Dinheiro e gastos em Joanesburgo
A moeda oficial da África do Sul é o rand, simbolizado pelo "R". É essa a moeda que você deve ter em mãos na hora de pagar os gastos da viagem, pois, diferentemente de outros destinos, não é o dólar que fala mais alto no país.
O rand pode ser comprado ainda no Brasil (é bom fazer reserva na casa de câmbio de sua preferência) ou ao chegar no destino, e a compra pode ser feita diretamente em reais. Como Joburg não é um destino tão turístico, as casas de cambio são mais facilmente encontradas em áreas de grande movimento, como os shoppins. Nossa sugestão é que você também tenha em mãos um cartão de débito habilitado para uso no exterior e faça saques em caixas eletrônicos (VTM) na moeda local.
Atualmente o real está mais valorizado do que o rand, sendo R1 = R$ 0,22. A nossa dica para fazer a conversão de maneira mais fácil é: ao olhar um valor em rand, divida-o por quatro; assim você terá uma aproximação do preço em real.
No geral, a África do Sul é um país mais barato do que o Brasil. Os gastos com transporte podem ser elevados se você não optar por alugar um carro e ficar dependendo apenas de táxis e gautrain, mas, em compensação, os gastos com alimentação costumam ser mais baixos do que em nosso país.
Tarifa mínima de corrida de táxi: R80
Entrada no Museu do Apartheid: R65
Ônibus City Sightseeing: R150
Parque Gold Reef City: R165
Entrada no Lion Park:
Tour para Pretória: Um passageiro - R1300 / Grupo - R750 por pessoa
Tour por Joanesburg e Soweto: Um passageiro - R1300 / Grupo - R750 por pessoa
Tour para o Lion Park: Um passageiro - R950 / Grupo - R650 por pessoa
Tour para o Parque Pilanesberg: Uma pessoa - R2400 / Grupo - R1350 por pessoa
Vista panorâmica do Carlton Centre: R15
Gasolina (litro): R13,23
Gautrain do aeroporto OR Tambo a Sandton:
Prato principal, em um restaurante: R60-R160
Sobremesa, em um restaurante: R40-80
Água pequena, em um restaurante: R20
Refrigerante, em um restaurante: R16
Os valores acima estão em rand, a moeda local, e foram observados em setembro de 2013. Para fazer a conversão para o real, utilize o site do Banco Central.