Mendoza, na Argentina, é um dos melhores destinos para os amantes de vinhos, encantando a todos com vinícolas – ou bodegas – de altíssima qualidade, que produzem rótulos mundialmente premiados. Além de taças de malbec, quem viaja rumo a Mendoza encontra restaurantes estrelados e roteiros gastronômicos que rendem refeições memoráveis. Um cenário perfeito, que atrai casais e grupos de amigos em busca de momentos inesquecíveis.
Ainda que seja o destino ideal para apaixonados, Mendoza também é perfeita para o público que ama outro tipo de fortes emoções. Nesse caso, emoções à base de adrenalina. Afinal, Mendoza está situada aos pés da Cordilheira dos Andes. Você encontrará cenários grandiosos e também a possibilidade de aventurar-se em esportes radicais, como rafting, parapente, longos trekkings e escaladas em montanha, além de todos os esportes de inverno, afinal, em Mendoza está localizada aos pés do Monte Aconcágua, ponto mais alto das Américas.
Seja no universo dos vinhos ou no mundo dos esportes, temos certeza que você também vai se apaixonar por Mendoza. Prepare-se para uma viagem incrível e vem com a gente! Vamos te contar tudo sobre o que fazer em Mendoza, a melhor época para a viagem, quais vinícolas são imperdíveis e muito mais! E para que o seu passeio pelo nosso Guia de Mendoza fique ainda melhor, que tal ler acompanhado de uma taça de vinho?
Quando ir a Mendoza – Melhor época para a viagem
Mendoza é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, mas como a região apresenta características bem diferentes a cada estação, é bom estar atento para escolher a Mendoza que mais combina com o seu sonho de viagem.
Se o desejo é curtir vinhedos carregados de uva e participar de uma colheita, o período ideal para a viagem é de fevereiro a abril; para quem pretende investir em esportes de aventura, o melhor momento é entre outubro e março; já os que desejam explorar as estações de esqui encontrarão em julho e agosto a época perfeita. Agora, se o que você deseja mesmo é degustar muitos vinhos e explorar a culinária local, você pode viajar a Mendoza em qualquer época do ano!
- Meses da vindima, a colheita da uva - de fevereiro a abril;
- Meses mais quentes - novembro, dezembro, janeiro e fevereiro;
- Meses mais chuvosos - janeiro (30 mm) e fevereiro (35 mm);
- Meses mais frios e com mais chance de neve - junho, julho e agosto;
- Alta temporada em Mendoza - janeiro, fevereiro, março e abril;
- Baixa temporada em Mendoza - maio, junho, setembro e outubro.
Confira todos os detalhes sobre quando ir a Mendoza, com dicas de cada estação do ano e o clima mês a mês.
Como chegar a Mendoza
Chegar a Mendoza, na Argentina, é bem fácil! A partir do Brasil, há voos direto para Mendoza operados pelas companhias aéreas Latam, Gol e Aerolíneas Argentinas. Todos os voos do Brasil rumo a Mendoza saem de São Paulo, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), e tem chegada no Aeroporto Internacional de Mendoza El Plumerillo (MDZ), distante apenas 11 km do centro de Mendoza.
A viagem de avião entre São Paulo e Mendoza tem apenas 4h de duração, sendo um voo bastante tranquilo para quem deseja conhecer a capital do vinho argentino.
Outras opções para chegar a Mendoza são as rotas via Buenos Aires e Santiago, no Chile. A partir das duas capitais será possível seguir para Mendoza por via aérea e também por via terrestre, seja de carro ou de ônibus. Confira mais detalhes sobre como chegar a Mendoza.
Independente da época escolhida para a viagem a Mendoza, é importante ficar atento ao preço dos voos. Para garantir uma boa tarifa na passagem aérea para Mendoza, baixe o aplicativo do Melhores Destinos e fique atento às promoções! Aproveite que tem voo direto do Brasil para Mendoza e garanta as suas próximas férias. Não deixe para comprar a sua passagem aérea para Mendoza na última hora. A sua viagem pode custar bem mais caro!
