muitas lojas legais.
16. Passeie por Buenos Aires sem gastar nada!
Buenos Aires tem muitas atrações interessantes e que você não precisa gastar nada para conhecer! Para quem visita a cidade com um orçamento apertado, criar um bom roteiro não será um problema. Além dos passeios guiados gratuitos que comentei acima, existem vários outros lugares com entrada gratuita que você pode conhecer, confira alguns deles:
- Caminito
- Catedral Metropolitana de Buenos Aires
- Centro Cultural Kirchner
- Bosques de Palermo e o Rosedal
- Passear por Puerto Madero
- Livraria El Ateneo Grand Splendid
- Galerias Pacífico
- Passeio de bondinho gratuito
- Centro Cultural da Recoleta
- Floraris Genérica
- Cemitério da Recoleta
- Feira de San Telmo
- Parque Ecológico Costanera Sur
17. Visite Colônia do Sacramento, cidade vizinha no Uruguai
Colônia do Sacramento é uma pequena cidade colonial do Uruguai, que fica bem próximo de Buenos Aires. Você pode visitá-la com uma agência ou fazendo um passeio por conta própria, indo e voltando no mesmo dia para a capital argentina. Colônia é um destino histórico muito charmoso, com ruas de pedras e antigas construções que parece ter parado no tempo. O passeio deixará seu itinerário ainda mais rico!
18. Visite Tigre, uma cidade perto de Buenos Aires
Tigre é uma cidade vizinha de Buenos Aires, localizada a cerca de 30 km de trem da estação Retiro. É uma cidade pacata, que tem esse nome porque se localiza ao longo do Rio Tigre. Uma das principais atrações da cidade é fazer um passeio de barco pelo delta do Rio Tigre, e suas ilhas fluviais, onde existem casas muito bonitas. Por lá também existem várias lojinhas de artesanato, mercados, além de um parque de diversões. Conhecer Tigre é um dos principais passeios que você pode fazer a partir de Buenos Aires!
Você vai viajar para outros destinos da Argentina? Confira as nossas dicas de Bariloche, Ushuaia e Mendoza, a cidade dos vinhos na Argentina e El Calafate!