Pode parecer estranho incluir um cemitério entre os pontos turísticos da cidade, mas em Buenos Aires o cemitério da Recoleta é um destaque e um dos lugares mais famosos no roteiro dos turistas. O cemitério da Recoleta, assim como o bairro, é bastante caro e reservado às pessoas que possuem boas condições financeiras, portanto, não se trata de um lugar simples, pelo contrário. O cemitério se parece com um museu a céu aberto, tamanha a quantidade de obras de arte e decoração das imponentes tumbas que ali estão presentes.
O passeio não é visto com bons olhos por todos os turistas, claro, mas muitas celebridades estão sepultadas no local, como General Alvear e Evita Perón - parte do sucesso do cemitério se deve ao fato de grandes personalidades argentinas terem sido sepultadas ali. Alguns túmulos são considerados monumentos históricos nacionais e para se ter ideia um túmulo chega a custar US$ 75 mil. O túmulo de Evita Perón, por exemplo, muito querida pelos argentinos, sempre tem flores deixadas por seus admiradores.
O lugar é tão famoso e tem tantos detalhes e histórias a serem contadas que pode ser conhecido através de um passeio guiado oferecido pelo próprio cemitério. A visita guiada dá muito mais sentido ao passeio e permite conhecer um pouco mais da arquitetura dos túmulos e entender porquê um cemitério pode ser considerado uma atração turística. As visitas são gratuitas, com duração de uma hora.
Dica: Recomendamos passar repelente antes de visitar esse local por conta da quantidade de mosquitos.
Durante um tour n cidade, o guia disse que era imperdível conhecer o cemitério da Recoleta. Eu já havia lido muito esse comentário quando pesquisava sobre Buenos Aires na internet, mas confesso que eu estava super resistente a fazer esse passeio. Eu não gosto nada de cemitérios e nunca vou para visitar (não vou em dia de finados, em "aniversário" de morte de conhecido, só quando tem velório e não tem jeito, e olhe lá). Masssss, devido tantas indicações, e eu estava lá do lado, resolvi ir conhecer. Meu marido estava mais resistente do que eu, foi totalmente contrariado, rs... Eu me surpreendi comigo mesma porque gostei deste local! É lindo, é meio "macabro" sim, mas é tão lindo, é como se fosse um museu de esculturas e arquitetura, é gigante, nem dá para andar tudo, é um lugar realmente diferente, e valeu o passeio!
Simples mas é um ponto turístico. O túmulo da Evita é muito simples, existem outros bem mais trabalhados.