Ho Chi Minh City

Ho Chi Minh City (HCMC) ou Saigon - como era conhecida antes da guerra do Vietnã - é uma cidade que chama a atenção por uma série de contrastes. Um destino do sudeste da Ásia onde construções antigas e cheias de história disputam espaço com arranha-céus ultramodernos. São prédios imponentes que abrigam, em geral, luxuosos hotéis, restaurantes e centros de consumo e negócios.

Sim, os tempos são outros, mas bastam algumas horas na capital econômica do Vietnã (a política é Hanói) para captar a essência dela. E isso fica altamente perceptível a partir do momento em que o visitante calça um bom par de sapatos e decide explorar as movimentadas ruas da cidade extremamente arborizada.

Pelo caminho, o turista encontrará um povo muito simples e receptivo, além de mercados, museus, lojas de todos os tipos, vendedores de rua (e seus chapéus cônicos) e restaurantes que servem o melhor da culinária local. Como em Hanói, o trânsito caótico também faz parte do pacote, embora o visitante aprenda a atravessar a rua - desviando da enorme quantidade de motocicletas - já nas primeiras horas na cidade.

Turismo barato

Batizada em homenagem ao adorado presidente Ho Chi Minh (1890-1969), a cidade situada no núcleo do Delta do Mekong costuma ser um destino muito barato para turismo, até mesmo para nós, brasileiros. Isso porque as entradas em pontos turísticos de HCMC não costumam ultrapassar VND 30.000, o equivalente a 1,40 USD; além do mais, com 3 USD (VND 105.000) a 10 USD (VND 210.000) é possível fazer uma refeição completa em restaurantes ou barracas que vendem comida de rua. 

Depois desse pequeno resumo, o MD convida-o a conhecer o guia de Ho Chi Minh City, a segunda maior cidade do Vietnã e a nossa última parada no sudeste da Ásia. Um destino inesquecível e que vale muito a pena ser explorado!