Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Igreja de San José

A Igreja de San José é uma das mais interessantes do Casco Antigo, o centro histórico da Cidade do Panamá. Ela foi construída entre 1671 e 1677 e tem como grande tesouro o seu altar de estilo barroco com pintura de ouro, que, segundo guias locais, sobreviveu ao incêndio de Panamá Viejo — o próprio governador mandou tacar fogo no primeiro assentamento do Panamá diante de uma invasão pirata. 

Igreja de San JoséNa verdade, o altar era feito de cedro amargo e revestido com folha de ouro, embora pouco da cobertura original tenha remanescido. O estilo de construção data do final do século 18, possui dois níveis e três seções com colunas salomônicas e foi folheado a ouro em 1915. Outro fato curioso sobre esta igreja é que o púlpito que a abrigava havia sido jogado fora pelo padre da igreja de Santa Ana, então o padre da São José o viu e o comprou.

Igreja de San JoséA visita à igreja é rapidinha e gratuita, fazia parte desse free walking tour que eu participei por lá, inclusive. A gente pôde conhecer uma sala nos fundos da igreja com o maior presépio que eu já vi na vida. Cobrindo duas paredes da sala, esse presépio permanente não tem apenas a imagem de Jesus na manjedoura ou dos três reis magos, mas também a anunciação do nascimento de Jesus aos pastores, o sonho de José, a fuga da Sagrada Família ao Egito, entre outros episódios e cenários bíblicos. Fica depois da sacristia, ao lado do altar.

Igreja de San José

A Igreja de San José se situa na Avenida A, a 300 metros do Arco Chato e a um quarteirão da Plaza de la Independencia. Por ali, também vale muito a pena conhecer o Museu da Mola.

Confira aqui os 5 hotéis na Cidade do Panamá mais reservados por nossos leitores:

Igreja de San José

Esquida da Av. A com Calle 8
Casco Antiguo
Cidade do Panamá