Hotéis em Mendoza
A escolha do hotel em Mendoza vai muito além de um simples quarto para descansar. Alguns hotéis, especialmente nas vinícolas, são tão espetaculares que se tornam um atrativo a mais na viagem. Se o seu orçamento permite, ou se o seu sonho é uma hospedagem em meio aos vinhedos, não deixe de investir nos hotéis nas vinícolas em Mendoza. Será uma experiência inesquecível e vale todos os pesos investidos!
Se você preferir se hospedar no centro da cidade e deixar para investir o dinheiro nos passeios e restaurantes, a melhor opção será a hospedagem no Centro de Mendoza, onde estão disponíveis hotéis em todas as faixas de preços.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias.Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino.Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS
Hotéis nas vinícolas em Mendoza
Ficar em um hotel de vinícola em Mendoza permite ter contato mais íntimo com a bodega, vivenciar experiências que vão além do tour básico e, claro, ainda possibilita curtir o cenário natural por muito mais tempo. Nós já nos hospedamos nas vinícolas em Mendoza e amamos cada minuto da estadia.
Se você está na dúvida de qual vinícola escolher para a hospedagem, temos um post completinho com diversas dicas de onde ficar em Mendoza. Se já estiver ansioso para conferir algumas opções, selecionamos os melhores hotéis em vinícolas de Mendoza para a sua viagem.
- Chozos Resort
- Casa de Huéspedes La Azul
- Posada Salentein
- The Vines Resort & Spa
- Auberge Du Vin
- Casa de Uco Vineyards and Wine Resort
- Rosell Boher Lodge
- Casa Petrini
- Entre Cielos
- Andeluna Winery Lodge
O que fazer em Mendoza
Da varanda da vinícola, a paisagem é de vinhedos a perder de vista. Ao fundo, o Cordón del Plata coberto de neve emoldura o cenário. No ar, o inebriante cheiro é de um autêntico corte de carne argentino sendo assado em meio às uvas. Nas mãos, a taça é da melhor safra de malbec. Alheios a essa tranquilidade, montanhistas e aventureiros percorrem a Cordilheira dos Andes em busca de adrenalina. O encantador cenário parece inatingível? Saiba que essa é a realidade de quem visita a cidade - e a província - de Mendoza, na Argentina.
Esqueça a correria dos grandes centros urbanos; Mendoza convida o visitante a relaxar e degustar o melhor do mundo dos vinhos, a começar pela oportunidade de conhecer várias vinícolas – ou bodegas, conforme chamadas por lá. Você verá de perto todo o processo de produção da bebida: do plantio à degustação. Ao longo de 100 km de estrada, mais de 1200 bodegas são capazes de tirar qualquer abstêmio do sério. Confira as melhores vinícolas de Mendoza e detalhes de cada uma delas!
Os vinhos não estariam completos sem pratos deliciosos. E esse é um dos principais focos de quem busca Mendoza: o turismo gastronômico. Aliar vinhos de qualidade a refeições espetaculares remete a um verdadeiro jantar dos deuses - nesse caso, o deus Baco. Guarde boa parte do seu tempo para almoços e jantares dos sonhos, pois eles podem durar mais de três horas. Acredite, não será nenhum sacrifício permanecer à mesa. Está na dúvida de qual restaurante escolher? Confira nossas dicas de onde comer em Mendoza.
Se depois de tanta fartura ainda restarem forças, Mendoza é uma excelente oportunidade para praticar esportes de aventura. A modalidade de turismo também atrai inúmeros viajantes. A busca é por longas trilhas, escaladas em gelo, emoções com o rafting nas corredeiras, voos de parapente e aventuras na neve. Tudo com a proteção do “sentinela de pedra”, também chamado de Aconcágua, o ponto mais alto das Américas.
