Casa Vigil (El Enemigo)
A dúvida em relação aos nomes El Enemigo e Casa Vigil não é rara, sendo comum os visitantes se confundirem na hora de falar sobre um ou outro, mas vamos explicar cada detalhe dessa história. Para começar, El Enemigo é o nome da vinícola de propriedade de Alejandro Vigil (enólogo-chefe da Catena Zapata) e Adrianna Catena (enóloga e filha de Nicolás Catena Zapata). Amigos e colegas de trabalho, os dois desenvolveram esse projeto pessoal incrível, de vinhos de altíssima qualidade, alcançando nota máxima em um dos mais importantes rankings no mundo.
A questão que gera confusão começa aqui: a vinícola El Enemigo não recebe visitantes, portanto, não há tours disponíveis para conhecer os vinhedos e a cava da bodega. Por qual motivo então tantos turistas dizem que estiveram por lá? Bom, a verdade é que Alejandro Vigil também é proprietário da Casa Vigil, junto com a esposa María Sance. A Casa Vigil é uma bodega e restaurante, onde são realizados tours e almoços com menus degustação acompanhados dos vinhos da vinícola El Enemigo, o que gera um nó na cabeça dos visitantes.
Desfeita a confusão, vamos às dicas! Inspirada no universo da Divina Comédia, de Dante Alighieri, a Casa Vigil é uma pequena bodega que mistura a arte local, o cenário natural e a vida em família, ou, como eles mesmos se descrevem: um mundo fantástico entre o inferno, o purgatório e o paraíso, onde os Vigil abrem as portas das suas vidas. É uma experiência tão singular que transformou a Casa Vigil em um dos mais desejados e concorridos ambientes de Mendoza, tanto pelo restaurante, quanto pela charmosa propriedade.
- Localização: Maipú
- Distância do Centro de Mendoza: 29 km
- Vinícolas próximas: Santa Julia, Trivento, CarinaE, Finca El Paraíso (Luigi Bosca);
- Agendamento de tour - pelos site oficial neste link;
- Tours disponíveis de segunda a sábado;
- Restaurante - Casa Vigil (estrelado no Guia Michelin).
Tours oferecidos na Casa Vigil
Antes de mais nada, vamos ser honestos e dizer que o melhor da Casa Vigil é a experiência do restaurante, acompanhado dos vinhos, claro. Sabendo disso, tente reservar uma refeição por lá, assim você terá a oportunidade de experimentar diversos rótulos, o menu degustação e ainda circular pela bodega. Se você faz questão de degustar os vinhos da Casa Vigil, mas não conseguiu vaga no restaurante, agende o tour mesmo assim. É uma ótima oportunidade de conhecer vinhos que raramente chegam ao Brasil e, quando chegam, custam valores astronômicos.
O tour pela Casa Vigil é bem simples, com passagem pelo pequeno vinhedo, uma aula sobre a história do lugar e uma boa explicação a respeito da inspiração na temática Divina Comedia. Você terá ainda a oportunidade de degustar alguns rótulos, a depender do tipo de tour escolhido. Entre as opções estão o tour com degustação dos 11 vinhos produzidos pela El Enemigo e ainda uma experiência de produzir um blend e criar o seu próprio Gran Enemigo.
Passeios para a Casa Vigil - El Enemigo
Além de ser possível contratar os tours e almoço na Casa Vigil por conta própria, você poderá também aproveitar a facilidade de alguns passeios que já incluem a bodega. Com isso você não precisará se preocupar em encontrar uma vaga para o tour ou a refeição, quando estiver inclusa. Confira algumas opções de passeios que incluem a Casa Vigil no roteiro.
- Tour pela zona vitivinícola do Camino del Vino El Sol - Bus Vitivinícola
- Tour privado pelas adegas de Maipú
Restaurante Casa Vigil
Estrelado pelo Guia Michelin, o Restaurante Casa Vigil é um dos mais procurados entre os brasileiros que visitam Mendoza. A fama é grande, o que gera uma enorme procura pela experiência, exigindo semanas de antecedência para uma reserva. Garanta uma mesa assim que confirmar a sua viagem a Mendoza. E se não conseguir uma vaga, tente na véspera da data desejada. Não é raro cancelamentos e você pode conseguir uma mesa.
A Casa Vigil, apesar da estrela Michelin, é um restaurante com clima descontraído, mesas dispostas no jardim e ambiente bastante acolhedor. Você verá até mesmo a horta onde são colhidos os ingredientes frescos. Não é raro encontrar Alejandro Vigil perambulando pelo lugar e batendo papos descontraídos com os clientes, muitas vezes sem se identificar.
Além do delicioso espaço, a Casa Vigil conta também com um menu repleto de pratos memoráveis, sempre harmonizados com vinhos da El Enemigo. É uma experiência que vale o investimento. E falamos em investimento porque as cifras são bem elevadas, especialmente se tratando dos menus harmonizados com os melhores vinhos. Quanto ao cardápio, não se apegue às receitas que viu na internet antes da viagem. O menu muda conforme a estação e os ingredientes disponíveis, portanto, espere sempre uma deliciosa surpresa.
Hotéis nas vinícolas em Mendoza
A Casa Vigil não oferece opção de hospedagem, mas na região de Maipú, onde está a bodega, há boas opções de hotéis em vinícolas. Hospedar-se em meio aos vinhedos e aos pés da Cordilheira dos Andes é o sonho de muitos turistas que visitam Mendoza. E, acredite, a experiência é mesmo fantástica e vale o investimento.
Ficar em um hotel de vinícola permite ter contato mais íntimo com a bodega, vivenciar experiências que vão além do tour básico e, claro, ainda possibilita curtir o cenário natural por muito mais tempo. Nós já nos hospedamos nas vinícolas em Mendoza e amamos cada minuto da estadia.
Para quem busca um hotel de vinícola pertinho da Casa Vigil, vale conferir o belíssimo Club Tapiz, distante apenas 15 minutos; a Posada Cavieres Wine Farm e o Boutique Vineyard and Wine Lodge, com preços mais acessíveis; e ainda a Posada Mawida.
Se você está na dúvida de qual vinícola escolher para a hospedagem, temos um post completinho com diversas dicas de onde ficar em Mendoza. Se já estiver ansioso para conferir algumas opções, selecionamos os melhores hotéis nas vinícolas de Mendoza para a sua viagem.
Casa Vigil (El Enemigo)
Videla Aranda,7008Maipú
M5519