Catena Zapata
A Catena Zapata é uma das mais disputadas vinícolas de Mendoza e um dos tours mais difíceis de conseguir agendar. A fama tem justificativa: a Catena Zapata foi eleita, em 2023, a melhor vinícola do mundo para o turismo. Depois de três visitas a Mendoza, finalmente conseguimos uma vaga para degustar os excelentes vinhos da Catena Zapata e ainda apreciar o icônico edifício da vinícola, que tem arquitetura bem distinta das demais, remetendo a uma pirâmide maia. Só não conseguimos vaga no restaurante Angélica. Fica para a próxima!
- Localização: Luján de Cuyo;
- Distância do Centro de Mendoza: 37 km;
- Agendamento de tour - pelo site oficial neste link;
- Tours disponíveis de terça a sábado;
- Restaurante da vinícola - Angelica Cocina Maestra
História da Catena Zapata
A história da Catena Zapata se confunde com a história dos vinhos argentinos. Em 1902, Nicola Catena, recém-chegado como imigrante da Itália, plantou seu primeiro vinhedo de Malbec em Mendoza. Segundo contam na bodega, até então o Malbec só tinha sido usado como uva de mistura em Bordeaux. No entanto, Nicola suspeitava que o Malbec poderia atingir seu esplendor nos Andes, uma previsão que se concretizaria um século depois. Domingo, o filho mais velho de Nicola, herdou o sonho do patriarca e transformou a vinícola em uma das mais bem sucedidas de Mendoza.
Já nos anos de 1970, foi Nicolás Catena Zapata (filho de Domingo e neto de Nicola Catena), que revolucionou novamente a história das vinícolas na Argentina, ao abandonar a produção a granel para se dedicar exclusivamente aos vinhos finos. Vale destacar que, diferente do pai e avô, Nicolás Catena Zapata tinha dúvidas sobre a possibilidade de fazer vinhos de alta gama com o Malbec. Até que, em 1994, nasceu o primeiro vinho Catena Malbec, que seria apenas o início da produção de sucesso da Bodega Catena Zapata.
Atualmente, a Bodega Catena Zapata ainda é comandada pelos herdeiros, com destaque para Laura Catena, que, junto ao enólogo chefe Alejandro Vigil, seguem buscando novos desafios e alcançando patamares ainda mais elevados na produção de vinhos.
Tours oferecidos na Catena Zapata
Antes de mais nada, precisamos dizer que nenhum tour na Catena Zapata é barato, muito menos é fácil de agendar. Todos os passeios têm pouquíssimas vagas e elas esgotam semanas antes da data. Sabendo disso, não deixe a reserva do seu tour na Catena Zapata para perto da viagem. Caso não encontre vaga, tente até o último minuto: não é raro cancelamentos na véspera e você pode dar a sorte de encontrar uma vaga de última hora. Outra alternativa é tentar os tours com agências, que podem já ter a vaga garantida.
Os tours na Bodega Catena Zapata acontecem de terça a sábado. As temáticas são variadas e há tour em espanhol e inglês, a depender do horário e tipo de visita. Quando estivemos na bodega, o nosso tour, por coincidência, tinha apenas visitantes brasileiros, por isso a guia realizou o passeio falando um bom e velho portunhol, mesmo o tour originalmente sendo em inglês.
Apesar de haver diversos tours, as vagas são limitadas a apenas 10 pessoas, por isso a concorrência é enorme. No nosso caso, reservamos o último tour que havia disponível, sem muito critério. Era a única opção com vaga para a data da nossa visita e não tivemos escolha.
Confira os diferentes tours da Catena Zapata
A família é tudo
- Horários: 9h30 e 11h30, de terça a sábado;
- Idioma: espanhol;
- Duração: 2h.
Neste tour, você terá a oportunidade de fazer um passeio pela história da família Catena Zapata, degustando vinhos icônicos da bodega. O tour inclui uma visita à vinícola e a degustação de 5 rótulos:
- Nicola Catena Bonarda
- D.V. Catena Malbec-Malbec
- Angélica Zapata Chardonnay Alta
- Catena Zapata Malbec Argentino
- Nicolás Catena Zapata
The blending games
- Horários: 9h30, 11h30 e 15h30, de terça a sábado;
- Idioma: inglês (9h30) e espanhol (11h30 e 15h30);
- Duração: 2h.
