Cidade do Panamá
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Transportes na Cidade do Panamá

A Cidade do Panamá é uma cidade grande e desenvolvida, com uma boa estrutura de transportes. Dispõe de Uber, táxis, carros para aluguel, ônibus e até metrô. Se quiser alugar uma bicicleta, vai conseguir conhecer algumas das partes mais bonitas da cidade pedalando.

Nesse post, a gente detalha essas opções para ajudar a escolher o meio de locomoção que mais funciona para você.

Transportes na Cidade do Panamá

Transportes na Cidade do Panamá

Uber: praticidade e bom custo-benefício

Para mim, o Uber foi o meio de transporte mais vantajoso na Cidade do Panamá, praticamente só como eu me locomovi durante os quatro dias da viagem. Tem bastante motorista cadastrado, então o aplicativo encontrava carro rápido. Os veículos em que entrei eram bons e os condutores, cordiais. 

Com relação ao preço, eu achei justo também. Por exemplo: um trecho de 10km, para ir do Casco Viejo até a eclusa de Miraflores, no Canal do Panamá, custou US$ 7,50 em novembro de 2025.

Muitos carros na Cidade do Panamá não tem placa dianteira, apenas uma placa fixada na parte traseira do veículo. Foi a primeira coisa que eu estranhei no país. 

O Aeroporto de Tocumen é mais longe, são quase 25km. Para ir até o meu hotel no Casco Viejo, que é o centro histórico, custou 25 dólares, e para a viagem de retorno, entre a zona hoteleira de Punta Paitilla e o aeroporto, 18 dólares. Não tive dificuldade em encontrar motorista em nenhuma das duas ocasiões. 

A desvantagem é que, como qualquer carro, os Uber estão sujeitos ao trânsito na Cidade do Panamá, e eu peguei pelo menos uma grande tranqueira, em um entardecer. É bom evitar horários de pico. 

Outro aplicativo que os locais usam muito é o inDrive. A principal característica é a possibilidade de negociação da tarifa entre passageiro e motorista. 

Táxi: como funcionam as corridas

Tem uma boa oferta de táxis na Cidade do Panamá, você vai vê-los de longe por causa da cor amarela. Eu peguei um dia só para testar, mas não gostei da experiência. O carro era antigo e mal cuidado, e saiu o dobro do preço que eu simulei para o trajeto no Uber. 

Os motoristas não usam taxímetro, o valor é acertado antes da corrida. Eu até tentei barganhar, mas não tive sucesso. Ah, se precisar usar cartão ("tarjeta", em espanhol), pergunte antes se o taxista aceita. O meu, não aceitava. 

Eu consideraria usar em caso de tarifa dinâmica do Uber ou por rapidez, se eu estivesse com pressa e visse um carro à disposição. Mas lembre-se: se você não combinar antes, o motorista pode cobrar um valor muito acima do normal no fim da corrida.

Transportes na Cidade do Panamá

Transporte público: metrô e ônibus  

O transporte público na Cidade do Panamá é barato, mas obviamente perde em comodidade. 

Em julho de 2025, a cidade contava com duas linhas de metrô em operação, Linha (Norte-Sul) e Linha 2 (Leste-Oeste), mas serviam mais aos moradores e trabalhadores mesmo. O metrô até leva a shoppings como Albrook e Metromall, e também até o Aeroporto de Tocumen, mas eram raros os pontos turísticos contemplados. Custava 35 centavos de dólar. 

De ônibus, conta com o Metrobus, um sistema com veículos modernos, que opera em corredores principais. Há linhas troncais, complementares e corredores exclusivos, o que é bom para evitar os congestionamentos. A passagem partia de 25 centavos de dólar (nas rotas chamadas de corredores e estradas expressas pode ficar mais caro). Não aceitava dinheiro quando eu viajei: atente para a necessidade de usar o cartão recarregável do transporte público da capital, chamado Tarjeta Metro. Dá para adquiri-lo em estações de metrô e alguns terminais de ônibus, custava 2 dólares. 