Quem deseja conhecer mais de perto o Monte Aconcágua e a Cordilheira dos Andes, mas não faz parte do time de aventureiros, poderá aproveitar o tour de alta montanha pelos Andes, com visita a belos mirantes e sem esforço algum. É o passeio mais procurado de Mendoza e vale deixar um dia no roteiro para a visita.
Ao viajar para Mendoza, não deixe de conhecer também o centro da cidade. Vale caminhar pelo Passeo Peatonal Sarmiento, uma avenida dedicada a pedestres; visitar o Mercado Central, onde você encontrará diversos produtos locais; conhecer a Plaza Independencia, que tem feirinha de artesanato, áreas de lazer e uma bela fonte luminosa; e ainda conhecer o Parque General San Martín, o maior da América Latina e um dos destinos favoritos dos moradores em dias de folga.
Vinícolas em Mendoza
As vinícolas de Mendoza estão entre as melhores do mundo. E não estamos falando apenas da qualidade dos vinhos, mas sim das experiências turísticas que oferecem, com tours interessantes, restaurantes memoráveis e cenários espetaculares. Difícil mesmo será escolher apenas algumas entre tantas bodegas durante a viagem.
Entre as vinícolas mais visitadas de Mendoza estão a Catena Zapata, Zuccardi Valle de Uco, Casa Vigil - El Enemigo, Salentein, Susana Balbo Wines, Alfa Crux e a Bodega La Azul. Ainda que sejam mesmo vinícolas espetaculares, elas estão longe de serem as únicas que merecem a sua visita.
Não se prenda tanto às vinícolas mais visitadas ou premiadas e permita-se explorar bodegas menos conhecidas, mais intimistas e que, muitas vezes, não aparecem nas listas. O melhor de Mendoza é a certeza de que há dezenas de excelentes bodegas para você ser feliz.
Confira nossas dicas de vinícolas em Mendoza, com detalhes de cada uma delas, incluindo os tours, restaurantes e hospedagens disponíveis para a sua viagem.
Como se locomover
As melhores maneiras de chegar às vinícolas de Mendoza e se locomover pela região são: carro alugado, remis (carro com motorista particular), passeios com agência e, mais recentemente, carros de aplicativo. Escolher uma delas depende de seu bolso, da expectativa com a viagem e da sua disposição.
O carro alugado dará mais liberdade de roteiro, mas pode ser perigoso - e nada aconselhável - dirigir alcoolizado. O remis é uma excelente opção para quem busca liberdade de itinerário e não quer se preocupar com a direção, o ponto negativo é o alto preço. Já o carro de aplicativo tem ótima relação custo-benefício, mas pode ser complicado conseguir um carro para as distâncias mais longas.
Está pensando em alugar um carro em Mendoza durante a sua viagem? Faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
O passeio com agência é uma escolha bem comum entre os turistas e ótima opção para quem não quer se preocupar com nada. Passeios em grupo são mais em conta, ao mesmo tempo que não permitem liberdade de escolha das bodegas a serem visitadas. Já as excursões personalizadas são mais caras, porém bem exclusivas. O atendimento é o diferencial: eles organizam tudo, até mesmo o agendamento das bodegas.
O Bus Vitivinícola é uma das melhores opções em Mendoza para quem deseja fazer um passeio barato e sem preocupação. A empresa oferece diferentes rotas a cada dia da semana, com visita a algumas das mais importantes vinícolas de Mendoza. Ótima pedida para quem viaja de última hora e não encontra mais vaga nos tours mais disputados. Vale também para quem está meio perdido e não quer organizar toda a visita.
Confira as rotas do Bus Vitivinícola e garanta o seu tour pelas bodegas em Mendoza:
- Tour pelo sul da zona vitivinícola de Luján de Cuyo
- Tour do Malbec pela zona vitívinicola de Luján de Cuyo
- Tour pelo sul da zona vitivinícola do Valle de Uco
- Tour pelo norte da região vitivinícola do Valle de Uco
- Tour pelo centro da região vinícola do Valle de Uco
- Tour pela zona vitivinícola do Camino del Vino El Sol
- Tour pela zona vitivinícola de Maipú
Veja mais detalhes sobre como se locomover em Mendoza.