Este tour da Catena Zapata é dedicado aos amantes de vinhos que sonham em fazer o próprio blend e produzir um vinho único. Você terá noções básicas sobre a produção e finalização da bebida, saindo de lá com a sua própria receita. O tour inclui ainda a visita à vinícola e a degustação de 4 vinhos:
- Catena Appellation White Clay Components: 2 componentes, Semillon y Chenin
- Catena Alta Malbec Components: 5 componentes de Malbec dos vinhedos da família Catena
- Catena Appellation White Clay
- Catena Alta Malbec
Wine and Music
- Horário: 10h30, 12h30 e 15h30 de terça a sábado;
- Idioma: espanhol (10h30 e 12h30) e inglês (15h30);
- Duração: 1h45.
O tour Wine and Music propõe aos visitantes uma experiência multissensorial, na qual os vinhos são acompanhados de trilhas sonoras variadas, proporcionando diferentes sentimentos durante a degustação. Este foi o tour que fizemos na Catena Zapata e achamos a experiência bem diferente das demais que vivenciamos em outras vinícolas. O tour inclui a visita à bodega e a degustação de 5 rótulos:
- Angélica Zapata Chardonnay Alta
- Catena Alta Cabernet Sauvignon
- Catena Zapata Nicasia Vineyard Malbec
- Catena Zapata Malbec Argentino
- Saint Felicien Nature
Restaurante Angelica Cocina Maestra
O restaurante da Catena Zapata é o Angelica Cocina Maestra, considerado um dos melhores e mais caros restaurantes de Mendoza. Recentemente, o Angelica Cocina Maestre entrou para a lista de restaurantes recomendados pelo aclamado Guia Michellin, sendo cada vez mais difícil conseguir uma mesa por lá. Se o seu objetivo é experimentar os sabores da família Catena Zapata, organize-se com semanas de antecedência para conseguir uma mesa. Atente-se ao fato de que uma refeição no Angelica Cocina Maestra nunca será barata. Mesmo o menu sem vinhos tem um custo bem alto. Por isso, prepare o bolso.
O Angelica Cocina Maestra oferece aos visitantes um menu de 12 passos, recheado de pratos típicos mendocinos, mas com releituras modernas e inusitadas. Você poderá degustar diversas iguarias. Prepare-se para uma maratona de sabores e bons vinhos, afinal, você degustará tudo acompanhado dos rótulos da vinícola. Aliás, as opções de menus de bebidas são imensas, sendo possíveis diversos tipos de harmonização com os vinhos da casa.
Hotéis próximos à Catena Zapata
A Catena Zapata não oferece hospedagem própria para os visitantes. Se você pretende ficar o mais próximo possível da vinícola, será necessário buscar outras opções. Boas pedidas na região são o elegante Chozos Resort, com um toque de luxo perfeito para viagens especiais; o Rosell Boher Lodge, com vista para a Cordilheira dos Andes; a Posada Finca Garciarena, com ambiente acolhedor e preços mais acessíveis; e ainda a Enlace Casa de Huspedes, uma boa pedida em meio aos vinhedos.
Chozos Resort, próximo à Catena Zapata
Hospedar-se em meio aos vinhedos e aos pés da Cordilheira dos Andes é o sonho de muitos turistas que visitam Mendoza. E, acredite, a experiência é mesmo fantástica e vale o investimento. Ficar em um hotel de vinícola permite ter contato mais íntimo com a bodega, vivenciar experiências que vão além do tour básico e, claro, ainda possibilita curtir o cenário natural por muito mais tempo. Nós já nos hospedamos nas vinícolas em Mendoza e amamos cada minuto da estadia.
Se você está na dúvida de qual vinícola escolher para a hospedagem, temos um post completinho com diversas dicas de onde ficar em Mendoza. Se já estiver ansioso para conferir algumas opções, selecionamos os melhores hotéis em vinícolas de Mendoza para a sua viagem.
Veja mais dicas de hotéis nas vinícolas em Mendoza.
Como chegar à Catena Zapata
A Catena Zapata está localizada a 37 km do centro de Mendoza, na região chamada de Luján de Cuyo. Saindo do centro de Mendoza, será necessário pegar a Ruta Nacional 40 e depois alguns desvios até a estrada Cobos, onde está a vinícola. Para chegar até lá você poderá usar o serviço de remís (motorista particular), carro alugado, Uber ou ainda contratar um passeio até a Catena Zapata. Confira mais dicas de transportes em Mendoza.