Melhores Destinos
Mendoza
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir a Mendoza

Mendoza, na Argentina, é um destino que pode ser visitado durante todo o ano e rende uma maravilhosa viagem em qualquer estação. Claro que cada período tem um charme particular, mas podemos garantir que bons vinhos e excelentes restaurantes estarão sempre disponíveis para ser feliz em Mendoza. Sabendo disso, escolha a época do ano que mais combina com o seu desejo de viagem e siga rumo às maravilhosas terras mendocinas para curtir tudo o que o destino oferece, incluindo o espetacular cenário da Cordilheira dos Andes.

Independente da época escolhida para a viagem a Mendoza, é importante ficar atento aos preços dos voos. Para garantir uma boa tarifa na passagem aérea para Mendozabaixe o aplicativo do Melhores Destinos e fique atento às promoções! Aproveite que tem voo direto do Brasil para Mendoza e garanta as suas próximas férias. Não deixe para comprar a sua passagem aérea para Mendoza na última hora. A sua viagem pode custar bem mais caro!

Pesquisar passagens aéreas

Melhor época para ir a Mendoza

A melhor época para ir a Mendoza vai depender do objetivo de cada viajante. Se o seu desejo é ver os vinhedos carregados de uva e até participar de uma colheita, os meses ideais para a viagem são de fevereiro a abril; para quem pretende investir em esportes de aventura, o melhor período é entre outubro e março; já os que desejam curtir as estações de esqui, o momento perfeito será em julho e agosto. Agora, se o que você deseja mesmo é degustar muitos vinhos e explorar a culinária local, você pode viajar a Mendoza em qualquer época do ano!

Ainda que Mendoza seja um excelente destino para ser visitado em qualquer estação (já que chove bem pouco por lá), alguns detalhes podem fazer diferença na sua viagem. Sabendo disso, vale conferir as características de cada época para escolher o clima e período que mais combina com você.

  • Meses da vindima, a colheita da uva - de fevereiro a abril;
  • Meses mais quentes - novembro, dezembro, janeiro e fevereiro;
  • Meses mais chuvosos - janeiro (30 mm) e fevereiro (35 mm);
  • Meses mais frios e com mais chance de neve - junho, julho e agosto;
  • Alta temporada em Mendoza - janeiro, fevereiro, março e abril;
  • Baixa temporada em Mendoza - maio, junho, setembro e outubro.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo rumo a Mendoza e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Clima em Mendoza – Temperatura e chuva mês e mês

O clima em Mendoza é árido, com chuvas escassas durante todo o ano e estações bem definidas, sendo o verão bastante quente e o inverno bem frio. O clima na região também é marcado por grandes amplitudes térmicas, com muita variação de temperatura no mesmo dia. Outro detalhe que chama a atenção no clima de Mendoza é a presença do vento zonda, um vento quente e seco, fortíssimo, que ocorre entre maio e novembro, sendo que muitas vezes atrapalha a vida dos produtores de vinho.

Mendoza tem um verão quente e um pouco menos seco que o resto do ano, sendo que as temperaturas ficam em torno de 25 °C, chegando fácil a mais de 30 °C. No outono, a região ganha cores em tons de ocre e a paisagem fica belíssima. A temperatura é amena – em torno de 15 °C de média – e o friozinho noturno começa a chegar. No inverno, a temperatura em Mendoza cai e pode ficar abaixo de zero. O clima torna-se muito seco e a neve toma conta das regiões mais altas (com sorte, você verá vinhedos cobertos de neve). A primavera chega com a volta do verde e com temperaturas extremamente agradáveis, sendo um dos melhores momentos para visitar Mendoza.

Mês Temp. Mín. Temp Máx. Chuva
Janeiro 19°C 31°C 30,7mm
Fevereiro 18°C 30°C 34,9mm
Março 16°C 27°C 25,2mm
Abril 11°C 22°C 12,4mm
Maio 7°C 18°C 8,7mm
Junho 4°C 15°C 6,6mm
Julho 3°C 15°C 5,6mm
Agosto 5°C 17°C 6,8mm
Setembro 8°C 21°C 9,7mm
Outubro 12°C 25°C 11,7mm
Novembro 16°C 28°C 15,8mm
Dezembro 19°C 31°C 20,9mm

Verão e colheita da uva em Mendoza – Clima de dezembro a abril

Muitos viajantes sonham em colher uvas do pé e caminhar entre vinhedos recheados de belos cachos. Se este é o seu caso, o melhor período para conhecer Mendoza é no verão, esticando um pouquinho até o outono. Entre dezembro e janeiro, os vinhedos já estarão carregados de uvas, mas é entre os meses de fevereiro, março e abril que acontece a tão esperada colheita. 