Esse mesmo cartão também serve para usar o metrô, mas vi vídeos de gente usando cartão de crédito ou débito internacional com tecnologia contactless direto na catraca — não do ônibus, apenas do metrô. 

Você pode usar as plataformas oficiais do transporte público na cidade, MiBus e El Metro, para ver linhas, horários e mapas. Aplicativos como Google Maps e Moovit também podem ajudar. 

Ônibus turístico: hop-on hop-off

Uma forma prática de conhecer os principais pontos turísticos é com os ônibus panorâmicos com o sistema hop-on hop-off, em que você desce e sobe do ônibus quantas vezes quiser ao longo do dia. 

O ônibus turístico realiza 13 paradas nos principais lugares de interesse da cidade. Dá para conhecer o Casco Antiguo, percorrer a zona mais luxuosa da cidade e aproximar-se da baía para obter vistas impressionantes do Oceano Pacífico. Além disso, também dá para chegar até as Eclusas de Miraflores para conhecer o Canal do Panamá, visitar o Biomuseo e mesmo descer em um e outro shopping. 

Outra coisa legal é que, durante todo o trajeto, dá para escutar comentários gravados em português sobre os lugares por onde passa, usando um fone de ouvido. Você pode ver os preços e reservar o passe nesse linkTransportes na Cidade do Panamá

Alugar carro vale a pena?

Não é caro alugar um carro na Cidade do Panamá, encontrei opções a partir de R$ 150 por dia. Mas é necessário levar em consideração o trânsito meio doido e a escassez de locais para estacionar na cidade. Por exemplo, no Casco Viejo, a área histórica e mais turística da cidade, as ruas são estreitas, o espaço é limitado e a demanda é alta. Estacionar ali pode ser difícil, especialmente à noite e nos fins de semana. Até tem um e outro estacionamento pagos, mas até esses podem lotar. 

Em tese, a CNH brasileira é o suficiente para o brasileiro dirigir no Panamá, mas vale perguntar antes para a locadora se ela não exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID) como política interna. 

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Bicicleta: uma forma deliciosa de conhecer a baía

A bicicleta é uma forma deliciosa para o turista conhecer os cenários à beira do Pacífico na Cidade do Panamá. Especialmente nessas duas atrações, que tem ciclovia por toda sua extensão: 

  • Cinta Costera: uma via à beira-mar de 7km que liga a parte moderna e a parte antiga da Cidade do Panamá, com calçadão, ciclovia, lindo paisagismo e áreas de lazer. Construída há pouco mais de uma década, já virou um dos grandes cartões-postais da cidade. A vista do skyline de edifícios modernos e do Oceano Pacífico é maravilhosa. 
  • Calçada de Amador: cercada de ambos os lados pelo Oceano Pacífico, trata-se de uma estrada de aproximadamente 6km, com calçadão, bancos e ciclovia por toda sua extensão. A via liga a cidade às pequenas ilhas de Naos, Perico e Flamenco, onde há restaurantes, lojas e duty free, marinas e um dois museus dedicados à biodiversidade local. 

Existem algumas lojas de aluguel de bicicleta na cidade. No começo da Calçada de Amador, fica a Moses Bike Rental, com aluguel a partir de 5 dólares a hora. Tem também bikes com dois assentos e patinetes elétricos. Já na Avenida Balboa, tem a Panama Bike Rental, com bicicletas a partir de 6 dólares a hora, e eu também vi estande de aluguel de bike no calçadão da Cinta Costera. Mas não seja principiante: evite horários de sol forte. Se estiver muito quente, a dica é fazer o passeio no final da tarde. 

Ah, também tem a opção de contratar um tour guiado de bicicleta, que percorre o Casco Viejo sobre duas rodas. 

Transportes na Cidade do Panamá

Volte à página principal do guia 

Confira aqui os 5 hotéis na Cidade do Panamá mais reservados por nossos leitores: