Esportes de aventura em Mendoza
A mesma vocação que Mendoza tem para produzir vinhos de alta qualidade pode ser encontrada na oferta do turismo de aventura. A proximidade da Cordilheira dos Andes já seria motivo suficiente para que a cidade atraísse turistas de todo o mundo, porém o roteiro de aventuras não para por aí. A principal prova é a presença do monte Aconcágua, ponto mais alto das Américas com 6.962 metros de altitude. No mundo, o Aconcágua perde apenas para o Himalaia. E você poderá apenas contemplá-lo de um mirante com acesso para carros até encarar uma das mais perigosas escaladas do mundo.
A grande vantagem de Mendoza é possibilitar a aventureiros de primeira viagem a sensação de serem descobridores de paisagens deslumbrantes. Um dos esportes que mais promovem contato direto com a natureza é o rafting. Por não exigir grandes conhecimentos técnicos – apenas um bocado de coragem –, ele está na lista dos prediletos dos turistas. Vista o seu colete, entre no bote e prepare-se para beber muita água. A adrenalina é constante e quanto mais bravo o rio, melhor o passeio.
Quem não lida muito bem com o elemento água pode tentar o ar. O parapente é uma das melhores atrações para quem busca se aventurar em terras mendocinas. O voo tem duração de 20 minutos e você se sentirá em posição privilegiada para apreciar a vista da Cordilheira dos Andes.
Em solo firme, o turista realizará um dos mais tradicionais passeios locais: a cavalgada. Seja de duas horas ou doze dias, a certeza é de que vale cada segundo. É uma das mais belas maneiras de apreciar – e atravessar – os Andes. Os roteiros variam muito e, para os que não abrem mão das bodegas, algumas empresas oferecem cavalgadas que incluem visita a vinhedos e almoço. Outra maneira de aliar as vinícolas ao esporte é o tour de mountain bike. Entre trilhas e uvas, é uma das experiências que mais aproxima o esporte e o vinho.
Em uma viagem a Mendoza, é preciso ter em mente que nem todas as atividades podem ser praticadas durante o ano inteiro, especialmente as que dependem de neve. Esteja atento ao calendário se o seu foco são os esportes de inverno. Rodeada por cordilheiras, Mendoza agrada os que procuram aventurar-se no esqui e snowboard. A qualidade da neve e das pistas transforma a região em uma das melhores da Argentina para a prática dessas atividades.
Em todas as estações do ano, Mendoza oferece excelentes opções para o turismo de aventura. Entre reservas naturais, cordilheiras, rios e até cavernas, não faltará opção para quem busca ir além dos vinhos.
Passeios de aventura em Mendoza
Mendoza oferece dezenas de empresas que realizam tour para a prática de esportes de aventura. Busque sempre informações sobre a confiabilidade de cada uma que contratar. Nesse quesito, vale a máxima de que as mais famosas são as mais seguras. Dê preferência às empresas que outras pessoas já tenham testado e aprovado. Caso sinta-se inseguro em relação ao passeio, busque outra agência de turismo.
Procure o máximo de informações possíveis sobre o pacote que a empresa oferece. Preço, tempo de duração, roupas adequadas, refeição inclusa e atividades oferecidas são alguns quesitos fundamentais na hora de fechar um contrato. Alguns esportes só podem ser praticados em condições ideais de clima e em determinadas épocas do ano; assegure-se de que não estarão lhe vendendo um pacote que não poderá ser executado completamente.
E a dica mais importante é : nunca se aventure sozinho! A província de Mendoza é uma área que oferece riscos reais aos esportistas. Equipamentos de segurança e guias bem treinados são fundamentais. Outro fator importante é um seguro de viagem específico para a prática de esportes de aventura. O seguro normal não cobre eventuais acidentes causados por esportes de alto risco.
A seguir, confira algumas das atividades mais procuradas pelos turistas que buscam aventuras em Mendoza.
- Excursão de alta montanha pelos Andes
- Voo de parapente por Mendoza
- Rafting no Rio Mendoza
- Trilha até o acampamento Confluência no Aconcágua
- Excursão ao Parque Provincial Aconcágua
- Trilha pelo Parque Provincial Cordón del Plata
- Trilha e rapel em Cacheuta + Termas
- Tour de caiaque pela represa de Potrerillos
- Excursão à estância La Charamusca com passeio a cavalo
- Excursão privada ao Cruce de los Andes e Santiago de Chile
- Tirolesa na represa de Potrerillos
Estações de esqui em Mendoza
Estamos falando de um destino localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, sendo assim, nada mais justo que ter algumas estações de esqui para curtir em Mendoza. Claro que a neve não estará presente durante todo o ano. Portanto, se o seu objetivo é curtir vinho e também aproveita para esquiar, o ideal é viajar nos meses de julho e agosto.
O principal centro de esqui em Mendoza é o Las Leñas, distante 340 km do centro da cidade, sendo considerado o mais importante da Argentina e um dos melhores resorts de neve da América do Sul. Além de Las Leñas, quem visita Mendoza poderá aproveitar a experiência de praticar esportes na neve em lugares como o Parque de Nieve Los Puquios, distante 65 km do dentro de Mendoza e com pistas de nível fácil, especiais para quem deseja curtir neve pela primeira vez; Ski Portillo, distante 216 km do centro de Mendoza e primeira estação de esqui da Argentina; e ainda Los Penitentes (temporariamente fechado), distante 180 km do centro de Mendoza.