Nesse período, conhecido como vindima – ou vendímia, em espanhol – você verá as vinícolas – ou bodegas – em plena atividade. Certamente é o período mais interessante para conhecer o processo de produção, participar de uma colheita e também para ver os vinhedos no auge da beleza. 

Vale destacar que a grande comemoração da vindima em Mendoza acontece sempre no primeiro sábado de março. É um evento enorme, que envolve toda a comunidade e bodegas da região. Certamente imperdível para quem ama festas e vinhos. Mas fique ligado! Este é também um dos períodos mais lotados de turistas na cidade.

O verão em Mendoza é marcado pelos meses mais quentes e úmidos (ou menos secos, para sermos honestos). Nada que afaste os turistas, muito pelo contrário. É exatamente no auge do calor que Mendoza fica mais disputada. As temperaturas no verão em Mendoza ficam em torno de 25°C, chegando fácil a mais de 30°C. Já as chuvas têm o auge no mês de fevereiro, com 35 mm de média, o que é bem pouco. Portanto, nada a se preocupar.

Outro detalhe que vale ser mencionado sobre o verão em Mendoza são os dias muito longos. Você terá até 14h de sol para curtir as vinícolas, praticar esportes de aventura e até investir em um trekking pelo Parque Provincial Aconcágua, que permanece aberto entre os meses de novembro e abril.

Ainda que o verão seja um dos momentos mais lindos para conhecer Mendoza, é preciso saber que a vindima marca a altíssima temporada na região. Com isso, os preços das hospedagens estarão mais caros e não será tão fácil agendar visitas às bodegas. O mesmo vale para os restaurantes mais disputados, que costumam ter vagas esgotadas semanas antes da data. Se você pretende viajar no verão ou durante a vindima, fique atento e garanta todas as reservas com meses de antecedência.

Outono em Mendoza – Clima de maio a junho

O início do outono em Mendoza tem mais cara de verão, já que os meses de março e abril ainda apresentam clima quente e fazem parte do período da vindima, quando acontece a colheita da uva. O outono chega com força mesmo só no mês de maio, quando a colheita da uva já foi encerrada, as árvores mudam de cor e toda a região é tomada por uma charmosa coloração ocre que encanta os visitantes. Não fique triste se chegar a Mendoza e encontrar vinhedos secos; as bodegas funcionam durante todo o ano, sendo que as degustações de vinho e os tours costumam ter preços mais camaradas.

O clima no outono em Mendoza é ameno e com o passar dos meses a temperatura começa a cair, abrindo caminho para a chegada do inverno. Entre maio e junho, a temperatura mínima chega a 4 °C, mas a chance de chuvas é baixíssima, o que garante belos dias de sol.

Viajar para Mendoza no outono, especialmente em maio e junho, é uma ótima pedida para fugir da alta temporada de verão, do período da vindima e também das baixas temperaturas do inverno, o que limita um pouco os passeios e refeições ao ar-livre.

Inverno e neve em Mendoza – Clima de julho a setembro

O inverno é a melhor época para quem deseja aproveitar a neve em Mendoza. Se o seu sonho é beber vinho com vista para montanhas nevadas ou mesmo esquiar diante da Cordilheira dos Andes, os meses de julho e agosto serão perfeitos para você. 

Quem viaja no inverno para Mendoza precisa estar preparado para temperaturas mínimas que podem chegar a 0 °C. A vantagem da estação é a baixíssima chance de chuva, mas o frio pode atrapalhar um pouco os passeios ao ar-livre e até mesmo limitar algumas experiências, como as refeições em meio aos parreirais ou a prática de esportes de aventura não ligados à neve.

Apesar de não ser altíssima temporada, o inverno em Mendoza costuma atrair muitos turistas que buscam passar alguns dias em estações de esqui, por isso, os preços de hospedagem podem estar mais altos. Fique atento e reserve o seu hotel em Mendoza com antecedência caso deseje viajar no inverno.

O mês de setembro marca o fim da estação mais fria e a entrada na primavera. A temperatura já estará um pouco mais alta e o clima em Mendoza volta a ser perfeito para curtir ar bodegas com todos os passeios disponíveis.

Primavera em Mendoza – Clima em outubro e novembro

A primavera é um dos períodos mais lindos para quem deseja visitar Mendoza. Os vinhedos voltam a ganhar tons de verde, o clima tem temperatura mais amena e a baixa temporada facilita muito a vida dos turistas que desejam economizar nas hospedagens e passeios. Um bom pacote para ser feliz em meios aos vinhos mendocinos.

Os meses de primavera marcam temperaturas entre 12 °C e 31 °C, sendo um período de transição onde todos os climas são esperados, por isso, esteja preparado para tudo. A única certeza é que você encontrará em Mendoza belíssimas paisagens e boas taças de vinho em qualquer clima ou época do ano.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Mendoza