Cidade do Panamá
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Transportes na Cidade do Panamá

Não precisa nem pensar muito para decidir como circular pela capital panamenha. O concenso geral é de que os táxis são a melhor opção, pois, além de as corridas serem baratas, a quantidade de táxis é enorme. Para curtas distâncias, aposte nas caminhadas.

Não raramente os motoristas furam sinais e andam com pressa; tenha cuidado ao atravessar ruas, mesmo que seja na faixa de pedestres. O trânsito por lá não é fácil; as vias constantemente ficam paradas, especialmente no início e no fim do horário comercial. Para piorar, a cidade vem passando por muitas obras e em vários locais há lentidão. Se tiver um compromisso com hora marcada, é aconselhável considerar o tempo que pode ser gasto no deslocamento. 

Táxi - Coletivo
A Cidade do Panamá tem milhares de táxis amarelos circulando pelas ruas. Às vezes não é nem preciso esticar o braço; os motoristas já param para ver se você quer ir a algum lugar. 
Os táxis panamenhos não são como os do Brasil; por isso, esteja atento ao modo de funcionamento antes de começar a explorar a cidade. 

Uma particularidade muito interessante é que, antes de entrar no veículo ou abrir sua porta, você deve dizer para onde quer ir e, então, o motorista irá responder se aceita levá-lo ao tal local ou não. Sim, o taxista pode se recusar a fazer uma corrida e isso é bastante comum. Outra diferença quanto aos nossos costumes é que os táxis são compartilhados e funcionam como transporte público; com isso, você possivelmente fará trajetos com pessoas que nunca viu. 

É comum os nativos não entrarem em detalhes sobre o valor da corrida até o destino final, por já terem uma ideia do valor a ser pago, porém a dica que deixamos para os leitores é não agir dessa forma. Pergunte por quanto sairá o trajeto antes de entrar no carro, pois constantemente os motoristas se aproveitam da falta de conhecimento dos turistas para lucrar. Inúmeros taxistas propõem valores incompatíveis; portanto, esteja sempre atento, negocie o valor (prática comum na cidade) e, se não houver outra saída, aguarde um novo táxi.  

Os valores das corridas são realmente baixos e uma boa maneira de não ser passado para trás - além de negociar - é utilizar um táxi que já tenha um passageiro sendo transportado (dessa forma o motorista ficará mais intimidado e haverá menos chances de cobrar um valor alto). Para ter ideia do valor a ser pago, você pode olhar um mapa e ter noção da distância ou perguntar a uma pessoa da região quanto ela imagina que lhe custará. 

Outra dica importantíssima é ter detalhes do local a que você deseja ir. Procure saber detalhes sobre seu destino, como o nome da rua, um ponto de referência ou bairro. A cidade é grande e nem sempre os motoristas sabem chegar a um lugar apenas pelo nome. 

Táxi
Apesar de não serem maioria, há táxis que funcionam como no Brasil e transportam os passageiros de forma particular, sem dividir o trajeto com outros passageiros. Esses táxis normalmente são utilizados pelos hotéis, com valor superior ao dos táxis coletivos. 

A pé
As caminhadas são uma maneira eficiente para conhecer algo que está perto de você ou desbravar um determinado bairro. No Casco Viejo, por exemplo, caminhar é a melhor opção.

Lembramos que alguns motoristas panamenhos são um pouco abusados e não gostam de respeitar algumas regras; por isso, tenha cuidado ao circular a pé. 
 

Ônibus
Essa, definitivamente, é uma maneira barata de se locomover no Panamá. 
Há dois tipos de ônibus na cidade: o Metrobus e os diablos rojos, um dos símbolos da capital panamenha. O Metrobus, apesar de seguro e moderno, não aceita dinheiro - as passagens são pagas apenas através de um cartão (tarjeta), que pode ser adquido por turistas nos pontos de apoio pela cidade -; os diablos rojos são antigos ônibus reformados com as pinturas mais variadas possíveis que aceitam dinheiro. 

Andar de ônibus não é muito confortável, mas é baratíssimo. 


Carro
Alugar um carro até seria uma boa opção, se o trânsito da cidade não fosse tão agitado. Os motoristas muitas vezes não respeitam as regras e, para quem vem de fora, pode ser caótico dirigir sem conhecer as vias.
Ainda que haja abuso por parte de muitos taxistas, recomendamos utilizar os táxis e conferir nossas dicas, deixadas acima, para não pagar valores indevidos. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Cidade do Panamá