Quanto tempo ficar em Mendoza
Mendoza é o tipo de destino que rende tanto uma viagem rápida quanto longas férias para relaxar. Com o voo direito do Brasil, está bem fácil chegar à cidade, permitindo até embarques de última hora.
Uma viagem de 4 dias em Mendoza é perfeita para um feriado prolongado e permite conhecer excelentes vinícolas, experimentar diversos restaurantes e ainda visitar os arredores do Monte Aconcágua. É pouco tempo, mas suficiente para curtir e ficar com muita vontade de voltar.
Já uma viagem de 7 dias a Mendoza é ideal para aproveitar as vinícolas com mais tempo e sem correria entre as degustações, sendo possível até mesmo dividir a hospedagem em hotéis de regiões distintas. Você terá tempo também de conhecer melhor a cidade, aproveitar os restaurantes e até guardar energia para a vida noturna mendocina.
Quem quiser uma experiência mais imersiva deve optar por uma viagem de 10 dias a Mendoza. Esse tempo será suficiente para fazer degustações mais elaboradas, saborear diversos menus harmonizados e ainda vivenciar as vinícolas que oferecem passeios mais completos e que demandam mais tempo. Uma viagem de 10 dias permite ainda realizar passeios pelos cenários naturais próximos, sempre emoldurados pela Cordilheira dos Andes. Vale a prática de rafting, o trekking na montanha e ainda os voos de parapente ou balão. Sem esquecer um dia exclusivo para curtir o seu maravilhoso hotel em meio aos vinhedos, claro!
Chip de celular na Argentina
Durante as viagens por todo o mundo, nós usamos o chip virtual da Airalo. Ele funciona em mais de 180 países, com diferentes planos que podem ser contratados dependendo do período da viagem. A grande vantagem do chip da Airalo é ser virtual, ou seja, não é necessário inserir um chip físico no telefone ao chegar no país, uma praticidade a mais para quem viaja. Se quiser o chip da Airalo com desconto, use código MELHORESDESTINOS15 para receber 15% OFF em suas compras pelo site ou aplicativo.
Informações importantes
- País - Argentina;
- Língua oficial - Espanhol;
- Moeda - Peso Argentino (ARS) - Confira nossas dicas de câmbio em Mendoza;
- Aeroporto mais próximo - Aeroporto Internacional de Mendoza El Plumerillo (MDZ);
- Padrão de voltagem - 220V;
- Fuso horário - GMT -3 (o mesmo de Brasília);
- DDI da Argentina - +54;
- Código de área de Mendoza - 0261;
- População de Mendoza: 115 mil habitantes na cidade e 2 milhões de habitantes na província;
-
Vacina: nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que visitam a Argentina;
- Padrão de tomada - A tomada em Mendoza é de dois pinos redondos (como o antigo padrão brasileiro) e também existe a tipo "i", com dois pinos retos diagonais e um pino reto central. Na dúvida, leve sempre um adaptador universal;
- Visto - Brasileiros não precisam de visto para conhecer Mendoza ou para viagens que durem até 90 dias dentro da Argentina;
- Documentação para entrada na Argentina - Brasileiros podem entrar na Argentina com o passaporte ou a carteira de identidade original emitida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). No caso da carteira de identidade, ela deve estar em bom estado de conservação e, preferencialmente, ter emissão inferior a dez anos para facilitar a identificação. Para ter as informações completas, consulte o site da Embaixada da Argentina no Brasil.
Pronto para embarcar rumo a Mendoza, na Argentina? Confira mais dicas sobre como chegar, onde ficar, quando ir e as melhores vinícolas para a sua viagem ser perfeita!