Panamá Viejo
Panamá Viejo foi a primeira Cidade do Panamá, o exato lugar onde nasceu uma das cidades mais estratégicas da colonização europeia nas Américas. Ela foi fundada em 1519 e atacada por piratas em 1671, quando o próprio governador local ordenou que incendiassem o lugar para evitar que fosse ocupado pelos britânico. Hoje é um sítio arqueológico listado como Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos principais pontos turísticos da capital panamenha. Essa imagem das ruínas da catedral com prédios modernos despontando em segundo plano, na minha opinião, sintetiza o que é esse destino.
Oportunidade imbatível! O melhor seguro viagem para Cidade do Panamá com 75% de desconto!
Acesse o site da promoção, faça a cotação e use nosso cupom de desconto exclusivo!
MELHORESDESTINOS — 75% de desconto!
Se você tem viagem para o exterior nos próximos meses, essa é a melhor opção de seguro com desconto, com o melhor preço da história nos 17 anos do Melhores Destinos!
Lá você vai encontrar uma área verde no meio da cidade, com ruínas devidamente identificadas daquele primeiro assentamento. Eram casas, igrejas, prédios públicos, pontes, hospital, conventos. O ingresso também dá direito a entrar no Museo de la Plaza Mayor, que fica dentro do sítio arqueológico, ao lado da catedral. Recomendo reservar pelo menos duas horas para visitar toda a atração.
Panamá Viejo: a importância desse lugar
Hoje, é o maior e mais emblemático sítio arqueológico do Panamá, considerado um importante centro de pesquisa e conservação. Mas deixa eu contar um pouco mais sobre a importância e sobre a história desse lugar, que é muito curiosa. Logo abaixo eu conto como é a visita.
Sede original da Cidade do Panamá, o Panamá Viejo se destaca na história das Américas como o primeiro assentamento espanhol na costa do Pacífico, fundado perto de uma aldeia indígena e ocupado por cerca de 100 moradores. Seu papel como um dos centros de expedição mais importantes na história da conquista e colonização espanhola, bem como sua função estratégica no mapa das rotas comerciais da época, moldaram o destino do istmo como um território de trânsito internacional. Eslcarecendo: istmo é estreita faixa de terra que liga duas áreas de terra maiores, o Panamá é um istmo que liga a América do Sul à América Central/do Norte. Você deve encontrar essa palavra em alguns museus do destino.
O governador Juan Pérez de Guzmán deu ordens para destruir esse assentamento quando o Panamá foi invadido pelo famoso corsário galês Henry Morgan, com o objetivo de impedir que se transformasse em uma base permanente de operações para a Inglaterra, o que teria sido um golpe mortal para o império espanhol. Infelizmente, Pérez de Guzmán não sabia que Morgan pretendia apenas saquear a cidade, não expandir os domínios britânicos. Há quem diga que a cidade inteira queimou, mas investigações recentes deram conta de que vestígios do incêndio foram encontrados nas ruínas da Companhia de Jesus e nas do Cabildo. Mas logo após a cidade seria reconstruída no Casco Antiguo, uma das melhores regiões para se hospedar, comer, fazer compras passear e curtir a cidade, na sua maior essência.
Como é a visita ao Panamá Viejo
Com ingresso em mãos, você entra no sítio arqueológico e pode subir e descer desses carrinhos abertos que circulam pela área, quantas vezes quiser. Mas se você está disposto, eu acho que vale fazer o trecho de ida ou o trecho de volta a pé, porque várias das ruínas ficam nesse percurso. Não é tão longe assim, tem 1km da bilheteria até a última atração do sítio arqueológico.
São 22 pontos de interesse, praticamente todos em ruínas. Há placas explicando o que havia em cada local, é bem fácil de fazer uma visita autoguiada. Se você estiver sem muito tempo ou quiser evitar a fadiga, vá direto até as ruínas da Catedral, que é um cartão-postal da atração — e da Cidade do Panamá, na verdade. Ela foi construída entre 1619 e 1626. Depois que vários templos de madeira nesse local incendiaram, essa foi construída com tijolos, apresentando três naves largas.
