Cidade do Panamá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

A primeira coisa que me vinha à mente ao ouvir sobre Cidade do Panamá era o Canal do Panamá. Mas as eclusas da gigantesca obra de engenharia não são o único ponto turístico que tem por lá, não. Agora quando ouço esse nome, também penso em igrejas centenárias, em uma orla revitalizada, em um sítio arqueológico com história curiosa. 

Nesse post, a gente enumera os principais pontos turísticos da Cidade do Panamá. Mas não deixe de ler o post o que fazer, que inclui também passeios e as melhores experiências na capital panamenha. 

Pontos turísticos da Cidade do PanamáO Casco Antiguo reune vários pontos turísticos

12 pontos turísticos da Cidade do Panamá

  • Canal do Panamá
  • Cinta Costera
  • Panamá Viejo
  • Calzada de Amador
  • Biomuseo
  • Centro Natural de Punta Culebra 
  • Catedral Santa Maria la Antigua (Casco Antiguo)
  • Museu Interoceânico (Casco Antiguo)
  • Arco Chato (Casco Antiguo)
  • Iglesia de San José (Casco Antiguo)
  • Museu da Mola (Casco Antíguo)
  • Cerro Ancón

1. Canal do Panamá

O famoso canal, motivo de orgulho dos panamenhos. Com 80km de extensão, o Canal do Panamá liga os oceanos Pacífico e Atlântico, poupando os navios de darem a volta na América do Sul. 

A forma mais popular e prática de visitá-lo é no centro de visitantes das eclusas de Miraflores, na própria Cidade do Panamá. Lá é possível ver navios gigantescos passando a poucos metros e obter informações através de um um filme em 3D. A visita é obrigatória para quem desembarca na capital, afinal, trata-se de uma dos grandes feitos da engenharia moderna e está cheio de histórias curiosas. É cobrado ingresso. Você tira todas as dúvidas neste link

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

2. Cinta Costera

Aproveite a atmosfera alegre da Cinta Costeira, um calçadão utilizado para praticar esportes e fazer caminhadas ao ar livre. 

Ela conecta a parte moderna e a parte antiga da Cidade do Panamá, com calçadão, ciclovia, lindo paisagismo e áreas de lazer. Construída há pouco mais de uma década, já virou um dos cartões-postais da cidade. A vista do skyline de arranha-céus e do Oceano Pacífico é maravilhosa, dá para comprar artesanatos e comprar o raspado (raspadinha de gelo) por ali também. Veja a matéria completa

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

3. Panamá Viejo

Panamá Viejo foi o exato lugar onde nasceu a Cidade do Panamá. Ele foi fundada em 1519 e atacado por piratas em 1671, quando o próprio governador ordenou que incendiassem o lugar para evitar que fosse ocupado pelos invasores. 

Hoje é um sítio arqueológico listado como Patrimônio Mundial da Unesco e um dos principais pontos turísticos da cidade do Panamá. O ingresso também dá direito a entrar no Museo de la Plaza Mayor, que fica dentro do parque, ao lado da catedral. Veja como é a visita

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

4. Calçada de Amador

A Calçada de Amador, ou Amador Causeway, é um bom passeio ao ar livre, para um dia de sol. Cercada de ambos os lados pelo Oceano Pacífico, trata-se de uma estrada de aproximadamente 6km, com calçadão, bancos e ciclovia por toda sua extensão. O entardecer por ali é belíssimo. 

A via liga a cidade às pequenas ilhas de Naos, Punta Culebra, Perico e Flamenco, onde há restaurantes, lojas e duty free, marinas de onde partem passeios de barco e uma espécie de museu natural dedicado à preservação da fauna local, que a gente fala sobre logo mais. O Biomuseo fica bem no começo da Calçada de Amador, vamos a ele:

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

5. Bimuseo

O Biomuseo é um dos museus mais interessantes do Panamá, não apenas por sua arquitetura ousada, mas também pelo conteúdo educativo e inspirador. É um museu moderno dedicado à biodiversidade e à importância ecológica do país. Nos faz entender a formação do istmo que é o Panamá, ligando as Américas do Sul e do Norte, e todas as consequências que isso trouxe. Spoiler: o Panamá mudou o mundo.

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

6. Centro Natural de Punta Culebra

O Centro Natural de Punta Culebra é uma espécie de museu com áreas abertas e fechadas dedicado à exploração e descoberta do mundo natural através da ciência. Localizado na ponta da Ilha Naos, a primeira do pequeno arquipélago da Calçada Amador, o espaço tem exposições marinhas e anfíbias, pequenas trilhas, borboletário e espaços recreativos, tudo com uma bela vista do Pacífico. Ah, e se você tiver sorte, vai ver alguns bichinhos visitando por livre e espontânea vontade — eu vi uma preguiça.

