Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Casa Rosada

A Casa Rosada é a sede da presidência da Argentina. Cenário de importantes decisões da política do país, o edifício, que fica em frente à Plaza de Mayo, é um dos emblemas da cidade de Buenos Aires. É ali onde acontecem os eventos oficiais da presidência, como reuniões, discursos, além de ter sido até cenário para filmes e também manifestações. Ao longo da história de Buenos Aires, essa região foi sede de distintas autoridades que governaram o país, além de ter abrigado diferentes tipos de construções até a construção do atual edifício. 

Casa Rosada

Localizado às margens do Rio Prata, o edifício foi construído onde antigamente estava a Fortaleza Real de Don Juan Baltazar da Áustria, demolido em 1850 para dar lugar ao edifício dos correios, que futuramente abrigaria a sede do Governo Federal. Em 1873 iniciou-se a construção da atual Casa do Governo e sob a presidência de Domingo Faustino Sarmiento, a Casa Rosada ganhou sua famosa cor, que até hoje gera muitos porquês sobre essa tonalidade. 

Embora existam algumas hipóteses sobre a cor do edifício rosado, não há uma definição clara: alguns dizem que a tinta rosada, antigamente feita à base de sangue de vaca, era barata, e por isso o lugar foi pintado dessa cor; outros dizem que o rosa se deve à junção das cores dos dois mais importantes partidos políticos do país. Independentemente das explicações para a coloração, o fato é que esse edifício é um dos símbolos da Argentina, e chama muita atenção por sua arquitetura, que durante a noite ganha uma iluminação que deixa sua fachada ainda mais em evidência. 

Casa RosadaCasa Rosada

Entre os principais pontos de interesse da Casa Rosada estão:

  • O Salão Branco, o principal salão do edifício para receber visitantes
  • Salão Norte
  • Pátio de Palmeiras - que tem esse nome por possuir 4 palmeiras Yatay. O pátio tem estilo eclético, possui uma fonte de ferro no centro e liga diferentes alas da Casa Rosada
  • Fachada Oeste - é a fachada do edifício virada para a Plaza de Mayo, onde está o escudo nacional e os escudos de cada província da Argentina
  • Museu da Casa Rosada - Inaugurado em 2011, o museu oferece uma exposição permanente com cerca de 12 mil peças que percorre a história da Argentina desde o século XIX até os dias atuais. 

Passeio à Casa Rosada (atualmente suspensa)

Muitas pessoas não sabem que que além de ser vista por fora, a Casa Rosada pode ser conhecida por dentro também. A Casa Rosada fica aberta para visitas guiadas em dias em que não há expediente, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, que devem ser marcadas com no mínimo antecedência através do site oficial da Casa Rosada.

A visita é gratuita e muito interessante para conhecer um pouco mais de como funciona o governo do país, a história da Argentina e várias curiosidades a respeito do funcionamento do edifício, hábitos do presidente, etc. Já tive oportunidade de fazer o passeio gostei muito da experiência, porque como o passeio é feito na companhia de um guia, aprende-se bastante. O edifício é bem bonito por dentro, com salões adornados e exuberantes — vale a pena inserir esse passeio em seu roteiro! Embora atualmente o passeio esteja suspenso (aberto apenas para visitas escolares), visite o site da Casa Rosada antes da sua viagem para conferir se as visitas internas já foram reabertas. 

Caso queira conhecer mais a fundo a história da Argentina, pode valer a pena fazer um tour privado por Buenos Aires, que percorre algumas das principais atrações da cidade. 

Casa Rosada

Como chegar na Casa Rosada: Como a Casa Rosada fica perto de vários outros pontos turísticos de Buenos Aires, é bem fácil chegar a pé entre um passeio e outro, mas também é possível ir até lá por Metrô (Linha A: Estação Plaza de Mayo, Linha B: Estação Leandro N. Alem, Linha D: Estação Catedral) ou de ônibus, com diversas linhas da cidade.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Buenos Aires

Casa Rosada

Balcarce 50
Microcentro
Buenos Aires
http://www.casarosada.gov.ar