Onde comer em Ho Chi Minh
Simplicidade e muito sabor são características da gastronomia vietnamita, uma das asiáticas mais conhecidas do mundo. Várias das delícias típicas do país podem ser encontradas em restaurantes especializados em várias partes do globo, mas prová-las in loco tem um significado ainda mais especial, considerando a variedade e o frescor dos ingredientes utilizados - além, é claro, dos fatores "zero frescura" e excelentes preços.
Ho Chi Minh é uma cidade extremamente gourmet. Lá o visitante vai encontrar de tudo: vendedores de rua que preparam um delicioso churrasco vietnamita; pequenos restaurantes especializados em pratos tradicionais como o Pho (a substanciosa e reconfortante sopa de noodles com carne); mercados como o Ben Thanh, cheio de barracas que vendem comida típica boa e barata; e por aí vai.
Além do tradicional Pho, do qual falamos anteriormente, você não deve deixar de experimentar outras iguarias locais como o Banh Xeo (crepe recheado com carne de porco, camarão e brotos de feijão, acompanhado de um molho especial); o Bot Chien (bolinhos de arroz fritos em uma panela wok) é um snack muito famoso na antiga Saigon, vendido na movimentada rua Pham Ngu Lao.
Boas pedidas também são o popular e saboroso Com Suon Nuong - prato que consiste em pedaços de porco assados na brasa e servidos com arroz - e o Banh Mi - sanduíche estilo "x-tudo", feito com pão baguete, que leva queijo, ovo, salsichas, molho chilli, coentro, entre outros ingredientes. Divino!
Comida de rua
Comer na rua, junto aos locais, é uma excelente maneira de conhecer melhor e explorar um destino turístico, além de ser barato. Porém, é preciso ter cuidado ao optar por esse tipo de alimentação se a intenção for evitar problemas de saúde que estraguem a sua viagem. Algumas medidas importantes:
- só tome água mineral engarrafada;
- evite o consumo de gelo;
- desconfie sempre de alimentos crus, como frutas, legumes/verduras e peixes - especialmente se estiverem expostos;
- antes de comprar o alimento, observe a higiene do local e a forma de preparo (confie no seu instinto!);
- observe também se a barraca/o restaurante é frequentada(o) por outros turistas e habitantes locais;
- se você perceber qualquer sintoma estranho após ingerir o alimento - como diarreia, febre etc. -, procure um médico imediatamente.