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

7. Catedral Santa Maria la Antigua

No coração do Casco Antiguo, a Catedral Basílica Santa María la Antigua é o monumento religioso mais importante do país e um dos pontos turísticos mais antigos. Representa a fé católica nas Américas desde os primeiros anos da colonização espanhola.

A fachada não tem grandes ostentações, é feita em pedra cinza, ladeada por duas torres brancas que abrigam os sinos. Você pode entrar na igreja, não custa nada. Após restauração recente, o interior ganhou um aspecto luminoso, com altar restaurado, vitrais, retábulos e obras de arte sacra. Destaque para o órgão, as imagens de santos e os vitrais que filtram a luz com delicadeza.

Sua construção começou em 1688, pouco após a fundação do Casco Antiguo, e levou quase 108 anos para concluirem a obra. Foi elevada à categoria de Basílica Menor em 1925 e, mais recentemente, ao título de Catedral Basílica. A Catedral fica na bela Plaza de la Independencia, que, por motivos óbvios, também é chamada de Plaza Catedral. É o principal ponto de referência do Casco Viejo, cercada hotéis, museus e restaurantes. 

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

8. Museu do Canal Interoceânico

Localizado na Plaza de la Independencia, esse museu é famoso. Explica a história do canal desde seu planejamento até os dias atuais. Por lá você encontrará vídeos, painéis, fotos, recortes de jornais, objetos, entre outros itens, todos ligados a essa construção, que é um dos maiores feitos da engenharia moderna. 

O museu ocupa um edifício histórico do século XIX que já serviu como hotel e sede de companhias envolvidas na construção do canal. Eu só achei o ingresso meio salgado: 15 dólares para adultos e 7,50 para crianças em julho de 2025.

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

9. Arco Chato

As ruínas do Antigo Convento de Santo Domingo, mais conhecido como Arco Chato, devido a um detalhe interessante de sua construção, também merecem uma paradinha rápida. A igreja foi construída em 1678 e atingida por um incêndio em 1756. Já não tem mais teto, é um espaço amplo cercado por paredes já em estado degradado, mas pode render algumas fotos. Ao lado, tem um museu bem pequeno de entrada gratuita, de arte sacra colonial. 

O tal do arco chato se estende de um lado ao outro, com cerca de 10,6 metros de altura e 15 metros de vão. Não há suportes, e o fato de ter permanecido de pé foi um dos pontos que os locais argumentaram sobre a estabilidade sísmica da Cidade do Panamá, na época que se debatia a o lugar para construir um canal ligando os oceanos Pacífico e Atlântico — a Nicarágua também era uma opção considerada. 

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

10. Iglesia de San Jose

A Iglesia de San Jose foi construída entre 1671 e 1677 e tem como grande tesouro o seu altar de estilo barroco com pintura de ouro, que, segundo guias locais, sobreviveu ao incêndio de Panamá Viejo.

Na verdade, o altar era feito de cedro amargo e revestido com folha de ouro, embora pouco da cobertura original tenha permanecido. O estilo de construção data do final do século 18, possui dois níveis e três seções com colunas salomônicas e foi folheado a ouro em 1915. 

Vale conhecer uma sala nos fundos da igreja que tem o maior presépio que já vi na vida. Cobrindo duas paredes da sala, esse presépio permanente não tem apenas a imagem de Jesus na manjedoura ou dos três reis magos, mas também a anunciação do nascimento de Jesus aos pastores, o sonho de José, a fuga da Sagrada Família ao Egito, entre outros episódios e cenários bíblicos. 

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

11. Museu da Mola

Em vez de dar um Google, eu fiquei me perguntando por que raios a Cidade do Panamá construiria um museu para a pecinha de aço que tem no meu carro. E quando entrei nesse lugar, fiquei deslumbrada — e me senti uma anta, claro. 

Mola é um tipo de arte que virou símbolo do Panamá. São peças de pano retangulares de tecido que cobrem o peito e as costas das blusas das mulheres da comunidade Guna, um dos principais povos indígenas do Panamá. Uma das suas funções era protegê-las dos males do mundo. As peças são feitas à mão usando uma técnica de camadas, uma mulher leva cerca de 60 horas para fazer uma mola de complexidade média.  

Isso tudo você aprende nesse moderno museu gratuito do Casco Antiguo, vale muito a pena visitar. Dedique pelo menos uma hora para o local. 

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

12. Cerro Ancón

O Cerro Ancón é uma reserva natural protegida e o ponto mais alto da Cidade do Panamá, com cerca de 200 metros de altitude. É uma opção de caminhada em meio à natureza, e quando chega ao topo, você é recompensado com uma vista parcial do skyline moderno da cidade, do Casco Viejo, da Cinta Costera e até um pedaço do Canal do Panamá. No topo do morro, permanece hasteada uma enorme bandeira panamenha, um símbolo da soberania local. Saiba tudo sobre o local

Pontos turísticos da Cidade do Panamá


Volte para a página principal do guia