Uma das características mais distintivas da catedral é sua orientação invertida, com a abside voltada para o mar em vez de para o leste, como era tradição. Sua robusta torre sineira serviria de ponto de vigília e foi eventualmente arrendada à Prefeitura para armazenar arquivos. Hoje, uma escada de metal e madeira possibilita que os visitantes subam ao topo da torre, onde têm uma vista bonita de Panamá Viejo, das matas e dos edifícios modernos do entorno.
Ao lado, ficava o Cabildo, a sede do governo local. Cada capital administrativa geralmente tinha suas Casas Reais, que representavam o poder da Coroa. As Casas Reais do Panamá Viejo foram construídas no final do século XVI. Este complexo arquitetônico era a maior estrutura civil da cidade. Consistia em um edifício de alvenaria que abrigava a Audiência (Tribunal), a Contabilidade Real, a cadeia e outros escritórios. O Cabildo estava localizado a leste da praça principal, ao lado da Catedral. Inicialmente, era feito de madeira; após um incêndio, foi reconstruído em alvenaria no final do século XVI.
O espaço aberto logo à frente é conhecido como Plaza Mayor, que, nas cidades hispânicas era o centro das atividades sociais, religiosas, econômicas, políticas e culturais. Em 1671, a Plaza Mayor era cercada pelas casas da família Lerín ao norte, outras casas da burguesia a oeste, a prisão ao sul, a Catedral e o cabido a leste. Com exceção da lateral do templo principal, os outros três lados da praça eram cercados por passarelas cobertas ou corredores com pórticos que protegiam os transeuntes do sol e da chuva.
Ali também fica o museu do Panamá Viejo, o Museo de la Plaza Mayor, incluso no ingresso. É um museu bem organizado, bonito, e não é muito grande. Lá você encontra essa maquete, que nos ajuda a entender como era o assentamento no século 17.
Também tem muitas curiosidades sobre os habitantes do Panamá Viejo e seus costumes. Por exemplo, as damas de Panamá Viejo usavam como único adorno um colar de contas de ostra espinhosas, brancas e alaranjadas, do gênero Spondylus. O colar é segmentado em grupos de contas alaranjadas, separadas contas brancas. Peças feitas com essa concha simbolizavam a alta hierarquia social de seus portadores, especialmente durante o primeiro milênio.
Onde fica o Panamá Viejo
O Panamá Viejo fica na Cidade do Panamá mesmo, na Vía Cincuentenario, uma das mais importantes ruas de cidade. Localiza-se a uns 10km do Casco Antigo e 5km da região hoteleira, nos bairros mais modernos da cidade. Eu fui de Uber mesmo, mas recomendo evitar horários de pico, porque essa região pode ficar bem congestionada.
Ingresso para o Panamá Viejo?
É necessário pagar ingresso para entrar no sítio arqueológico, para turistas, custava 17 dólares para adultos e 5 dólares para crianças em julho de 2025 — você pode consultar o preço atualizado no site oficial. Ah, eu tive dificuldades de usar o cartão por aproximação, melhor levar junto dinheiro ou cartão físico.
Quando eu visitei, funcionava de terça-feira a domingo, das 8h30min até 17h30min, sendo que a bilheteria fecha às 17h30min. Não é necessário comprar ingresso antecipadamente.
Centro Artesanal de Panamá Viejo
Pertinho da bilheteria do Panamá Viejo, fica o Centro Artesanal de Panamá Viejo ou Mercado Artesanal é um dos bons lugares na Cidade do Panamá para comprar artesanato local, muitas vezes produzido por indígenas.
As molas, tecidos coloridos confeccionados com algodão em diversas cores e figuras, estão presentes em todo tipo de produto e são uma ótima lembrança para levar para casa. Além das molas, você encontra peças em madeira, roupas, bolsas, produtos em palha etc.
Os preços praticados no mercado, no entanto, não são tão atrativos por ser um lugar muito procurado por turistas.
Confira aqui os 5 hotéis na Cidade do Panamá mais reservados por nossos leitores:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas na Cidade do Panamá
- Escala na Cidade do Panamá? Tour privado saindo do aeroporto
- Excursão às ilhas de San Blas
- Tour pela Cidade do Panamá e pelo Canal do Panamá
- Tour do canal do Panamá
- Tour de 4 dias pelas ilhas de San Blas
- Excursão ao Parque Nacional Soberanía e ao santuário de bichos-preguiça
- Excursão à ilha de Taboga de catamarã
Panamá Viejo
Panamá ViejoCidade do Panamá