Istambul

Dicas de Istambul

Visto

Cidadãos brasileiros que forem a Istambul a passeio não necessitam de visto prévio de entrada (válido para um período de até 90 dias).

Pontos de Informação Turística

- Aeroporto Ataturk: há um ponto no terminal de chegadas e o outro no terminal de partidas;
- Escritório de informação turística na Praça Taksim: Entrada do Hotel Hilton - Fone: 0212 233 0592;
- Escritório de informação turística em Sultanahmet: Divan Yolu Caddesi, número 3 - Fone: 0212 518 8754.

Em restaurantes/comércio
- Confira sempre se a conta final bate com os itens escolhidos previamente no cardápio;
- Gorjetas são muito bem-vindas, caso tenha sido prestado um bom serviço;
- Ao fazer compras nos bazares de Istambul, pechinche, pois os turcos são excelentes comerciantes e farão o possível para não perder a venda.

Nas mesquitas
- Não é permitido entrar calçado nas mesquitas. Na entrada de alguns templos são fornecidas sacolas plásticas para que os visitantes carreguem consigo os seus sapatos;
- Mulheres devem cobrir a cabeça (cabelo) com um lenço ou véu antes de entrar no recinto;
- Fotos com flash não são permitidas. Além disso, por ser um local de orações, recomenda-se falar baixo.

*Mulheres desacompanhadas devem ficar atentas quanto a homens que puxam conversa no meio da rua. Na maioria das vezes não é nada, porém não custa ficarem atentas.

No táxi
- Ao entrar no táxi, observe se o taxímetro está ligado. Alguns motoristas costumam desligá-lo e cobrar um valor mais elevado;
- Tenha sempre anotado o endereço do local a ser acessado para mostrá-lo ao motorista, se necessário. Muitos taxistas turcos não dominam a língua inglesa.

  • Consulado-Geral do Brasil em Istambul

    Nota:  de 10 (0)

    A página do Consulado-Geral do Brasil em Istambul, na Internet, não divulga números telefônicos para casos de emergência no país. Portanto, nessas situações o melhor é entrar em contato pelo telefone normal mesmo.

    No website do órgão há algumas informações úteis para quem...

Tudo que você precisa saber sobre Istambul!

Esse texto sobre Dicas de Istambul faz parte do guia de Istambul no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Istambul

  • Avwx2 Renata Paiva Luquez há mais de 6 anos

    Alguém saberia me informar como funcionam as operadoras de celular na Turquia? Lá tem serviço PRÉ-pago mensal com direito a internet, como temos aqui no Brasil? Seria uma dica importante! =) Obrigada

  • Missing Carolzinha há mais de 4 anos

    Ou Gisela, estou programando uma viagem a Turquia este ano, e vou sozinha. Li que as mulheres devem tomar cuidado com os homens que as abordam na rua. Também ouvi de diferentes pessoas que não é uma boa idéia mulheres viajarem sozinhas para Turquia. Gostaria de saber sua opinião. Tenho experiência de viajar sozinha para outros lugares da europa e nunca tive problema.

  • Yxvzf Gisela Cabral há mais de 4 anos

    Oi Carolzinha, tudo bem? Olha só, fiquei sozinha lá em Istambul e não vi muitos problemas, não. Claro que tomei muitos cuidados como evitar andar sozinha tarde da noite (sempre pegava táxis oficiais quando precisava) e ficar atenta a tudo e todos. Os homens turcos costumam abordar as mulheres nas ruas, principalmente turistas, mas, em geral, não vai passar disso. Não dê ouvidos e siga o seu caminho. Senti isso, principalmente, nas visitas aos mercados, mas como disse anteriormente, não dei trela e também fiquei bem atenta com relação à vestimenta. Nada de roupas que chamassem a atenção. Espero ter ajudado! ;)

  • Missing Carolzinha há mais de 4 anos

    Oi Gisela, vc me ajudou sim. Mas me diga uma coisa, você saia a noite para as boates e voltava tarde de táxi e foi tudo bem ???

  • 9rwww Richeli Sisto há mais de 4 anos

    Olá, também estou indo à Istambul soinha no mês de junho. gostaria de saber sobre a vida noturna, se é seguro para ir a barinhos, quais são os locais mais recomendados. vou ficar num hostel em bairro de sultanahmet, segundo os comentários do hostelwordl e tripadvisor o melhor bairro para se hospedar. alguma outra sugestão:

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.